terça-feira, 3 de março de 2015

Plantas variegadas, o que são?

Com certeza você já deve ter lido essa palavra por aí. "Planta fulana tem folhas variegadas", ou "planta ciclana comum e variegada". O que vem a ser isso?

"Variegação é a presença de zonas de coloração diferente nas folhas e, por vezes, nos caules de plantas. Estas plantas dizem-se variegadas. A variegação pode ter diversas causas." Fonte

Vocês devem conhecer a rosinha-do-sol (Aptenia cordifolia)

Fonte

Abaixo temos a sua versão variegata:

Fonte

Variegação quimérica

"Plantas apresentando variegação quimérica são diferentes características genéticas nos seus tecidos. A falta de clorofila nalguns tecidos provoca variegação, com zonas esbranquiçadas ou amareladas nas folhas, em contraste com o normal tecido verde. Num tipo comum desta variegação, a parte do meristema que produz tecido epitelial perde a capacidade de produzir cloroplastos. A orla das folhas pode ser composta por células provenientes apenas deste tecido meristemático, provocando a descoloração dessa zona da folha."

Fonte

"Existem outros tipos dentro desta variegação, dependendo dos tecidos afetados. Em alguns casos, a variegação é instável e a planta pode retornar a uma forma totalmente verde; noutros casos, é estável, não mudando em condições normais.
Como a variegação é devida à presença de dois tecidos vegetais, a propagação de plantas variegadas deve ser feita usando um método vegetativo que preserve ambos os tipos de tecido. Tipicamente, métodos que resultem no crescimento a partir do verticilo, como o corte de caules e o enxerto, preservam a variegação. Cortes a nível da raiz não preservam normalmente a variegação, já que o novo tecido resulta de um tipo particular de tecido na raiz.
Como a área verde da planta é reduzida pela variegação, a planta tem uma menor capacidade de realizar a fotossíntese, acabando por ser mais fraca que a versão totalmente verde. Previsivelmente, estas plantas morrem na natureza."

Quimera de Ficus carica
Fonte

Quimera em limão
Fonte
Quimera em maçã
Fonte

Variegação devida a efeitos de reflexão


"Alguns tipos de variegação devem-se a efeitos visuais de reflexão da luz na superfície das folhas. Isto acontece quando existe uma camada de ar logo abaixo da epiderme, o que resulta numa reflexão branca ou prateada. O género Pilea é um exemplo de plantas domésticas que apresentam tal efeito. As folhas de Cyclamen hederifolium também apresentam este tipo de variegação.Outra variegação reflectiva é causada por pêlos em partes da folha, que podem ter uma coloração diferente. Tal acontece em diversas espécies de BegÔnia."

Variegação reflectiva em Pilea pumila
Fonte

Variegação causada por outros pigmentos

"As folhas do trevo Trifolium pratense apresentam uma variegação típica, em forma de "v".
Uma causa comum de variegação é a presença de outros pigmentos, como antocianinas, mascarando o pigmento verde. Frequentemente, esta variegação estende-se por toda a folha, tornando-a avermelhada ou arroxeada. No entanto, em algumas plantas aparecem marcas locais consistentes, como em trevos, Bromeliaceae e algumas espécies de Pelargonium e Oxalis. Noutras plantas, como as formas adultas comuns de Coleus, a variegação pode variar bastante dentro de uma mesma população."

Veriegação em "v" em Trifolium pratense
Fonte

Fonte

Hibisco variegado com outros pigmentos
Fonte

Trapoeraba variegata com outros pigmentos
Fonte


Variegação patológica

"Infecções virais podem causar o aparecimento de determinados padrões na superfície da folha. Os padrões são frequentemente característicos da infecção, permitindo a sua identificação. Exemplos incluem os vírus de mosaico, que produzem um efeito de mosaico na folha. Algumas destas doenças são suficientemente graves para que a planta não sobreviva e não tenha por isso interesse na sua jardinagem, mas algumas plantas podem sobreviver e tornam-se ornamentais, como acontece nalgumas variedades de Abutilon. Sintomas de deficiência nutricional podem causar um amarelecimento temporário ou variável em zonas específicas da folha. Causas comuns desta variegação são deficiências em ferro e magnésio."

Mais exemplos de variegação:


Astromélia variegata
Fonte


Xantosoma atrovirens
Fonte

Begônia variegata
Fonte

E qual é o porquê da variegação em plantas? 

"A variegação parece ser uma adaptação contra herbívoros. Plantas variegadas são menos propensas a ataque de herbívoros. Algumas plantas podem até mesmo imitar, através da variegação, a presença de larvas nas folhas, evitando os hospedeiros verdadeiros. Como é o caso de Caladium bicolor (foto abaixo) . Contudo, a variegação branca (ausência de clorofila) pode ser desvantajoso para a planta porque restringe sua capacidade fotossintética. Além disso, essas plantas não toleram condições de luminosidade baixa, podem queimar sob sol direto, pois são sensíveis a luz brilhante. Plantas com folhas totalmente brancas não fazem fotossíntese e acabam morrendo. 

Plantas variegadas são comuns nos jardins, pois gostamos delas. Em virtude disso, nós as protegemos e perpetuamos. Naturalmente elas são raras. " Fonte

Caladium bicolor
Fonte

Um comentário:

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!