quinta-feira, 28 de abril de 2016

15 Super dicas para ter suas suculentas sempre lindas

Não é uma tarefa muito fácil, mas com dedicação e paciência, tudo se consegue! As suculentas são plantas exemplo de superação das adversidades! Logo vocês verão do que estou falando! Senta que lá vem história!


Maravilha do meu jardim

Tá achando que é fácil manter uma suculenta linda igual essa de cima? Não é não! Pra quem se dedica mesmo e faz coleção, é um insulto essas reportagens curtas e grossas que tem por aí dizendo que são plantas fáceis de cuidar, só porquê necessitam de pouca rega (nem sempre). Já fiz um post sobre mitos dessas plantinhas, clique aqui para ler.

Pra começar, apesar de ter uns 4 anos que me dedico a elas, ainda não aprendi de todo como cuidar bem. Todo dia é um desafio. Cada planta tem sua peculiaridade. Ainda temos que adaptá-las ao nosso meio; cada clima requer uma adaptação. Vamos esmiuçar tudo isso agora.

Echeveria linda e saudável, sem manchas, queimaduras ou pragas; do  meu jardim,

Quero reforçar que as dicas aqui expostas são observações minhas nesses anos de cultivo; de adaptações de dicas de produtores e pessoas mais experientes. Por isso digo que a jardinagem é um trabalho de muita paciência e observação; aprendendo com os erros!

E eu depois de muito errar e perder muitas raridades, e nisso vai muito dinheiro investido também; vamos ao que interessa.


1- ADAPTAÇÃO

Quando você compra uma muda, ela vem de um ambiente totalmente controlado; elas ficam em estufas e viveiros protegidos de sol e chuva e invariavelmente o clima de onde elas vieram é bem diferente do de sua cidade. Então é preciso primeiro adaptá-la à incidência de luz. As suculentas para ficarem bonitas precisam de muito sol; algumas o dia todo, outras nas horas de sol mais ameno. 

Então a dica é: coloque a muda recém comprada gradualmente em contato com a luz solar.


Muda comprada pela internet se adaptando

Coloque primeiro em um local que pegue somente o sol da manhã ou da tarde. Depois de uns 15 dias coloque em local que pegue mais sol e assim por diante, até que ela fique em sol pleno. É importante você observar se está tendo queimaduras ou se a planta fica murcha. Nesse caso, mesmo estando adaptada pode ser que ela goste de um sol mais ameno.


2- ESTIOLAMENTO


É quando a planta toma pouco sol é começa a crescer e espichar demasiadamente em busca de luz. Ela fica feia, torta e sem cor. A foto acima representa bem isso: ficou 15 dias dentro da caixa de correio sem luz. Mas ela continuou crescendo lá dentro.


Mudas estioladas

Veja a foto acima. Uma amiga de Portugal me enviou essas mudinhas que ficaram mais de 15 dias na caixa. Vê como estão tortas e esmaecidas? Plantei rapidamente e estão primeiro se acostumando à claridade, mas sem sol direto. Daqui uns dias começo com a exposição solar bem leve.


Outra mudinha vinda de Portugal

Esta outra foto mostra a deformação da planta pela falta de luz também. Depois que a planta estiola, ela não volta ao formato normal, mas com o tempo ela se endireita e das suas mudas você poderá fazer plantas certinhas.


Mudas estioladas procurando sol


Então a dica é: para a planta não entortar e espichar demais, sol pleno.


3- PODA PARA MANTER O FORMATO


Assim como as demais plantas, para se manter uma suculenta com o formato bem bonito e compacto, a poda é fundamental. Dá dó? Dá, mas assim como uma árvore frutífera, depois da frutificação, a poda é essencial para dar mais vigor, com as suculentas não seria diferente.


Poda de pendão

Algumas suculentas com as echevérias, costumam sair muitas mudas em formas de pendões. Veja a foto acima. Podei o pendão; vou deixar 3 dias cicatrizando e depois disso plantar em substrato bem leve. Mas pra frente vou falar do substrato.


Echevéria sem o pendão

Além de o pendão distorcer um pouco o formato da planta, ele rouba muita energia. Principalmente os pendões florais. Tem pessoas que não deixam as plantas florirem pois algumas acabam morrendo no final da floração. A planta gasta tanta energia que se esgota e morre, deixando os filhotes e as sementes para a propagação da espécie. Então você pode optar ou não pela poda dos pendões florais. No meu caso acima era pendão de muda mesmo.

Echeveria em flor

Eu geralmente deixo florir sim, mas quando as flores começam ficar feias já podo.


4- FUNGOS

É a praga que mais acaba com a beleza das suculentas. Começam com manchas marrons nas folhas e tá apodrecimento completo do caule, fazendo que você só perceba o problema quando já é tarde. Por isso é importante aplicar sempre um anti-fúngico nas folhas pelo menos uma vez ao mês.


Vejam as folhas debaixo manchadas por fungos

Quando perceber que as folhas estão atacadas, retire-as e aplique o antifúngico em toda a planta. Nunca aplique no sol. De preferência depois da rega e no horário mais fresco do dia. Evite a exposição solar intensa depois da aplicação. Confesso que ainda não tive coragem de retirar essas folhas; mas não adianta ter dó, pois a planta s´´o vai consumir mais energia pra manter as folhas doentes.


