quarta-feira, 7 de agosto de 2013

DIY - Montando um arranjo de vasos encaixados com cactos e suculentas

Estava doida pra montar algo legal com as poucas suculentas que tenho aqui, mas a grana estava curta pros vasos. Então resolvi reciclar alguns vasos de barro "velhos", bem usados, que estavam com outras plantas que pretendia replantar. Queria pintar, pra ficar bem colorido. Minha mãe é artista plástica, então já tinha as tintas certas e pincel. Menos gasto.

Pra começar, deve-se lavar bem com água e sabão o vaso, pra tirar toda a sujeira e o lodo. Usei uma escova grossa de lavar roupa e sabão de barra. Depois deixe secar bem ao sol. Clique nas fotos para aumentar.



As tintas: acho que deve encontrar em loja de artesanato, em lojas de tintas, certeza, claro. São latas pequenas, que custam 4 ou 5 reais cada.


Pintando: Usei 3 demãos em cada vaso. Ela seca rápido, então no mesmo dia fiz todas as demãos, esperando umas 2 horas entre cada demão. Clique nas fotos para ampliar.



Só precisava de mais 2 vasos menores pra por no topo, comprei por 2 reais cada e pintei um de vermelho e outro de verde, que vocês verão abaixo. No branco depois fiz mas listras meio toscas, mas a idéia era ficar com aspecto desleixado mesmo.

Começando a montar: nada demais, só colocar o substrato devidamente preparado (terra, húmus e areia) e predriscos no fundo dos vasos pra drenar a água e ir encaixando um no outro.




Este pequeno no topo é uma gracinha que achei em uma loja de 1,99. É esmaltado, e não resisti. Imagina que lindinho fazer um jardim de suculentas com uma casinha e estes vasos dos lados com suculentinhas em cima? Idéias...



Colocando as plantas: eu não tenho muitas suculentas, tenho mais brotos, então ficaram uns espaços meio vazios, mas quando as plantas crescerem, ocuparão o espaço.


A bagunça: esse vasinho do topo também é muito fofo né? Também é da loja de 1,99.



Na finalização, é só cobrir a terra com pedrinhas e dar uma regada boa pras plantas assentarem, mas depois claro, ficarão um tempinho sem regas. Aqui ando regando uma vez na semana, pois o ar está muito seco. Mas é uma regadinha leve. Outras ficam 15 dias sem, depende da planta.

Tcharã!







Estes vasinhos são cachepôs de barro pintados já prontos da floricultura e foram 4 cada. Couberam certinho meus vasinhos pretos que estavam essa violeta e estas suculentas.



7 comentários:

  1. Amei Camila! Ficou lindo, muito fofo!!!:-D♡

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia de pintar, e ficou novinho, gostei

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A ideia é ótima. Fazer nossos vasinhos velhos virar lindos arranjos e ainda recheados de delicadas suculentas.
    Parabéns amiga linda.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, menina, adorei, belo trabalho! Os vasos viraram belos arranjos, cheios de vida e cor, é tão bom ver esse resultado final, né?
    Beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabens camila tdonmega lindo vc sab dize o nome das 2 plantinhas no vaso verde a folhas bm recortadinha ganhei 1linda qeria dtro d csa ms a diaborista cismou e d tanto muda d luga qebrou a pobre mudei d vaso p qintal ms ta sem folha nenhuma sera q vai sobreviver? Maravilhoso seu arranjo bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a recortadinha se chama Kalanchoe mãe de milhares e a outra é portulacaria afra variegada. Elas são resistentes e dão mtos filhotes, capaz que sobrevivam sim, deixe um tempo sem regas e sem sol até ela se recuperar! Bjos!

      Excluir
  6. Ficou liiiindo demais, me inspirou a fazer!! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!