quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Muito trabalho hoje no jardim

Hoje é o meu aniversário, e para comemorar resolvi trabalhar muito, rss. Minhas costas estão quebradas, estou cansada, mas feliz! Jardinei muito e vou mostrar pra vocês.

Pra começar, me dei de presente alguns bulbos, deste site, que recomendo. Chegaram ontem.

Temos aí Clívia, Angélica, Bastão-do-imperador, Amarilis, Helicônia, Junquilho, Gladíolo, Gloriosa, Flor-de-cera e mais outras.

Aí, pra não ter que comprar um vaso para cada bulbo, que o espaço tá pequeno, comprei uma jardineira grande pra por todas juntas. Quando estiverem grandes, mudo de lugar.

Comprei também alguns vasinhos pequenos pra transplantar algumas mudas de pimenta que estavam em vasos muito pequenos; duas bacias pra por as mudinhas das sementeiras; e alguns vasos de parede pra por algumas plantas pendentes. De resto: terra vegetal, substrato, húmus e NPK 4-14-8.


 Plantando os bulbos: sim, tem uns ovos ali no meio, rss. Vi no facebook uma dica pra por um ovo no fundo do vaso para fertilizar a terra. Teve uma pessoa que disse que já fez e deu certo, as plantas gostaram muito. Faz sentido pois o ovo é rico em vários nutrientes, e a casca tem cálcio e acho que fósforo também, que é essencial pra floração. Com o tempo o ovo quebra lá dentro e vai sendo degradado na terra.



Bulbos devidamente plantados e regados. Só precisam de rega uma vez na semana. Os pauzinhos são pra identificação.



Aqui estão os vasinhos com mudas de várias pimentas para transplantar.


Pronto! Felizes, com terra nova adubada e vaso maior! Claro que depois vou mudando para vasos maiores, mas por enquanto tá bom esses.


Agora trabalho duro: transplantar as mudinhas maiores das sementeiras pras bacias. É como se fosse um berçário: quando estiverem grandes vou passando pros vasos. Faço assim pra ocupar menos espaço.


E pronto!


E aqui são algumas mudas das sementeiras que estavam muito grandes pra irem pra bacia. Foram pros vasinhos que desocupei das pimentas. Tem aí Plumérias, Flamboyant, Ageratum, Margaridas, Graviola...


Agora os vasos de parede. É, eu disse que era muito serviço! Mas como é gratificante!



A parede vazia.


A parede cheia.

Ainda estão meio feias e desconjuntadas, mas quando os vasos encherem, ficarão lindos!


Aqui temos uma Peperômia, presente de uma amiga, e a mudinha de Flor-de-cera, que veio com os bulbos. 


Aqui Petúnia que plantei de semente, e trevos. O vaso vai encher rápido de trevos!


Aqui Petúnia e Capuchinha. No canto esquerdo tem uma mudinha de Álisso.


Aqui tem Petúnia, Cravina (ainda sem flor), Àlisso e Gerânio pendente. Imagina quando estiver tudo florido?


Aqui Clívia, Gynura e Calisia repens


E pra finalizar (ainda não, deixei muita coisa pra amanhã!), transplante de mudinhas da sementeira com nichos pequenos para a outra maior.


Pronto!



Ufa!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...