quarta-feira, 28 de maio de 2014

PAP - Arranjo com suculentas

Desde já peço perdão pelas fotos não muito bonitas, mas eu estava tão ansiosa pra colocar em prática o que estava em mente que fui fotografando com uma mão e fazendo com a outra frenéticamente, rss. Estou participando de um desafio de um grupo do Facebook, então achei legal repartir com vocês a idéia. Quem sabe não inspira à vocês fazerem um também?

Estou na fase maluca de vício com cactos e suculentas. Mal vejo uma e já quero e faço de tudo para tê-las. A maioria das minhas compro pela internet, pois aqui na minha cidade não há muita variedade. Estes dias encontrei vasinhos lindos e baratos no Walmart, 2,90 cada, pode? Comprei alguns e fui lá fazer meu arranjo. Vamos ver como ficou?

Obs: No próximo post que também será sobre cactos e suculentas vou passar os contatos para vocês das pessoas que comprei e aprovei.

Obs 2: Sim, eu sou instável e mudo o layout do blog toda hora! Mas agora fiquei satisfeita com esse! Me digam o que acharam, se as fontes estão visíveis e tal!

Chega de lero-lero. Começando do final, o arranjo vai ficar assim:







A idéia do desafio é fotografar o arranjo a cada 15 dias até agosto para ver a evolução das plantas! Então no final mostro pra vocês essa evolução! ;)

Ingredientes:

- Suculentas variadas (tem aí também mini-agave e uma mini-bromélia);
- No caso usei um desses suportes de dependurar no banheiro pra por shampoo, etc;
- Musgo seco e fibra de coco;
- Fio de sisal ou barbante;
- Passarinhos para enfeitar (opcional).




Montagem:

Forrei o fundo do suporte com fibra de coco e fui colocando os torrões dos vasinhos. Essa bromélia que encaixei na frente, só finquei a raíz no torrão da suculenta. Dá um pouco de trabalho o negócio da fibra, mas quando vai preenchendo com os torrões, ele vai ficando seguro. Sugiro que outra pessoa lhe ajude, segurando o suporte, hehe. Se eu fosse fazer outro faria diferente uma coisa também: forraria o fundo e os lados do suporte com uma tela fininha, ia ajudar bem na retenção das mudas, mas vamos lá;




Olha só a bagunça que a pessoa faz: tive que encostar em algum lugar o suporte pois ficou muito pesado, morri de medo de cair tudo e espatifar. Passei apertado. Então, faça com um ajudante! 

Nesta foto a parte de cima já está preenchida com as plantas, então amarrei com várias voltas com a corda de sisal pra ficar seguro. Depois isso será tapado com o musgo seco.




Olha a anarquiaaaaaaaaaa!!!! rsss 
A parte debaixo ficou difícil pois embaixo encaixei umas suculentas pendentes. O ruim desse tipo de planta é que qualquer esbarrada, por mais leve que seja, vai destacar umas folhinhas. Mas não tem problema. Essas folhinhas servem para fazer novas mudinhas. Aí já encaixei os passarinhos.




Pronto! Aí pra arrematar coloque os musgos secos em torno das plantas. Vá encaixando onde ficam os espaços, e na frente você prende o musgo na corda de sisal que amarrou ou no barbante. O musgo tanto serve para dar um acabamento como para proteger as raízes das plantas para não ficarem expostas. Como eu disse, seria muito mais fácil se eu tivesse colocado uma telinha no fundo para proteger. Fica a dica.

Eu não usei só aquelas plantinhas do começo, quando fui vendo que sobrava espaço ia buscando mudinhas nos meus vasos e ia completando.




Ah sim, muita gente vai ter dúvida quanto às regas e adubação. Esse local deve pegar um tanto de sol considerável. Pode tomar chuva também. A minha já tomou e agüentou bem, eu até queria que pegasse pra ver de teste como ia ficar. Claro que na hora de uma tempestade acho que não agüenta, mas nesse local que coloquei não pega chuva "em cima". A estante ao lado dá uma bloqueada.

Se não chover, uma vez na semana borrife água em todo o arranjo. Vale pra adubação também. Use um adubo líquido de 15 em 15 dias. Se preferir pode regar com aqueles regadores de bico fino.

É isso aí, espero que tenham gostado e mandem fotos se animarem de fazer um!







11 comentários:

  1. Não sei se o comentário anterior ficou registado, por isso, peço perdão se houver repetição, mas não posso deixar de comentar que o arranjo ficou lindíssimo, que és genial e muito generosa na partilha. Parabéns, fada Camila.

    Manuela

    ResponderExcluir
  2. eu adorei, muito show mesmo, nunca imaginaria um arranjo assim, parabénssss!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também compro no walmart , sempre tem novidades aqui,
    achei lindo o arranjo .
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Que lindo ficou, eu adorei, ficou muito harmonioso, uma graça, depois vou fazer um também, mas agora ando sem tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, adorei conhecer, sou apaixonada por plantas em geral, cactos e suculentas são um mimo. Já tive muitos em meu apartamento, por falta de tempo para cuidar e espaço, tive de me desfazer de uma boa parte de minhas plantas. Seus arranjos ficaram lindos, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia, volte sempre! Beijos!

      Excluir
    2. lindo arranjo de suculentas, é fácil achar diversidades de suculentas em mercados.
      CAMILA encantos de toques natural.

      Excluir
  6. Maravilhoso!!!! Tenho um suporte parecido e vou fazer. Depois mostro; Ficou demais!!!!

    ResponderExcluir
  7. É, realmente cultivar cactos e suculentas é viciante... estou nessa também . quero tudo que vejo... porém tenho que me conter, não cabe no orçamento. Na minha cidade também tem pouca variedade. ainda não animei comprar pela internet, por isso tenho pouca variedades.
    Ficou lindo seu arranjo. mostre depois como ele está.
    Um abração
    Nely
    http://jardimdanely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nely! Ainda vou fazer um post com os melhores lugares para se comprar na internet! Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!