domingo, 22 de fevereiro de 2015

Euphorbias



Hoje vou falar sobre um gênero de plantas mutante. É incrível como uma mesma família de plantas pode ter tantas nuances, cores e formatos diferentes! Mas uma coisa em comum as une: um "leite" branco que sai da planta quando ela é "machucada", e no qual é tóxico. Acho que todo mundo conhece a coroa-de-cristo não?


Euphorbia milii (Fonte)




É mais comum nas cores vermelha e amarela, mas hoje em dia com cruzamentos se tem vários outros tons, difíceis de achar e cobiçado por colecionadores.


Fonte

Fonte

Fonte


As euphorbias são suculentas e muitas são confundidas com cactos, pois a maioria tem espinhos. Tenho vários exemplares no jardim mas como esses dias andou chovendo muito, não pude tirar foto delas pra mostrar para vocês. Por isso fiz um apanhado na internet das que conheço.


Euphorbia enopla Fonte


Além dos espinhos e do látex, outra coisa em comum entre as diferentes plantas são as flores. Vejam que interessante os vários formatos de plantas e a semelhança das flores.


Euphorbia mellifera Fonte

Euphorbia meloformis Fonte


E quem não conhece essa bonitinha abaixo como santa-teresa, poinsetia, bico-de-papagaio? Sim, é uma euphorbiacea.


Euphorbia pulcherrima Fonte

"Euphorbiaceae/euforbiáceas é uma família botânica representada por 290 gêneros e cerca de 7500 espécies. Podem se apresentar como arbóreas, arbustivas, subarbustos e ervas com folhas alternas simples ou compostas estipuladas. As espécies mais conhecidas são: a seringueira (Hevea sp.) e a mamona (Ricinus communis). Entre suas caraterísticas botânicas temos a presença de substâncias latescentes, visíveis quando a planta é submetida às injúrias mecânicas. Muitos gêneros, pela nova classificação filogenética, agora são de outras famílias ou formaram novas famílias, exemplo com as phylantáceas.No Brasil encontram-se 72 gêneros e cerca de 1.100 espécies, de habitat e hábito diferentes, espalhadas em todos os tipos de vegetação." Fonte

A espécie abaixo é muito confundida com cacto e vemos fácil nas ruas. Euphorbia trigona. Há a "normal" toda verde, uma mais avermelhada e outra branquinha, linda de viver, que estou prestes a conseguir uma mudinha.


Euphorbia trigona comum Fonte

Euphorbia trigona "ghost" (preciso)  Fonte

Euphorbia trigona "red" Fonte

Afinal de contas, como cuidar das euphorbias? Gostam de sol pleno, e as coloridas precisam de muito sol para ficarem da sua cor "original". Também diferentemente das outras suculentas, gostam de mais água (não muito, mas gostam mais que o normal).

Um exemplo clássico de cor é a Euphorbia lactea cristata pink. Essa bonitinha é sonho de consumo de qualquer colecionador (inclusive o meu) e é muito difícil de achar no Brasil e quando se acha os preços são salgados. Assim como a E. trigona, a E. lactea apresenta uma "versão" verde, uma branquinha e uma rosinha.


A verdinha é bem comum e se acha fácil pra comprar no Brasil. Não por isso deixa de ser linda. Euphorbia lactea cristata. Fonte

Agora minha gente, vamos segurar a respiração, contar até 3 e todo mundo gritando comigo: eu quero, eu preciso.


-

-

-

-

-


Euphorbia lactea cristata "pink" Fonte

Euphorbia lactea cristata "pink" Fonte


E pra piorar a minha, a nossa situação, descobri que existe uma "cinza" - ???


Fonte


E pra piorar ainda mais a querência, encontrei essas nuances:


Fonte

Não acabando com a tortura, mais algumas fotos de euphorbias encontradas no Brasil. Algumas tenho o privilégio de ter uma mudinha na minha humilde coleção.


E. obesa Fonte

E. obesa variegata (o Google me sacaneou nessa) Fonte


Euphorbia aeruginosa Fonte
                                       

E. flanagannii Fonte

E. grandialata Fonte



E. resinifera

E. decayri Fonte


Euphorbia tirucalli "red sticks" Fonte


E. tirucalli - a famosa Aveloz Fonte

Essa eu nunca tinha visto e o Google me apresentou. Sei que é sonho impossível, mas tinha que compartilhar o sofrimento com vocês.

E. marginata Fonte
E pra encerrar com chave de ouro, essa eu vi em um livro brasileiro de paisagismo e quero desde o começo, mas não acho pra comprar. Ela parece uma planta ornamental comum, mas é uma euphorbia. O nome popular é chiquita-bacana e o científico E. fulgens.

Fonte

Fonte

Fonte

Fonte

Fonte


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...