5 Mitos sobre cactos e suculentas

No momento minha grande paixão e vício são os cactos e suculentas. Gostaria de mostrar pra vocês alguns vasos e arranjos que andei fazendo nesse meio tempo em que fiquei sem postar nada no blog, e então vocês me darão razão. E no meio da conversa, gostaria de expor alguns mitos sobre essas plantinhas, no meu entender. Tudo se baseia unicamente na minha experiência pessoal. Não é uma verdade definitiva, apenas gostaria de passar pra vocês o que observo. Como o Brasil é uma país grande e com muitas variações climáticas, o que eu falar pode não se encaixar pra algumas pessoas. Então o melhor jeito de saber como cuidar é ir tentando várias alternativas e ver qual dá mais certo pra sua região. Plantar é exercer a paciência e ser observador.


Meu maior amor: vaso de Lithops e Euphorbia obesa


1- Cactos e suculentas não "gostam" de água

Gente, toda planta gosta de água, como assim? Vocês já devem ter ouvido muito isso por aí. Não é porque são plantas de regiões desérticas e pedregosas que não gostam de água. Elas gostam e precisam sim de água, e cada caso é um caso. Não tem como eu falar essa ou aquela, tem que observar. Lógico que esse tipo de planta requer menos regas, mas depende também da época do ano; se está no vaso ou no chão; se o vaso é de barro ou de plástico; se o substrato está bem drenado, etc. Aqui na minha região (Uberaba/MG) tem épocas de estiagem longas e baixa umidade do ar, chegando a 15%. Nessas épocas teve dias em que as regava todos os dias. Aí vai da sua percepção. E vai na mangueirada mesmo, porque se for de regador não dou conta, muitos vasos, rss. Interessante que certos cactos se não forem regados com frequência murcham e ressecam por dentro sem você notar e quando vê o danado já está morto. Quando no chão essas plantas podem pegar chuva à vontade e nos vasos se estiver bem drenado (vou falar disso em outro tópico) sem problemas. Se for uma suculenta mais chatinha, você logo vai perceber que ela começa a "derreter" na chuva. Geralmente as suculentas mais "duras" gostam de muita água e as mais moles não. Os seduns, por exemplo, gostam de muita água. Então como saber se precisam de água ou não? Observe e siga a sua intuição. Se elas começarem a ficar enrugadas e murchas, querem água. Se estiverem com cara de derretidas, tire imediatamente da terra e deixe uma semana secando, depois replante. Se for o caso pode a parte derretida e espere cicatrizar para replantar.


Outro amor: minhas pedras


2- Cactos e suculentas TEM que ficar no sol

São plantas de regiões tropicais ou desérticas, mas não quer dizer que se ficarem esturricando no sol estão felizes. Como sempre, observe. Algumas precisam de mais sol pra pegarem uma cor mais forte, outras ficam queimadas se expostas ao sol pleno. O cactos sim, esses sem medo podem esturricar no sol, já as suculentas algumas sim outras não. O ideal se você ainda não tem prática, é por em um local onde pegue somente o sol da manhã ou do fim da tarde. Depois aos poucos experimente por a planta cada vez mais exposta ao sol. Pode ser que ela se acostume, ou pode ser que queime. Não tem problema se queimar, não se culpe. Pode as folhas queimadas e volte com ela pra sombra e vá expondo aos poucos ao sol. Com o tempo você vai notar se ela muda de cor, se fica queimada, se floresce mais...


Meu vaso de pequenos espinhudos. Como não amar?


3- Cactos e suculentas tem que ser plantados na areia

O tipo de substrato a ser plantado é meio polêmico. Vejo muitas receitas por aí. Mas como eu disse no começo, vai depender do clima, do vaso, etc. Já testei várias fórmulas, e pra falar a verdade ainda não cheguei em uma ideal. A última que testei foi uma mistura de areia, terra vegetal, húmus de minhoca, substrato pronto (que tem turfa e serragem na composição) e NPK. Vai meio no olhômetro, não tem uma medida. O importante é que fique drenável. O que é isso? É um substrato capaz de ao mesmo tempo reter o tanto de água que é preciso e escorrer o excesso. Que não fiquei muito compactada, que seja leve para as raízes se desenvolverem. A areia não é essencial. No lugar pode-se usar pedriscos, pó de xaxim, fibra de coco... Eu coloquei nos meus últimos vasos e por enquanto está dando certo. Não se pode colocar muito pois além de empobrecer o solo pode "virar um cimento". Há quem use vermiculita, um tipo de coisa que se usa usa em construção e na jardinagem pro substrato ficar drenável; ele também ajuda a reter os nutrientes, fixando-os por mais tempo. Eu já usei e não gostei, principalmente se o vaso for de barro, pois seca muito mais depressa o substrato e acaba que tem que regar mais. 


