terça-feira, 15 de outubro de 2013

Nesta terra, em se plantando, tudo dá!

Já dizia Pero Vaz de Caminha, que escreveu ao rei Dom Manuel de Portugal, quando chegou ao Brasil e viu toda essa natureza exuberante!

"...Nela (a terra) , até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem."

Nestas fotos mostro para vocês minhas mudinhas de árvores frutíferas. A maioria germinou com uns 4 meses ou mais de plantio, mas germinaram e crescem devagar! Não pretendo plantar no chão não,  é mais para observar o crescimento mesmo e quem sabe ficar de bonsai.

Goiaba

Pitanga

Nêspera

Tamarindo

Graviola

Ingá

Jaboticaba

Jambolão

Amêndoa

Cítricos

Cítricos

Mexerica ponkan

Acerola

E aqui as que já estão grandes:

Uvaia

Physalis

Romã

Cereja-do-rio-grande

Mini-cajamanga

Carambola

Mamão


Noni


Bonsai de romã


7 comentários:

  1. Tudo divino...lindo demais!
    Bjão Claudia Muller

    ResponderExcluir
  2. Camila, fada dos jardins!... Hoje reparei em como é verdade essa dica de que as plantas gostam de estar juntas... No ano passado, mais ou menos em Março de 2012, semeei um Cóleus, uma Pereira e transplantei uma pequena Lucia-Lima (comprada "feita"). Todos secaram nesse verão (em Julho e Agosto, principalmente) e passaram um Inverno super frio, ventoso e chuvoso (Novembro a Fevereiro). Eu já não dava nada por eles (a pereira era apenas um pauzinho seco), quando por volta de Abril deste ano começaram a renascer e agora, que já começou o Outono, estão enormes, excepto a pereira, que ainda está pequenita, mas viçosa. Penso que isso só foi possível por estarem juntos, porque se protegem uns aos outros, talvez...

    Beijos,

    Manuela Covas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Manu, realmente elas se protegem! Tenho aqui uma bacia que plantei várias mudinhas por falta de espaço de por cada uma em um vaso... e elas cresceram muito e já estava pensando em separá-las e por em vasos... mas percebi que algumas, que são muito afetadas por ácaros e lagartas, estão saudáveis, talvez porque se protejam umas as outras!
      Bjos!

      Excluir
  3. Só um reparo: acho que no tempo do Pero Vaz de Caminha, o clima em Portugal era bem mais equilibrado e definido!... Mas eu não vivia cá, de qualquer maneira, portanto, só sei como é actualmente e é um chato! Há dias e dias seguidos super cinzentos, húmidos, frios e deprimentes... (Mas não tem grandes catástrofes e só por isso já o posso considerar excelente!)

    Bjs

    Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, é verdade, só de não ter catástrofes já está bom! Aqui também não temos! Mas esta época em minha região é bem quente!
      Bjos!

      Excluir
  4. COMO EU AMO O VERDE! SUAS PLANTINHAS ESTÃO LINDAS !

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!