Algumas flores e jardins antigos

Eu já estava com esse post em mente há tempos mas ainda não tinha tido tempo de executá-lo. Minha cidade tem belos casarões antigos, apesar de não ser tão antiga assim, acho que 180 anos por aí. E várias são até tombadas pelo patrimônio histórico mesmo com as casas ainda em uso pelas famílias. Mas e as plantas?

É sabido que antigamente, e não precisa ir muito longe, as pessoas davam mais valor aos jardins. Além das casas serem mais abertas, muros baixos e portões pequenos, haviam varandas onde também se enchiam de plantas penduradas e vasos grandes com folhagens. Os jardins eram grandes na frente e geralmente os quintais eram de terra com pomares e muitas outras coisas plantadas.

Pela violência e até falta de privacidade, as casas hoje em dia são fechadas; muros altos tapam qualquer desenho do interior e se há jardins, eles ficam escondidos. Os passeios mal tem árvores pois as pessoas tem preguiça de varrer a calçada. A verdade é que pela falta de tempo e a mulher também tendo que cumprir certos papéis na sociedade (já que ela é a que mais cuidava das plantas), essa coisa de plantar as próprias plantas, horta, e cuidar mesmo, pois exige tempo e atenção, ficaram pra trás. Masss, com boa vontade e uns 20 minutos por dia do seu tempo, aposto que consegue cuidar bem das verdinhas!

Bem, pensei em resgatar essa imagem dos belos jardins antigos dando uma volta por aí e fazendo algumas fotos. Elas não ficaram como eu queria, pois ainda tem muitas outras que pretendo fotografar, mas dá pra ter uma idéia. Fiquei triste porque muitos jardins imagino já terem sido bem coloridos e bem cuidados e hoje vejo muita falta de atenção e variedade das plantas. Ah, se eu tivesse jardim e varandas desse tamanho... Tirem suas próprias conclusões! Esse post ainda vai ter continuação! Aguardem!

Também tem algumas fotos das praças, que estão floridas de Chuva-de-ouro!

Chega de blablabla, vamos às fotos!































Comentários

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...