terça-feira, 30 de julho de 2013

Reconhecendo algumas sementes

Quando saio à caça de sementes nas ruas, quando tenho uma planta em foco, primeiro dou uma pesquisada na internet pra ver como é a semente da tal planta, pois nem todas são evidentes. É mais fácil você ir procurar algo já sabendo como é. Pois pode ser um fruto, uma vagem, ou a danada ser minúscula e estar escondida lá dentro da flor já seca. Vou mostrar pra vocês algumas que descobri esses dias, até no meu jardim, observando as plantas depois da floração.


Beldroega - Depois que a flor seca, ficam estas cápsulas. Dentro dela estão as minúsculas sementes!





 Dombéia - Dombeya wallichii




Esta eu ainda estou na dúvida se achei mesmo as sementes. Depois de muito pesquisar na internet em livros, nada vi sobre elas, só diziam da propagação por estaquia. Então em um fórum vi uma pessoa dizer que sem querer nasceram mudinhas no seu jardim, pois ela adubava a terra com as flores secas, e elas brotaram espontaneamente. Na foto abaixo a flor já seca.




Dentro da flor, esta estrutura.


Dentro da estrutura, esta cápsula.



Dentro da cápsula, micro sementinhas pretas pequenas. Ainda estou em dúvida se são estruturas dos ovários ou se são mesmo as sementes. Já plantei, se germinar mostro. Se alguém souber, por favor, me diga nos coments.



Agave


Os frutos





As sementes




Bom, esse assunto de sementes é muito vasto, e tenho muitaaaaaaaaa coisa pra mostrar pra vocês, aliás, a idéia da criação do blog foi de mostrar as sementes de todas as plantas que eu encontrasse, então nem nomeei o título com parte 1, parte 2, parte 3... porque vai ser forever esse assunto por aqui! ;) Ah, claro que vou mostrar as plantinhas quando brotarem e a evolução delas! \o/

sábado, 27 de julho de 2013

Plantas de forração usadas como pendente

Olá pessoal! Andei sumida essa semana né? Mas não é o frio só, é que estou preparando um post super legal, de utilidade pública, aguardem! Também estou organizando minhas fotos, pois bem antes de ter o blog, eu sempre tive mania de tirar foto da evolução das minhas plantas e sair na rua também batendo fotos... então tenho muito material pra mostrar pra vocês, por isso estou separando por tipo e etc, porque sempre que vou postar um assunto fico meio perdida catando foto aqui e ali... Bem, vamos ao que interessa!

O que é planta de forração? São plantinhas que usamos para forrar a terra de um vaso ou mesmo de um jardim, para que a terra não fique exposta e o conjunto fique mais bonito. A grama, por exemplo, é um tipo de forração. Alguns exemplos:

Grama-amendoim - Arachis repens
Foto


Alisso - Lobularia maritima
Foto


Clorofito - Chlorophyton comosum
Foto


Vedélia - Sphagneticola trilobata
Foto
Enfim, tem "n" possibilidades, é só entrar no Google e digitar "plantas de forração". Há algumas que são específicas pra isso, outras são flores pequenas que podem ser usadas como forração, mas têm sempre que ser podadas, e etc. Bom, o que eu queria mostrar pra vocês é que nem sempre uma forração tem que servir de forração. Como a maioria se alastra para os lados, ao invés de "para cima", ficam ótimas como pendentes. E são as minhas que quero mostrar para vocês.

Hera variegata - Ficou meio ruim a foto pois ficou contra a luz

Rabo-de-gato - Acalypha reptans

Lambari - Tradescantia zebrina

Dinheiro-em-penca - Callisia repens

Trapoeraba - Commelina erecta - Tá meio feia tadinha, mas estava enorme, tive que podar pois estava cheia de larva-minadora...

Coração-roxo - Tradescantia pallida var. purpurea - A foto ficou meio feia, prometo outra melhor. Ainda está pequena, plantei de estaquia (tirei um galhinho de uma planta maior e finquei aí). Mas olha só como ela vai ficar pendente:



Foto

Rosinha-de-sol - Aptenia cordifolia - Está sem flores, abaixo como fica com flores:



Foto

domingo, 21 de julho de 2013

Flores para as borboletas

Quem nunca parou pra olhar uma borboleta se deliciando com néctar das plantas? Além de serem um colírio para os olhos, elas polinizam as flores! Algumas que consegui fotografar aqui em casa:







O problema de se ter borboletas no jardim, apesar de serem polinizadoras e ajudarem as flores a fertilizarem, é que suas lagartas comem as plantas, algumas chegam a destruir mesmo toda uma planta.


No meu pé de limão - affffffff

Essa achei na rua, imagina que borboleta linda ela não deve virar?


Bom, para este problema temos alguns macetes. Plante algumas flores que as borboletas gostam e outras perto para as lagartas. No livro Tira-dúvidas do Jardim, da Editora Europa, responderam à um leitor plantar por exemplo, maracujá pras borboletas e couve para as lagartas. Algumas flores que atraem as belezinhas:

Lantanas





Pentas lanceolata


 Zínias


 Zínia

Falsa-serralha (É um mato pra você? Passe a olhá-la com outros olhos, pois além de atrair borboletas, ela é medicinal!)


 Fonte




Agora uma história muito interessante: A borboleta do Manacá-de-cheiro (Methona themisto)


 Foto Blog Olhares e Leituras

"Há uma borboleta, conhecida como Borboleta-do-Manacá, que deposita seus ovos apenas nas folhas desta planta, sendo este único alimento das lagartas. No caso do Brasil, devido à presença da Borboleta-do-Manacá, convém protegê-la da proximidade de pessoas na época em que estiverem com a presença das lagartas. Fora do Brasil não há a ocorrência desta borboleta. Se você está no Brasil e tem seu belo Manacá-de-Cheiro cheio de lagartas desta borboleta, não as destrua! Não se esqueça que as feias lagartas em pouco tempo vão transformar-se em belas borboletas. Elas não irão destruir a planta, pois necessitam que ela continue existindo para que continuem também existindo."

Manacá-de-cheiro -  Foto Blog Olhares e Leituras


Lagarta da borboleta-do-manacá - Foto Blog Olhares e Leituras


Para finalizar, artigos interessantes do blog De Verde Casa, sobre como fazer um borboletário.


Flores do caminho de Domingo

Fui dar uma volta de carro hoje pela cidade, e claro, ver se achava algo bonito pra fotografar, sementes para pegar... achei muita coisa, vamos ver?

Inflorescência da Kalanchoe pinnata - É medicinal!

Trepadeira-de-arco

Fiquei abismada com o tamanho dessa flor-de-são-joão, esse muro tem mais de 2 metros!

Flor-de-são-joão de perto

Flor-de-são-joão

Linda Espirradeira

Flor da Espirradeira

Inflorescência do Agave

Pôr-do-sol de domingo!

Linda treliça com Primaveras



Há algum tempo fotografei a mesma treliça, olha como tava pequena...

Tarde gostosa pra passear

Lua da tarde, estava grande e linda!

Congéia

Congéia