quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Passo-a-passo: Improvisando um jardim vertical

Igual a esse:

 

Primeiro quero dizer que para chegar neste resultado eu fiz uma anarquia danada. E como queria por um passo-a-passo no blog, desmontei e refiz várias vezes até ter um jeito legal de mostrar pra vocês como eu fiz. Primeiro eu fiz um simples, esse aqui:


  

Eu tinha visto um modelo desse na casa de uma amiga e não achei pra comprar. Invoquei que queria um e que não era tão difícil de fazer. Dá um trabalhinho, mas no final é compensador. Vamos lá aprender?

Já adianto que a qualidade das fotos não é lá grandes coisas pois o único lugar bom que eu tinha pra fazer era na varanda do quintal, pendurado no fio de pendurar roupa. Então o fundo não é lá essas coisas e tem hora que fica meio difícil de vizualizar. Mas vou tentar explicar direitinho ok?

Materiais necessários:


Pratinhos pra vaso, vasinhos pequenos, corrente de pendurar vaso, prendedores de roupa de madeira, tesoura, um ferro pra furar os pratos (pode ser uma chave-de-fenda) e as mudinhas. Desconsiderar esse fio de sisal; eu ia usar ao invés da corrente quando tirei a foto, mas não deu certo. Também vai precisar de um alicate, que não está na foto.

Dê preferência à plantas que com o passar do tempo ficam pendentes pra dar um efeito legal. Daqui um mês mostro pra vocês como estará o meu.

Ah, como muita gente me pergunta sobre o substrato que uso nas sementeitras, essas misutra vale também pra plantar as mudas. São duas partes de substrato, duas de terra e uma de húmus. Ainda acrescentei depois um pouco de NPK 4-14-8 e farinha de osso na mistura. O NPK e a farinha não coloco pra plantar sementes e a farinha de osso também nao costumo misturar no substrato pra plantar mudas, mas é bom pois fornece cálcio e fósforo, esse último indispensável para a floração.


Parece a mesma quantidade, mas a proporção é 2/2/1

As marcas que costumo usar, são as que encontro aqui na minha cidade.

Primeiro, vamos furar os pratos para passar as correntes. Esse passo é muito importante: se for feito no ângulo errado, os pratos não sustentarão os vasinhos. Note que eu já tinha furado errado, hehe. O ângulo certo é mais ou menos esse, formando um triângulo de 3 lados iguais. É só esquentar a chave-de-fenda ou ferro no fogão e furar.



As correntes. O tamanho vai depender de qquantos vasos terá o seu ajrdim vertical. O primeiro que fiz teve 5 e o segundo teve 7. Desse preto usei dois, pois precisei emendar um pedaço. O primeiro foi usado no jardim sem os prendedores.

Começando: um lugar ideal é que você possa dependurar a corrente para trabalhar com ela em pé. Eu prendi no varal de roupas.




Um espaço que achei bom foi contar 6 gomos da corrente e prender o prato no sétimo. Abra com um alicate o gomo e enfie no buraco feito no prato. OBS: Nessa jardineira que vão os prendedores, eu cortei as bordas dos pratos.




Faça o mesmo nos outros buracos e pronto!


Quando a corrente acabar e vc precisar emendar, é só retirar a parte de cima da outra corrente, que é essa argola.




E encaiaxar o gomo na parte que falta. Tire os ganchos do final da primeira corrente pra encaixar.




Emendando...



No final prenda o último prato com os gancho que você tinha tirado. É só encaixar nos gomos novamente. Pronto!




Depois é só prender os prendedores nas bordas e colocar os vasinhos.



 Hera-roxa


Onze-horas


Lobélia


Torênia


Em cima torênia e embaixo é uma planta que comprei sem flor, mas se chama jasmim-pendente


A segunda jardineira...


Ajuga


Gazânia

Torênia


Petúnia e Flor-canhota no topo



Espero que tenham gostado e se fizerem mandem foto para camila.batalhone@gmail.com pra eu mostrar no blog! Beijos e até a próxima!

11 comentários:

  1. Muito lindo, amei!! Ficou lindo com os pregadores de roupa. Parabéns! Quando tiver um tempinho, vou ver se faço um pra mim.
    Bjs, Verônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica, que bom que gostou! Se fizer depois manda foto pra mostrar no blog! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Camila, eu simplesmente adorei, e vou fazer, assim que tiver um tempinho, o seu PAP foi ótimo e bem explicado, dá pra fazer bem direitinho, obrigada por compartilhar.
    Beijos e um feliz final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, que bom que gostou! Se fizer depois manda foto pra mostrar no blog! Beijos!

      Excluir
  3. Ficou lindo e o pap muito legal. Daqui ha um mês, com elas bem cheinhas, vai ficar tudo!!!.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila! Tenho muitos vasos suspensos por causa dos beija-flores e essa ideia do jardim vertical seria ótima para concentrá-los num só local… Ficou muito bom o passo a passo, parabéns pelo post!

    Jardinet - O jardim virtual das flores e beija-flores!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, amei todas as explicações, lindo lindo

    Bjus
    Lih

    ResponderExcluir
  6. Amei seu blog tem muitas dicas bacanas para mudas de flores... adorei essa dica do jardim vertical era bem isso que queria fazer na minha varanda do ap. Até germinei umas sementes de Tagetes e Boca de Leão Anã que comprei estão pequeninas ainda.. plantei a 1 mes... ^^ chamo de meus bebes hehehe vou fazer tbm! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany, que bom que gostou do blog! Se fizer a jardineira vertical manda foto pra gente! Bjos!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!