Mini-jardim com vaso quebrado: muito amor


4- Cactos e suculentas são fáceis de cuidar

Oi? Eles requerem os mesmo cuidados das plantas comuns, e pra mim são mais melindrosos. Tem que ter cuidado com a rega: se demais morre afogada, se de menos morre de sede. Saber dosar o adubo pra não queimar a planta; saber quais gostam de sol demais, quais gostam de menos, quais querem sombra; se por na sombra estiolam (crescem demais e ficam esticadas, feias, procurando luz) ou entortam, se por no sol demais queimam; as cochonilhas amam, principalmente as de raíz, que você só vê quando percebe que não tem nenhuma praga na planta mas quando desenterra os bichos estão todos nas raízes. Então, não acredite quando te dizem que são fáceis, que é só largar lá e pronto. Olha, eu perco muito mais mudas de suculentas do que de plantas comuns.


Arranjo com vaso quebrado gigante achado no lixo

S2

5- Cactos e suculentas não dão flor

Vejo muitos as pessoas se admirarem quando veem uma suculenta ou cacto com flor. "Nossa, não sabia que dava flor". Não só dão flores, como as flores dos cactos costumam ser as mais belas da natureza. Jogue no Google e comprove. Todas as plantas dão flores. o que acontece é que algumas não se destacam, como no caso de folhagens. As sementes vem das flores depois de secas ou dos frutos (sim, principalmente os cactos, eles frutificam, alguns são comestíveis como a pitaya, o figo-da-índia...). Abaixo dois dos meus cactos em flor.





Abaixo mais algumas fotos das minhas artes.





Esse vaso foi pintado com esmalte de unha vencido =)








Essa torre tem menos de um mês, ainda está de adaptando. Os palitinhos são pra fixar as raízes ainda não presas no substrato.















Halloween :p



Vai uma taça de cacto aí?












Comentários

  1. Camila,
    Parabéns pelo amor, carinho e criatividade!
    Bjs,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Camila.

    Está um show o seu post!
    Concordo com tudo o que vc disse.
    Um abraço,
    Ligia

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Moro em Rondônia e estou começando cultivar suculentas, porém aqui tem mais chuvas e estou pesquisando muito sobre o cultivo. Parabéns pelos trabalhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, Faz um tempinho que tenho lido seus posts e confesso que gosto muito das suas publicações e fotos, principalmente sobre as suculentas, que também são as minhas plantas favoritas. Eu sempre tive algumas em casa, mas só agora comecei a colecionar mesmo, e confesso que já tenho algumas espécies. Achei até que tinha muitas, mas vendo suas fotos, percebi que minha coleção é muito pobre, não tenho nem um terço das espécies que aparecem nessas suas fotos. Aliás, que fotos, lindas, maravilhosas estou babando com suas plantinhas. Adorei suas explicações sobre os mitos. Você tem toda razão em todos aspectos. Tem algumas suculentas que eu tenho há mais de dez anos, sem nenhum cuidado, só água de chuva. Tem outras que comprei a pouco que está um sufoco para descobrir qual a quantidade ideal de regas. Também tenho algumas espécies que queimaram e eu acredito que tenha sido o Fertilizante. Acho as suculentas atém mais melindrosas que outras plantas, as orquídeas por exemplo, eu não tenho trabalho nenhum, só espero flores.
    Enfim, vou continuar visitando seu blog mais vezes, pois virou obrigatório para mim, como "colecionadora".

    ResponderExcluir
  5. nossa que coisa linda.....um delirio p/ os olhos tambem tenho suculentas sou apaixonada por elas......mas para seus arranjos.... nota dez...........

