Insetos benéficos para suas plantas

Sim, acredite, eles existem. O mais famoso de todos com certeza é a Joaninha, que se alimenta de pulgões e outras pragas prejudiciais às plantas.










Comecei a me interessar pelo assunto quando reparei uns insetos estranhos nas minhas plantas. Sou tão traumatizada, que logo ia batendo veneno ou esmagando os pobres sem deixar que eles me dessem uma explicação, rss. Mas não sei porque, acho que mais por cansaço, resolvi deixá-los lá e ver o que acontecia. Então tive uma surpresa: nada acontecia! Eles vivam felizes, sempre no mesmo lugar, sem destruir ou levar outras pragas (vírus, fungos e bactérias) pras plantas. Pra mim, bicho que não faz mal, mesmo que seja inseto, deve ficar lá onde está. Se não faz mal, pra que vou destruir? É simples se a gente parar pra pensar.

Existe algo que se chama ecossistema. E quando a gente interfere neste ecossistema, tudo desequilibra, e começam a surgir mais bichos do que outros. E não é só no mundo dos insetos. Dos mamíferos também, entre outros. Se você mata o predador do jacaré, este se "prolifera" e vira "uma praga". Então abre-se temporada de caça.

Sabe aquele "fumacê", que passa nas ruas jogando veneno nas casas, pra combater o Aedes aegypti, o mosquito da Dengue? Então. Ele não mata só o mosquito, mas também outros pequenos insetos que se alimentam dele. Aranhas, lagartixas... Aliás, eu nunca mato uma lagartixa. Elas comem os pernilongos, então, fiquem aí.

Tá, mas o que isso tudo tem a ver com o nosso jardim? Simples. Você mata os pulgões, as cochonilhas, os ácaros, os tripes e o diabo à quatro, e mata também outros insetos junto que são predadores destes. E o que acontece? Um desequilíbrio no ecossistema do nosso jardim. Assim, sempre vão aparecer pulgões, cochonilhas e etc., mesmo você controlando com qualquer tipo de defensivo.

Então, andei pesquisando sobre e achei um arquivo interessantíssimo com várias fotos de vários desses bichinhos, e vários deles identifiquei nas minhas plantas. Aposto que você também já os viu por aí e os matou né? Vamos conhecer os danados? Existem inúmeros, mas vou mostrar pra vocês os que tenho aqui no quintal.

--------------------------------------------------------------------------

Lacewings


Essa belezinha vi uma vez esses dias, mas não consegui fotografar. Estes são seus ovinhos:


Pode ver aí debaixo das folhas das suas plantas que tem. Eu sempre via e ia lá e tirava. Inúmeras. Depois que fiquei sabendo que são benéficas, parei. E estou vendo mais ainda. Na verdade, quem faz o serviço de comer as pragas são suas larvas.

-------------------------------------------------------------------------

Aranha "papa-mosca"
Tadinha, é feia, mas é pequena e come os mosquitos. Então fica lá uai.




-------------------------------------------------------------------------

Percevejos



Percevejo predador - Vários tipos





Percevejos outros
Acreditem: esses danados comem lagartas!


 -------------------------------------------------------------------------

Essa acho que é Mosca predadora ou Mosca parasitóide


Mosca parasitóide ou Mosca predadora


-------------------------------------------------------------------------

Essa acho que é um tipo de joaninha


-------------------------------------------------------------------------

Bom, essas são as do meu jardim, mas acho que vale a pena falar destas também, que são muito importantes:

Libélulas
Elas se alimentam de outros insetos voadores, inclusive do mosquito da Dengue, Aedes aegypti. Tem uma planta que atrai esses insetos e serve como preventivo. Fiz um post sobre ela, leia aqui


-------------------------------------------------------------------------

Louvadeus
Se alimentam de vários insetos, principalmente mosquitos


Quer saber mais sobre os insetos benéficos? Aqui um artigo muito interessante:


Para baixar o tal arquivo que falei, que tem estes e vários outros insetos, pegue aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...