domingo, 21 de julho de 2013

Flores para as borboletas

Quem nunca parou pra olhar uma borboleta se deliciando com néctar das plantas? Além de serem um colírio para os olhos, elas polinizam as flores! Algumas que consegui fotografar aqui em casa:







O problema de se ter borboletas no jardim, apesar de serem polinizadoras e ajudarem as flores a fertilizarem, é que suas lagartas comem as plantas, algumas chegam a destruir mesmo toda uma planta.


No meu pé de limão - affffffff

Essa achei na rua, imagina que borboleta linda ela não deve virar?


Bom, para este problema temos alguns macetes. Plante algumas flores que as borboletas gostam e outras perto para as lagartas. No livro Tira-dúvidas do Jardim, da Editora Europa, responderam à um leitor plantar por exemplo, maracujá pras borboletas e couve para as lagartas. Algumas flores que atraem as belezinhas:

Lantanas





Pentas lanceolata


 Zínias


 Zínia

Falsa-serralha (É um mato pra você? Passe a olhá-la com outros olhos, pois além de atrair borboletas, ela é medicinal!)


 Fonte




Agora uma história muito interessante: A borboleta do Manacá-de-cheiro (Methona themisto)


 Foto Blog Olhares e Leituras

"Há uma borboleta, conhecida como Borboleta-do-Manacá, que deposita seus ovos apenas nas folhas desta planta, sendo este único alimento das lagartas. No caso do Brasil, devido à presença da Borboleta-do-Manacá, convém protegê-la da proximidade de pessoas na época em que estiverem com a presença das lagartas. Fora do Brasil não há a ocorrência desta borboleta. Se você está no Brasil e tem seu belo Manacá-de-Cheiro cheio de lagartas desta borboleta, não as destrua! Não se esqueça que as feias lagartas em pouco tempo vão transformar-se em belas borboletas. Elas não irão destruir a planta, pois necessitam que ela continue existindo para que continuem também existindo."

Manacá-de-cheiro -  Foto Blog Olhares e Leituras


Lagarta da borboleta-do-manacá - Foto Blog Olhares e Leituras


Para finalizar, artigos interessantes do blog De Verde Casa, sobre como fazer um borboletário.


4 comentários:

  1. Olá querida, encontrei vc pelo blog de Fátima Oliveira, aquela doce criatura. Amei tudo o que vi e espero voltar muitas vezes. Gostaria que viesse conhecer meu cantinho e colorir meu mural de amigos seguidores.
    Amo fazer amigos e vc com certeza será uma em especial.Também sou amante da natureza e admiro pessoas assim. Um grande abraço querida.
    MELISSA E ALECRIMhttp://melissaealecrim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo borboletas ,mas odeio lagartas, elas que vão pro mato comer mato não minhas plantas. boa semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, eu tb adoro borboletas, mas as lagartas, tenho até um certo medo, prefiro que elas fiquem bem longe e venham só quando poderem voar, rsrs, adoro a lantana, pena que não tenho espaço pra elas, tentei plantar na minha calçada, mas levaram, rsrs.
    Amiga, obrigada pela visita e carinho, a estante vai ser muito útil mesmo, tenho muitos vasinhos precisando.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!