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,adorei seus trabalhos,são verdadeiras obras de arte vivas,parabéns!!!
    Também cultivo esses rapazes espinhudos e essas meninas melindrosas.
    São realmente maravilhosos.
    Você está corretíssima no seus 5 mitos,cada caso é um caso,cada região com suas peculiaridades.
    Vale ir experimentando,pra quem pretende iniciar a cultivar.
    E com certeza vale muito a pena cuidar dessas plantas lindas.
    Super prazeroso e gratificante.
    Um grande beijo querida e fique na paz.

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei seus arranjos...fiquei me perguntando, como faz para manter as pedras tão branquinhas? dps da terceira rega já estão tds amarronzadas....

    ResponderExcluir
  8. Concordo, com que vc falou, entendi que vc quer dizer que tudo é relativo. Bjs lindo os seus arranjos.

    ResponderExcluir
  9. eu tenho um cacto já vai fazer 3 meses, comprei com 2 flores e até hoje não caíram bem murcharam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica! Creio que essas flores que vieram nos mini-cactos são artificiais... eles fincam essas flores coloridas pra dar efeito mas na verdade elas machucam a planta. Quando comprar retire imediatamente!
      Abraços!

      Excluir
  10. Parabéns, pela criatividade e carinho com a suculentas, inspirador o seu Blog.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Eu simplesmente Amei o seu trabalho! Alguns minicactus que tenho estao murchando, mas as raizes e a coloracao deles esta verdinha, to molhando com menos frequencia. Vou voltar a molhar como antes pra vê se melhoram. Adorei as dicas! Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  12. nossa.....q lindo😍
    Ah..adorei a dica de esmalte vencido

    ResponderExcluir
  13. nossa.....q lindo😍
    Ah..adorei a dica de esmalte vencido

    ResponderExcluir
  14. Nooossaaa q lindo...parabéns!!
    ahh e adorei a dica do esmalte vencido😉

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelos arranjos !!
    Eu particularmente acho que incluir objetos com cores vibrantes "rouba" a cena das plantas. A atenção e o foco de quem observa fica todo voltado pro objeto e a planta fica sendo secundária.

    ResponderExcluir
  16. Ola pode plantar os cactos em pedras somente ou aqueles po prontos que vem tipo areia colorida ou tem que ser direto na terra e pedorar na volta ???lindas fotos

    ResponderExcluir
  17. Ola pode plantar os cactos em pedras somente ou aqueles po prontos que vem tipo areia colorida ou tem que ser direto na terra e pedorar na volta ???lindas fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não, os cactos tem que ser plantados em substrato adequaddo, com boa drenagem; o que significa que a água tem que passar facilmente pelo substrato e não ficar encharcado. Tem um post muito bom sobre substratos, ali no menu superior, embaixo da logomarca do blog, dá uma olhadinha lá! Também temos vários posts sobre plantação de cactos e suculentas, é só digitar lá na caixa de pesquisar no canto superior direito da página pra procurar!
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços

      Excluir
  18. Encantada com as suas suculentas e com a sua criatividade. Aqui em Vitória da Conquista(Bahia), não conseguimos tanta variedade. Não gostei de comprar pelo Mercado Livre. Poderíamos fazer negócio com transferência bancária? Amei as suas mudas. Isaura Prates no face. isaura.prates@gmail.com. Seu blog é muito útil. Objetivo e sem delongas. Abraço. Espero resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou te mandar um email ok? Que bom que gostou no blog! Abraços!

      Excluir
  19. Estão espetaculares suas suculentas e cactos, parabéns pelas plantas e pelo blog. Estou começando a cultivar também, principalmente cactos.

    ResponderExcluir
  20. Estão espetaculares suas suculentas e cactos, parabéns pelas plantas e pelo blog. Estou começando a cultivar também, principalmente cactos.

    ResponderExcluir
  21. Fiquei encantada com seu blog, comprei essa semana um lithops, e vi ele em seus vasos. Procurando como cuidar dele fiquei apavorada com as matérias que eu achei. Como você faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eles são dificeis mesmo. Eu perdi todos os meus mas ainda quero comprar denovo. O que posso te dizer é que regue o minimo possivel e que ele pegue muito sol e o sol bem drenável, com muita areia grossa.
      Abraços

      Excluir
  22. Parabéns ! Amei! Sua mão é ótima com cactos e suculentas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...