segunda-feira, 24 de junho de 2013

Espirradeira (Nerium oleander)

Essa arvoreta tão linda quanto tóxica é muito usada no paisagismo urbano. Aqui em Uberaba vemos muito, e estão sempre floridas!







Quer ter uma em casa? Pode ser até em vaso, penso que deve ficar linda! A vagem verde dela é assim:





Mas para pegar as sementes é preciso esperar a vagem secar e se abrir, como esta:





Vagens abertas e soltando as sementes:





Eu sempre fui louca pra plantar em casa, mas não sabia achar as tais sementes. Aliás, nunca tinha reparado nas vagens. Tentei plantar por estaquia, mas não deu certo. Plantarei estas e depois mostro as mudinhas! Pode ter uma dessa em casa mesmo sendo tóxica, tendo cuidado de não expor animais domésticos e crianças à ela, e tomar cuidado com o "leite" que sai das folhas e galhos.

14 comentários:

  1. Olá, plantei aqui em casa por galho, peguei uns três galhos na pracinha bem no nó principal do galho, peguei dois pequenos, aqueles que crescem debaixo e geralmente podam e um de cima, deixei na água por uma semana em copos separados sempre trocando a água e depois coloquei todos em um só vaso com húmus de minhoca, misturado com a terra do meu quintal ceias de minhocas e outros bichinhos, molhei todos os dias só manhã, deixando a terra bem úmida (encharcada) pois era pleno verão aqui no Rio de Janeiro, até que em menos de um mês nasceu outras folhas verdinhas. :) Está crescendo. Será que posso colocar as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ranny! É assim mesmo, é bom ver quando dá certo né? Manda as fotos! Bjos!

      Excluir
    2. Gostaria de obter sementes na cor amarela e vermelha

      Excluir
    3. Olá, não estou mais enviando sementes. Abraços.

      Excluir
  2. Ola, tudo bem?Estou a procura de sementes da vermelha e da amarela, vc sabe onde eu consigo?Moro em Sorocaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nunca vi da amarela! Quando eu tiver da vermelha posso lhe enviar. Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Camila, aguardarei pelas sementes da vermelha ok?, com resposta da amarela, se eu conseguir te envio sementes tbem, caso queira. ok?abraços

      Excluir
  3. Faz tempo que estou procurando o nome dessa espirradeira, agora achei! Na minha cidade tem muitas destas e estou fazendo mudinhas. Muito obrigado

    Omar
    Curta Facebook.com/iliketoplant

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma espirradeira no jardim. Como posso retirar e como descartar? Tenho animais de estimação. Por favor me ensine. Obrigada. Sonia Queiroz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não acho que seja um problema, desde que as folhas não sejam ingeridas. Mas se quer jogar fora não tem muito problema, é só usar uma mascara e luvas para podar e descartar normalmente como lixo. É mito esse medo das pessoas terem tanto medo desta linda árvore.
      Abraços

      Excluir
  5. A minha está com mais den2 metros não tenho animal nem crianças em casa mas fiquei sabendo que são venenosas e fiquei preocupada em ter uma planta tão linda e venenosa, estou pensando em pedir para meu jardineiro retirar, minha visinha do lado tem crianças pequenas tenho medo das flores caírem no quintal dela e as crianças pegarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O perigo é só se for ingerido ou se a criança tiver contato com a planta e esfregar os olhos. No mais temos muitas plantas tõxicas no jardim que nem sabemos, então n]ao tem porque temer!
      Abraços

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!