quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Renovando o substrato dos vasos

Olá pessoas, como passaram de feriado? Eu que não sou chegada em carnaval e afins, fiquei lendo, curtindo meus gatos e claro, jardinando (e muito!)

Reza a lenda que é bom substituir o substrato dos vasos a cada ano. Para quem tem uns 300 vasos como eu (ainda não contei porque tenho medo, rs) fica meio complicado, então de vez em quando pego alguns para fazer esse serviço. O ideal nesse caso, é adubar sempre de 15 em 15 dias com adubo orgânico ou uma vez ao mês com adubo químico. Assim, mesmo que o substrato esteja esgotado de nutrientes, não precisa trocar ele todo. O trabalho do replante é necessário mais por conta das raízes crescerem demais e não terem mais espaço para se desenvolverem. Então ou você muda todo o torrão para um vaso maior ou desenvasa, esmiúça o substrato que está agarrado no monte de raízes e dá uma cortada nelas, depois replante. 

Estou somente adubando mesmo com esterco... algumas plantas que estão com as raízes muito grandes faço esse processo acima. Já deve ter uns 10 dias e ainda tem muitooo pela frente! Dá uma sacada na bagunça...











E isso foi só dos vasos grandes de suculentas e cactos... na verdade, eu não tinha intenção de trocar tudo agora, mas fui na floricultura comprar um saco de esterco (nunca tinha usado, mas claro tenho muitas indicações favoráveis, principalmente com as suculentas) e 30 kg saia por apenas R$15,00... então acabei pegando esse e tá rendendo horrores! Quanto mais eu tiro do saco, parece que mais tem! Então estou replantando os vasos mais urgentes.

Na verdade não estou trocando todo o substrato. Como a terra desses vasos ainda nem completaram um ano, apenas desenvasei, misturei uma boa quantidade de esterco e voltei com elas pros mesmos vasos. Com essa chuvarada andei perdendo muitas suculentas e cactos; os vasos estavam ficando feios faltando plantas no lugar onde deveriam estar as mortas; precisava mesmo refazer tudo. Pra ter uma idéia, vejam abaixo como eram esses vasos quando os fiz e como estavam depois de perder algumas plantas:

Já foi assim...


Depois assim...

E antes do replante estava assim...

Replantadas...

Agora está assim

 Próximo:

Antes
Estava assim...
Agora está assim.

Esse último vaso na verdade é menor que a foto anterior, mas juntei os cactos que sobraram do vaso anterior (com as pedrinhas vermelhas) com outros de outro vaso e fiz este. Assim fiquei com o grande de sobra para replantar outras coisas que estavam precisando ir para um vaso maior que vou mostrar no próximo post.


Vista panorâmica depois daquela bagunça lá do começo.
                   
Dá uma canseira danada, ainda mais que mudei os vasos de lugar pra pegar mais sol. Mas no final é compensador ver que as plantas estão reagindo bem. Como as suculentas e cactos são mais vagarosos a responder a essas mudanças, creio que daqui uns 2 meses já devo ter resultados satisfatórios, e claro venho fazer um antes e depois pra vocês.

Ainda não curte a fanpage do blog no Facebook? Clica aqui do lado esquerdo! Me siga no meu instagram pessoal @camilabatalhone, lá posto diariamente fotos das minhas plantinhas!


3 comentários:

  1. Oi Camila! Aqui também estou sempre renovando, mas em alguns vasos, os enormes, só revolvo a terra e aplico os adubos como o esterco que é um verdadeiro presente para as plantas! Ótimo post!

    "Jardinet - O jardim virtual das flores e dos beija-flores"

    ResponderExcluir
  2. achei no predio um vaso com 3 cactos grandes encharcados de agua, alguem deixou na chuva ( descartou nas areas comuns do jardim achando que tudo bem! Eu sei plantar de tudo mas cactus é misterio ! como esta em lua minguante vuo esperar 4 dias a terra vai secar ( coloquei num outro vaso , somente por cima ) com boa denagem ! Minha intenção é num vaso de barro de denagem plantar ou 4 cactus ( cada um tem um palmo de altura ) e aprender com eles , li bastante quanto ao sol e rega , tem mais algumas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, recomendo ler o post aqui do blog sobre como cuidar de cactos, mas não tem muito mistério não! É só deixá-los tomar o máximo de sol possível e colocar em um vaso bem drenado, regando quando estiver totalmente seco em abundância!
      Abraços

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!