terça-feira, 13 de agosto de 2013

Transplantando mudinhas das sementeiras

De todo o processo de semeadura até a planta adulta, para mim a parte mais dramática é esta. Pois com certeza sei que perderei algumas mudinhas no caminho. Mas é a vida, e as mudinhas a cada mês pedem um lugar maior para crescerem e ficarem bonitas.

Aqui uma das minhas sementeiras já com mudinhas gritando por um vasinho, rss. A maioria dos quadradinhos estavam com mais de uma mudinha. O ideal é que cada quadrado tenha uma muda, então ela pode ficar um bom tempo aí até que você tenha um local disponível. O problema é que ela não irá se desenvolver. Mas repare que tenho nichos com grande quantidade de micro mudinhas, e essas vão ser difíceis de separar. O fato é que destas as sementes eram praticamente um pó, então não tinha como por 3 por nicho, como recomendam. Vou esperar crescerem mais para poder replantar.



Aqui temos Russélia


E aqui ficóide, um tipo de suculenta. Essa tá pedindo peloamordedeus pra ser transplantada, rss


Bom, como meu espaço está crítico, vou fazendo assim: separo as mudinhas da sementeira com nichos mais pequenos e vou plantando na sementeira de nicho maior, como as acima. Ou então em bandejas improvisadas, como essas:


Essas mudas maiores são de Mirabilis, e já estão prontas para saírem daí. As outras pequenas são de petúnia. Essas petúnias me deram trabalho! Semeei na sementeira muitas em um quadradinho só, pois as sementes são que nem pó. Cresceram muito apertadas e não iam pra frente. O problema é que ainda estavam muito pequenas para serem separadas, minúsculas mesmo. Mas se eu não separasse, elas não iriam crescer. Resolvi arriscar. Perdi algumas mas a maioria está crescendo de vento em popa!


Vamos para a prática! Nos saquinhos de sementes comerciais, recomendam transplantar para o local definitivo quando a plantinha tiver 4 folhas ou mais. Não recomendo. Já fiz e perdi tudo. Deixe a muda lá por pelo menos um mês, até que as raízes estejam bem fortes e a planta robusta. A não ser que aconteça de em poucos dias ela crescer muito, como vou mostrar abaixo.

Hoje tive que transplantar umas mudinhas de capuchinha, que semeei tem uns 7 dias, e já estavam muito grandes para o local. 


Vejam como as raízes já estavam enormes!


No transplante, é importante preservar o máximo a integridade das raízes. No caso dessa estava fácil, pois não precisei separar mudas, pois só tinha uma em cada quadrado. Ela foi pra uma sementeira maior, mas creio que daqui uma semana precisará ir pro local definitivo.


Esta jardineira estava produzindo pouco, resolvi tirar daí estas mudinhas e por outras plantas maiores que estavam em um mesmo vaso pedindo para serem separadas.


Lembrem-se da integridade da raíz! Eu mexo com um palito toda a terra envolta até embaixo, pra soltar a terra da raíz e puxo com cuidado.



Pronto!


Vejam este vaso... dá pra crer que tem umas 5 plantas aí? Foi algumas flores que nem lembro quais plantei de semente de saquinho e deixei... tadinhas!


Bom, vamos lá dar uma casa decente às coitadas? Tire o torrão todo do vaso... é fácil quando você molha bem a terra e dá umas espremidas no vaso.


Separe as mudas cuidando para preservar o máximo as raízes. No caso, elas estavam emaranhadas, então tive que tirar um tanto bom. 


Pronto! Dá pra imaginar que isso tudo estava num único vaso pequeno? Não se preocupe se as plantas serem uma murchada, é normal até que se adaptem ao novo ambiente.


Agora a parte melindrosa... fazer o que os botânicos chamam de "raleamento". É retirar todas as mudinhas mais fracas do nicho da sementeira e deixar uma só por nicho, a mais forte. Como eu sou teimosa, não jogo fora as outras, planto todas. E elas crescem felizes.


Tire o torrão e separe as raízes delicadamente.


Pronto! Feliz no berçário novo!


IMPORTANTÍSSIMO: Sempre que replantar uma mudinha ou mesmo plantas grandes, adultas, regue muito! Todos os dias! Até que a raíz se firme!  Se for muda bebê então, regue todos os dias até que ela vá para o local definitivo, aí continue regando todos os dias até que você veja que ela está bem firme!

18 comentários:

  1. Que delícia! Agora estou morando em um apto e bateu saudades da minha casa e do meu jardim =}
    Achei lindo o que faz!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  2. como germinar capuchinhas ? ela se propaga por estaquia se sim com ?

    ResponderExcluir
  3. queria plantar capuchinha mas a de saquinho não germina ela se propaga por estaquia ? se sim como ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que por estaquia não. Com as sementes da Feltrin não consegui, mas com as da Isla sim! Abraços.

      Excluir
  4. muito obrigado pois com a top seed não dei sorte mas vamos ver com a isla :p
    (desculpe pela quantidade de perguntas rrssrrsrsrs)

    ResponderExcluir
  5. Se tiver apenas uma plantinha no sementário eu posso transplanta-la com a terra em que ela estava plantada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, se tiver uma planta só o ideal é transplantar com o torrão pra raíz não sofrer. Abraços

      Excluir
  6. Ola Camila, tudo bem? Estou fazendo uma horta aqui em casa, no meu pequeno espaço, e você já está convidada a almoçar aqui em casa. Só porque você me tirou uma duvida. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Então, aqui onde moro nessa época do ano é muito seco e o sol muito forte... eu coloco em luz direta mas de um lugar que pegue somente o sol da manhã ou o do fim da tarde.. ou vc pode fazer uma mini-estufa com sombrite e por em sol pelo.
    Espero ter ajudado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oiii...
    Estava pesquisando sobre transplante de mudas e achei o seu blog, simplesmente Ameeei!
    Parabéns pelo trabalho e sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber que foi útil para você! Muito obrigada pela visita, volte sempre!
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá Camila!!!
    Amei seu blog!
    Estou com umas sementes já germinadas de suculentas, gostaria de saber qual o tempo ideal para transplantar para o local definitivo?
    Desde já muito obrigada pelo blog!
    Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!
      Olha, elas crescem bem devagar, o ideal é deixar as folhas bem grandinhas. Não tem problema se elas ficarem espremidas onde vc plantou!
      Abraços!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!