sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Escudo-persa (Strobilanthes dyerianus)

É desta beleza que estamos falando:

Essa é minha!



Há uns dois anos uma amiga me presenteou com uma mudinha deste sonho de planta. Ela dizia que já tinha tentado de todo jeito fazer mudinhas dela mas era difícil. Pra minha sorte consegui e nunca mais parei! Já doei mudas pra várias amigas! Muito fácil propagar por estaquia. Gosto de deixar enraizar na água, assim é garantido o sucesso da muda pegar.


Detalhe da folha


Por muito tempo fiquei sem saber o nome desta planta, então não tive como pesquisar antes como proceder o seu cultivo. Assim, fiquei observando e hoje vejo que ela gosta de sombra mas que tenha muita luminosidade pra ficar vistosa, e também gosta de muita água. No sol pleno fica murcha e queimada. As flores são bonitinhas mas o atrativo mesmo é a folhagem, então quando ela floresce eu sempre podo os pendões pra planta não se desgastar muito. Como a minha está em vaso, morro de medo de perdê-la. Nunca tentei adubar durante a floração pra ela se fortalecer, que é o indicado.

Detalhe da parte de baixo da folha

Eu sou a louca das coisas roxas, se for planta então, preciso! Tenho uma pequena coleção de plantas com folhagem roxa, aos poucos vou mostrando pra vocês. Ah, ela dá sementes sim e são fáceis de colher. São bem pequenas iguais as sementes de coléus. Aliás, as flores são bem pequenas e dão pendões compridos como os coléus.

Detalhe da flor
Fonte
Ah, para quem está chegando agora, não deixem de curtir a página do blog no Facebook, a caixinha está no final da página. Também tenho um instagram pessoal onde coloco diariamente fotos das minhas plantas (@camilabatalhone). E pra quem entra sempre e está vendo mudanças a toda hora no visual do blog, tenham paciência comigo! rs Ainda estou ajeitando para ficar o melhor possível para vocês e com mais informações!

Para facilitar o acesso aos posts mais importantes do blog, fiz um menu fixo logo abaixo do título lá em cima!

2 comentários:

  1. Oi Camila
    Está indecisa com o visual do blog? calma menina, adorei esta plantinhas, o detalhe da folha, faz toda diferença, gosto muito de plantas que tenham esta
    característica, só o verde não me atrai.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Camila, além dos plantas e dos gatos temos mais uma coisa em comum, somos as loucas das coisas roxas, rs. Eu sou daquelas que posso até não achar algo interessante, enquanto não encontrar na versão roxa, kkk. Eu sou fascinada por essa planta desde que vi a primeira vez no seu face. É maravilhosa demais e estou na fila das sementes tá, rs. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!