quarta-feira, 9 de março de 2016

Eucalipto prateado (Eucalyptus cinerea)

Ha algum tempo atrás eu postei na fanpage do blog no facebook a foto dessa planta e pedi pro pessoal adivinhar o que era:







Tivemos respostas coerentes, mas ninguém acertou, rs. Ela é aveludada e prateada. Parece com a chuva-de-prata? Sim:

Fonte

Que diga-se de passagem é uma belíssima planta, e também tenho dela aqui.
Parece com a azulzinha? Talvez:


Fonte
Sálvia? De longe quem sabe...


Fonte

Tá, chega, vamos direto ao ponto: essa beleza prateada e aveludada se chama popularmente eucalipto-australiano. É muito usado em arranjos. Sempre quando vou ao Rio de Janeiro, nas feiras vejo os floristas vendendo ramos dessa planta linda mas nunca tive coragem de perguntar o que era, rs. Quando numa feliz ocasião, encontrei uma muda pra vender na Pronta Flora de Cravinhos/SP.


A planta adulta. Morri.
Fonte

"Essa árvore é nativa da Austrália nas províncias de Nova Gales do Sul e Vitória onde é chamada de "Silver Dollar" . Seu porte é pequeno ficando entre 6 a 8 metros e seu maior atrativo é a folhagem prateada.  Suas folhas são arredondadas na coloração azul prateada com perfume característico e são bastante usadas em arranjos florais pelo mundo todo. Também é bastante usada em paisagismo sendo plantada em grupos, individualmente e em alamedas. 
Aqui no Brasil é conhecido como Eucalipto Argentino em alusão à sua folhagem cor de prata e deve ser cultivado preferencialmente em solos bem drenados." (Fonte)

Alguns arranjos feito com seus galhos:


Fonte

"É considerada uma planta medicinal utilizada como descongestionante das vias respiratórias.
No banho ajuda a eliminar o cansaço. Encha uma banheira com água quente, jogue algumas folhas de eucalipto, acenda um vela para dar um clima e relaxe profundamente!
Na fitoterapia é utilizado para equilibrar as funções renais, trazer equilíbrio aos desejos e sensações sexuais, promovendo uma abertura da consciência sexual com paz e responsabilidade ao mesmo tempo em que cria a ideia de amor com liberdade de expressão, sem tabus e preconceitos. Estimula a retidão de caráter.
Das suas folhas é produzido o óleo essencial de eucalipto utilizados na indústria de perfumaria e desinfetante. Da Sua madeira é extraída a celulose para diversos finalidades, e também é usada na construção civil, para postes e mourões, fabricação de móveis, etc." (Fonte)

Fonte

Detalhe das flores
Fonte

Linda né? Agora fiquei triste: pesquisando na internet para fazer o post achei esse outro eucalipto...


Fonte

E pra piorar a situação, nessa página achei váaaarios tipos MARAVILHOSOS de Eucalipto... morrendo e querendo uma fazenda pra ter todos...


Eucalyptus macrocarpa
Fonte

Chega de sofrência né? Não, peraí... sofram comigo só mais um pouco... Já ouviram falar no eucalipto arco-íris? Não? Hahaha...


Fonte

Fonte

Fonte


Morremos e queremos, sim ou claro??? A boa notícia é que se acham pra vender sementes e mudas no Mercado Livre e alguns outros sites de sementes brasileiros. Ainda vou comprar... nem que seja pra por no vaso e fazer bonsai, rs. Mais sobre ele aqui.

3 comentários:

  1. Que lindeza de variedades de eucalipto! Esse arco iris então, parece uma pintura! Um bonsai dele ficaria L-I-N-D-O!

    ResponderExcluir
  2. São lindos estes eucaliptos Camila, é uma pena mesmo,
    esta plantinhas eu vi muito em arranjos, acho lindo
    este efeito azulado na folha.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/2016/03/abelha.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. O que é esse eucalipto arco-íris??!?! Estou passando mal aqui, rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!