segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Livros sobre plantas e jardinagem

Eu amo amo amo livro, tenho coleção de vários tipos. Agora estou obcecada pelos de plantas, pois além de serem livros lindos, cheios de fotos, grossos e bem diagramados, aprendo muita coisa sobre as plantas que cultivo ou sobre o nome e outras coisas mais sobre as plantas que fotografo na rua e não conheço. O único problema é que são livros caros...

Não estou fazendo jabá pra ninguém (mas se as editoras entrarem em contato podemos negociar), mas vou mostrar pra vocês os que tenho. Indico e adoro.

Os melhores livros que temos no mercado, na minha opinião, são os da Editora Europa, vinculados à revista Natureza. São de excelente qualidade, tem fotos lindas e informações preciosas. Você encontra nas principais livrarias on-line: Submarino, Siciliano, Saraiva, Cultura... E  no próprio site da editora: clique aqui

Infelizmente, alguns destes já não estão mais à venda. É uma pena, podiam reeditar. Ainda tem alguns que faltam pra completar a coleção.











Livros Harri Lorenzi - Instituto Plantarum - Compre aqui . Mas também se acha nas grandes livrarias on-line.

Estes são livros mais elaborados no sentido técnico. Há mais informações detalhadas das plantas. O Harri Lorenzi é um estudioso e além destes livros mais "paisagistas", digamos assim, tem os livros técnicos sobre botânica em geral. Sonho ter a coleção toda. Ele e sua equipe tem um Jardim Botânico  - acesse o site aqui, que inclusive é aberto à visitação pública. Oferecem palestras, cursos... fica em Nova Odessa-SP. Sonho em ir lá! Fazem muitas pesquisas e a maioria das fotos do livro abaixo são de lá.



Estes livros abaixo não são meus, peguei emprestado na biblioteca da faculdade onde faço pós.





5 comentários:

  1. Para que ama as plantas , temos que conviver com o
    comércio que só quer ganhar dinheiro . fazer o que!
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Camila, eu como Biólogo com "vertente" em Botânica, fico orgulhoso em saber que você utiliza Harri Lorenzi, tenhos vários livros dele e é o melhor para se adquirir informações "técnicas" sobre as plantas. Indico a você procurar por livros do Mario Guimarães Ferri, eles são antigos, mas super atualizados no assunto de Botânica, lá você vai aprender mais sobre morfologia e fisiologia vegetal. Isso é importante para auxiliar na identificação de plantas no campo.
    Hoje estou muito afastado da Biologia porém nunca deixei de ter minhas plantas em casa, estou muito feliz de ter encontrado esse seu blog, também tenho muita vontade em ir no Instituto Plantarum,
    Esse mundo da Botânica é maravilhoso, o que me fascina nas plantas, não é nem tanto a beleza de suas flores, mas sim a beleza dos mecanismos utilizados para sobreviverem.
    Dica: Se você tiver acesso a uma lupa de até 10x, normalmente encontrada em laboratórios de botânica, veja mais de perto as plantas do seu jardim, tenho certeza que o seu fascínio vai ser ainda maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Ivan, está devassando o blog hein? rss É muito gratificando o feed back dos leitores ainda mais leitores mais técnicos como você! É indício de que estou indo no caminho certo! Eu tenho a botânica como um hobby e faço o blog com muito gosto, tentando repassar para as pessoas que estão começando algumas das minhas experiências com as plantas, principalmente germinação de sementes. Pois é, os livros do Harry Lorenzi são excelentes, já tive acesso a outros dele na biblioteca da faculdade onde faço pós, mas pretendo comprar todos, aos poucos! Vou procurar por lá esse autor que você indicou. Eu fiz Biomedicina mas amo a Biologia, em todas as suas vertentes, quem sabe um dia ainda faço? Eu tneho uma lupa aqui mas não sei o alcance, vou test-´-la nas plantas! Meu sonho é ter uma máquina fotográfica com um macro bem bom pra poder fotografar os mínimos detalhes das plantas! Você tem facebook? Se tiver, me add lá pra trocarmos mais ideías! Abraços.

      Excluir
  3. Olá Camila, a revista Natureza parece ser unanimidade entre as pessoas que se interessam por esse mundo da jardinagem... Quando comprei minha primeira caixinha de mudas e comecei a jardinar foram as informações e belas fotos da revista que me deixaram ainda mais inspirada... E se por algum motivo como as pragas, a aridez do inverno me deixam desmotivada... Os belos jardins que encontro na revista e o depoimento das pessoas que encontraram na natureza um lugar de refúgio e alegria me motivam outra vez... Lendo a revista percebi que é possível ter belas flores e trazer mais cor e vivacidade para o nosso jardim até mesmo no inverno... Um bom final de semana!

    Jardinet - O jardim virtual das flores e beija-flores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Ainda quero ter toda a coleção da editora europa! Amo de paixão as fotos, as reportagens.... Obrigada pela visita! Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!