segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mais sobre as plantas do Parque do Flamengo

Não contente com um post que acabo de escrever, como sou muito ansiosa e tenho dezenas de fotos maravilhosas, quero mostrar pra vocês tudo já! rss

Como eu disse no post anterior, essas fotos são de um passeio que fiz pelo Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, no começo do ano. Fiquei encantada com a profusão de flores e a variedade de plantas! Vejam por vocês mesmos:

Algodoeiro-da-praia
 "O Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade."

Flamboyant
 "A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas."


Bromélias
 "Para aterrar a área, o morro de Santo Antônio foi desmanchado à jatos d'água. A mesma draga que abriu o Canal do Panamá, retirou areia do mar para criar a Praia de Botafogo. Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque." 

Lantanas
 "As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações. Com o aval do governador, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis: o paisagista Roberto Burle Marx,o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira."


Bromélias
 "Era um grupo de trabalho que se reunia sob a liderança de Lota. O tapete verde que cobre essa imensa área provocou muitas desavenças entre os membros do grupo e também com o pessoal da urbanização, da época. Lota queria apenas 2 pistas para carros (e conseguiu) enquanto o pessoal do urbanismo exigia 4 pistas."


Antúrios
 "Do entulho surgiram 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas. Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies estão preciosidades como a talipot (Corypha umbraculifera) que floresce apenas um vez e morre (como testemunhamos por volta de 2003/2004)."

Ripsális
 "Além do fato de ser um parque urbano, ele tem características muito especiais, como grupos de plantas da mesma espécie, o uso de plantas brasileiras que não eram comumentemente usadas em paisagismo - como o abricó-macaco e o pau-mulato -(essa informação nos dá o arquiteto Haruyoshi Ono."


Girassóis
 "O parque foi informalmente inaugurado em 12 de Outubro de 1965, Dia da Criança, com uma grande festa popular idealizada por Lota. Nascia então uma das principais áreas de lazer da cidade, com quadras polivalentes, campos de futebol, playground, anfiteatro, pistas de skate e aeromodelismo."


Lírio
"Há ainda um restaurante e quiosques, a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna - MAM. O Aterro foi incorporado à paisagem da cidade, e se tornou um marco como o Pão de Açúcar e o Corcovado, como era o sonho de Lota."

Linda árvore, não consegui saber o nome
 "Do Aeroporto Santos Dumont a Enseada de Botafogo, o parque oferece as mais diversas atrações. Um roteiro interessante, por exemplo, pode ser iniciado no Museu de Arte Moderna, passando-se para o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Museu Carmem Miranda, até o Monumento a Estácio de Sá - fundador da cidade." 

Flor-de-lótus
 "Um espetáculo interessante é a troca da guarda promovida pelas três Forças Armadas, sempre no primeiro domingo de cada mês, no Monumento dos Pracinhas. Também aos domingos e feriados o Aterro e suas pistas de rolamento ficam inteiramente liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer."

Iuca-elefante

Hibiscos 

Russélias

Lindo jardim

Azulzinhas e Ixoras
Mais fotos lindas e um pouco sobre o Parque aqui. E amanhã tem mais, porque são muitas fotos!

2 comentários:

  1. Oi Bom dia. Olha eu acho que a "Linda árvore, não consegui saber o nome" deve ser uma Canafístula, não? Pelo formato e disposição das flores e das folhas lembra Canafístula, porém essa é Amarela normalmente, talvez essa seja uma variedade ou uma parente bem próxima... com certeza alguma da subfamilia Caesalpinoideae.... aqui na minha região chama-se Canafístula, mas segundo o jardineiro.net, se for Canafístula pode também ser conhecida pelos seguintes nomes: Canafístula, Angico-amarelo, Farinha-seca, Faveira, Guarucaia, Ibirá-puitá, Sobrasil, Tamboril-bravo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, naõ sei... a Canafístula não tem as flores bem amarelas? Essa me lembro que era quase branca... Vou pesquisar! Obrigada!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!