quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mini-jardim de suculentas

No post anterior andei postando alguns antes e depois de alguns dos meus mini-jardins... hoje vou postá-los remodelados pois a maioria estava  muito feia. As plantas crescem muito e o mini-jardim perde forma... outras plantas morrem e fica um buraco.

Esse primeiro mostrei outro dia pra vocês... quando o fiz ele era assim:







Esta outra foto mostra como ele estava depois de um ano, esta foto foi tirada há 2 dias:






Agoraaaa, vejam a diferença depois de replantado, acrescentado outras mudas e retiradas outras:






O bom de suculenta é que você pode ir nos seus vasos maiores e ir cortando pedaços das pontas das plantas adultas; além de ter essas novas mudinhas para fazer os mini-jardins, você ainda estimula o crescimento lateral das mudas antigas.

O próximo é realmente dramático. Veja que belezinha de mini-jardim:




Não me atrevi a tirar foto de como ele estava porque praticamente todas as plantas morreram e as que sobraram estavam em lastimável estado. A foto acima tem um ano mais ou menos. Agora reformada ficou assim:







O próximo é mais ou menos o caso do anterior. E esse já foi várias coisas também. Ah, eu já fiz a algum tempo um post sobre reforma de mini-jardins e vocês podem ver muitos deles, é só clicar aqui, e aqui. Então, esse próximo estava assim há uns 6 meses atrás. Também não tive coragem de tirar foto antes de refazê-lo porque estava terrível.



Aí ficou assim:






O próximo já foi reformado outras vezes também. Da última vez que o reformei e foi a uns 8 meses ele estava assim:



Também não tinha condições de mostrar como estava antes. Mas agora está assim:






O próximo não é bem um mini-jardim, mas digamos que seja um mini-arranjo. Ele já foi assim:





Antes de refazer tinha sobrado somente uma dessas echevérias, então nem fotografei. Agora ficou assim:





E pra finalizar, este eu fiz com algumas mudas e elementos que restaram dos outros:







Ressaltando que nesses replantes eu troco todo o substrato, e dessa vez coloquei esterco de boi bem curtido.



9 comentários:

  1. Estou apaixonada por esse com o Budinha desde que o vi no seu instagram!
    Sou louca pra fazer mini jardins também,espero começar em breve.
    Beijos

    https://diariodassementes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Seus mini-jardins são lindos demais! Eu tb adoro suculentas e cactus e fiz algo parecido inspirado nas suas postagens, mas n ão tem a metade do charme dos seus...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Os mini jardins são excelentes terapias, além de deixar qualquer cantinho mais alegre, os seus são lindos,com a manutenção em dia ficam mais bonitos.
    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, seus minijardins ficaram lindos, é tão bom fazer essa manutenção e ver depois o resultado, né? Tudo lindo e bem cuidado, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá Camila,
    Primeiramente parabéns pelos minijardins, são realmente lindos.
    Tenho uma dúvida, possuo várias suculentas e cacto em vasos individuais e gostaria de colocá-los em vasos coletivos para facilitar o manejo, mas tenho medo de por tudo a perder. Na sua opinião, qual é a melhor maneira de se cultivar esta plantinhas, em vasos individuais ou em vasos coletivos?
    Aguardo sua opinião.
    Att.
    Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia! Eu tenho vários vasos coletivos tanto de cactos como de suculentas, dá uma olhadinha nos posts anteriores. Não tem problema algum, desde que os vasos tenham boa drenagem!

      Excluir
  6. Oi Camila! Estou a-pai-xo-na-da pelos seus mini jardins! Eu não tenho tido bons resultados com suculentas... peguei várias vezes folhinhas das suculentas da minha mãe e plantei em copinhos de vidro individuais, mas acabam morrendo. Ontem, dando uma pesquisada, percebi que o problema é meu "espírito Felicia das plantas". Acabo molhando demais, para que as coitadinhas não fiquem com "sede". Rs. Agora ajustei essa parte.
    Minha dúvida: é melhor manter as suculentas e cactos em seus vasinhos individuais até enraizarem e crescerem um pouco (estão todas pequenas, ou apenas um galhinho ou folhinha plantada na terra), ou posso montar o jardim já, e deixá-las crescer já no jardim?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari!
      Muita gente diz que as suculentas são plantas fáceis de cuidar por causa disso de ter que aguar pouco, mas digo por experiência própria com elas por mais de 4 anos que são as plantas mais difíceis de se manterem bonitas e saudáveis! São muito propícias a fungos e cochonilhas.
      Sobre as mudas através de folhas, não tem que ses preocupar em regar. Você pode até deixá-las criar a mudinha sem ser na terra; os grandes produtores fazem assim, deixam um monte de folhinhas jogadas em caixas e quando estão já soltando raízes ou com pequenas mudinhas formadas fazem o plantio.
      O melhor é deixar as mudinhas em recipientes separados pra você ter um maior controle, e depois quando estiverem já fortes, transplantá-las para o local definitivo!
      Abraços!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!