terça-feira, 18 de novembro de 2014

5 Mitos sobre cactos e suculentas

No momento minha grande paixão e vício são os cactos e suculentas. Gostaria de mostrar pra vocês alguns vasos e arranjos que andei fazendo nesse meio tempo em que fiquei sem postar nada no blog, e então vocês me darão razão. E no meio da conversa, gostaria de expor alguns mitos sobre essas plantinhas, no meu entender. Tudo se baseia unicamente na minha experiência pessoal. Não é uma verdade definitiva, apenas gostaria de passar pra vocês o que observo. Como o Brasil é uma país grande e com muitas variações climáticas, o que eu falar pode não se encaixar pra algumas pessoas. Então o melhor jeito de saber como cuidar é ir tentando várias alternativas e ver qual dá mais certo pra sua região. Plantar é exercer a paciência e ser observador.


Meu maior amor: vaso de Lithops e Euphorbia obesa


1- Cactos e suculentas não "gostam" de água

Gente, toda planta gosta de água, como assim? Vocês já devem ter ouvido muito isso por aí. Não é porque são plantas de regiões desérticas e pedregosas que não gostam de água. Elas gostam e precisam sim de água, e cada caso é um caso. Não tem como eu falar essa ou aquela, tem que observar. Lógico que esse tipo de planta requer menos regas, mas depende também da época do ano; se está no vaso ou no chão; se o vaso é de barro ou de plástico; se o substrato está bem drenado, etc. Aqui na minha região (Uberaba/MG) tem épocas de estiagem longas e baixa umidade do ar, chegando a 15%. Nessas épocas teve dias em que as regava todos os dias. Aí vai da sua percepção. E vai na mangueirada mesmo, porque se for de regador não dou conta, muitos vasos, rss. Interessante que certos cactos se não forem regados com frequência murcham e ressecam por dentro sem você notar e quando vê o danado já está morto. Quando no chão essas plantas podem pegar chuva à vontade e nos vasos se estiver bem drenado (vou falar disso em outro tópico) sem problemas. Se for uma suculenta mais chatinha, você logo vai perceber que ela começa a "derreter" na chuva. Geralmente as suculentas mais "duras" gostam de muita água e as mais moles não. Os seduns, por exemplo, gostam de muita água. Então como saber se precisam de água ou não? Observe e siga a sua intuição. Se elas começarem a ficar enrugadas e murchas, querem água. Se estiverem com cara de derretidas, tire imediatamente da terra e deixe uma semana secando, depois replante. Se for o caso pode a parte derretida e espere cicatrizar para replantar.


Outro amor: minhas pedras


2- Cactos e suculentas TEM que ficar no sol

São plantas de regiões tropicais ou desérticas, mas não quer dizer que se ficarem esturricando no sol estão felizes. Como sempre, observe. Algumas precisam de mais sol pra pegarem uma cor mais forte, outras ficam queimadas se expostas ao sol pleno. O cactos sim, esses sem medo podem esturricar no sol, já as suculentas algumas sim outras não. O ideal se você ainda não tem prática, é por em um local onde pegue somente o sol da manhã ou do fim da tarde. Depois aos poucos experimente por a planta cada vez mais exposta ao sol. Pode ser que ela se acostume, ou pode ser que queime. Não tem problema se queimar, não se culpe. Pode as folhas queimadas e volte com ela pra sombra e vá expondo aos poucos ao sol. Com o tempo você vai notar se ela muda de cor, se fica queimada, se floresce mais...


Meu vaso de pequenos espinhudos. Como não amar?


3- Cactos e suculentas tem que ser plantados na areia

O tipo de substrato a ser plantado é meio polêmico. Vejo muitas receitas por aí. Mas como eu disse no começo, vai depender do clima, do vaso, etc. Já testei várias fórmulas, e pra falar a verdade ainda não cheguei em uma ideal. A última que testei foi uma mistura de areia, terra vegetal, húmus de minhoca, substrato pronto (que tem turfa e serragem na composição) e NPK. Vai meio no olhômetro, não tem uma medida. O importante é que fique drenável. O que é isso? É um substrato capaz de ao mesmo tempo reter o tanto de água que é preciso e escorrer o excesso. Que não fiquei muito compactada, que seja leve para as raízes se desenvolverem. A areia não é essencial. No lugar pode-se usar pedriscos, pó de xaxim, fibra de coco... Eu coloquei nos meus últimos vasos e por enquanto está dando certo. Não se pode colocar muito pois além de empobrecer o solo pode "virar um cimento". Há quem use vermiculita, um tipo de coisa que se usa usa em construção e na jardinagem pro substrato ficar drenável; ele também ajuda a reter os nutrientes, fixando-os por mais tempo. Eu já usei e não gostei, principalmente se o vaso for de barro, pois seca muito mais depressa o substrato e acaba que tem que regar mais. 


Mini-jardim com vaso quebrado: muito amor


4- Cactos e suculentas são fáceis de cuidar

Oi? Eles requerem os mesmo cuidados das plantas comuns, e pra mim são mais melindrosos. Tem que ter cuidado com a rega: se demais morre afogada, se de menos morre de sede. Saber dosar o adubo pra não queimar a planta; saber quais gostam de sol demais, quais gostam de menos, quais querem sombra; se por na sombra estiolam (crescem demais e ficam esticadas, feias, procurando luz) ou entortam, se por no sol demais queimam; as cochonilhas amam, principalmente as de raíz, que você só vê quando percebe que não tem nenhuma praga na planta mas quando desenterra os bichos estão todos nas raízes. Então, não acredite quando te dizem que são fáceis, que é só largar lá e pronto. Olha, eu perco muito mais mudas de suculentas do que de plantas comuns.


Arranjo com vaso quebrado gigante achado no lixo


5- Cactos e suculentas não dão flor

Vejo muitos as pessoas se admirarem quando veem uma suculenta ou cacto com flor. "Nossa, não sabia que dava flor". Não só dão flores, como as flores dos cactos costumam ser as mais belas da natureza. Jogue no Google e comprove. Todas as plantas dão flores. o que acontece é que algumas não se destacam, como no caso de folhagens. As sementes vem das flores depois de secas ou dos frutos (sim, principalmente os cactos, eles frutificam, alguns são comestíveis como a pitaya, o figo-da-índia...). Abaixo dois dos meus cactos em flor.





Abaixo mais algumas fotos das minhas artes.













Essa torre tem menos de um mês, ainda está de adaptando. Os palitinhos são pra fixar as raízes ainda não presas no substrato