5- PRAGAS


Depois da falta de luz solar, o que mais deforma a suculenta são as pragas como pulgões e cochonilhas. Elas sugam a seiva da planta e as folhas começam a engruvinhar e perder a cor.


Folhas deformadas pela ação de cochonilhas

Não vou entrar no mérito da questão dos defensivos porquê é outra história, mas é fundamental dar uma olhada todo dia nas suas plantinhas detidamente pra ver se tem algo diferente acontecendo. Na maioria das vezes passa despercebido porque os insetos ficam da parte debaixo das folhas ou no miolo e você só vai ver quando a planta tá bem feia.

Outra praga que causa muito estrago e você só vai ver quando o trem tá feio, são as lagartas. A maioria é verdinha então para desapercebido. Essa planta abaixo tava praticamente inteira comida, feia só com duas folhas sobrando. Além do que estava com fungo também. Por isso disse lá no começo que são plantas persistentes. Você pensa que ela vai ficar feia pra sempre, ou quer jogar fora. Nunca faça isso! Deixe que a natureza se encarrega do resto!


Planta atacada por lagartas


Então a dica é: se a infestação for muito grande, pode a parte infectada, mesmo que a suculenta fique feia, ela vai gerar novos brotos no local da poda, e então você poderá fazer novas mudas. Se a infestação for pequena, retire os insetos com cotonete embebido em àlcool ou vinagre ou aplique um defensivo. Nunca se esqueça que depois de aplicar o defensivo, seja químico ou natural, deixe a planta fora do sol até que se recupere da infestação.


6- PODRIDÃO


Todo mundo, desde o iniciante até o veterano já passou por isso. O caule da planta apodrece debaixo pra cima até que as folhas começam a cair e aí não tem mais salvação. As causas podem ser desde excesso de rega e até cochonilha de raíz. Mas não é o fim do mundo (ou sim, hehehe). Quando perceber o problema, corte imediatamente a parte sadia da podre, deixe cicatrizar por 3 dias e depois replante. Não regue por mais ou menos uma semana ou 15 dias, até que a planta comece a brotar. É sinal que já enraizou e pode ser tratada normalmente.

Abaixo alguns exemplo de plantas que foram drasticamente podadas por conta de podridão.






Então a dica é: Qualquer folha que sobrar não jogue fora, deixe em cima do substrato para enraizar e sair mudas. 


7 - SUBSTRATO

Item de extrema importância para o sucesso de todas as dicas acima. No post anterior sobre replante da minha rosa-do-deserto mostrei qual a mistura que estou usando atualmente para as suculentas. Dá uma olhadinha lá.

Echevérias em novo substrato que estou usando

Ele precisa ser bem drenável, por isso estou usando bastante fibra de coco em pó e casca de pinus triturada. Antes eu usava só condicionador de solo da Forth e húmus de minhoca. Já usei outras misturas, inclusive com areia, e não gostei. O que estou gostando mais é dessa mistura que falei pra vocês. O solo precisa ser bem aerado para as plantas expandirem suas raízes e crescerem por igual.

Um  componente em especial anda fazendo toda a diferença: carvão moído. Além de aerar o solo ele protege a planta contra fungos e bactérias.

Então a dica é: Seja qual for o material usado na mistura para aerar o solo, nunca deixe de usar. Seja pedriscos, casca de pínus, fibra de coco, etc.


8- TIPO DE VASO


O ideal é vaso de cerâmica. Ele controla a umidade do substrato. Então o ideal é não impermeabilizar por dentro para que a água consiga evaporar pelos microporos.


Vasinhos de cerâmica comprados usados em floricultura bem baratinhos

Ainda mais se você não tiver muito tempo e não precisar ficar mudando as plantas de lugar toda vez que chova, esse tipo de vaso é o ideal. 

Então não posso usar vaso de plástico? Pode sim, desde que faça uma drenagem correta colocando no fundo argila expandida, brita, pedras, isopor ou o que você tenha em casa para que a água não acumule no fundo. Mas eu estou tendo mais sucesso com esse tipo de vaso porque eu tendo a aguar mais. 


9- FALANDO EM REGAS...


"Ah, que suculenta não gosta de água". Quem falou? Gosta sim, só depende de seguir a regrinha do substrato e drenagem do vaso. Também da época. Outono e inverno deve-se regar menos por conta de que a maioria das plantas entra em dormência. Mesmo que seja em região seca nessa época do ano como é aqui na minha cidade. 

Sucus molhadas e felizes

Aprendi com um produtor e amigo aqui da cidade. Ele rega TODOS os dias. Mas o substrato dele é praticamente só a base de fibra de coco em pó e vermiculita (para saber sobre cada componente usado em substratos, clique aqui). Usa também com peridiciodidade um anti-fúngico potente. Suculentas que passam sede ficam murchas e feias. O mais bonito delas é exatamente serem gordinhas porque armazenam água. Então para elas estarem sempre gordinhas, essencial regar bem, desde que seguido as outras dicas acima.


Meu novo amor, compradas aqui

Algumas suculentas assim como os cactos, necessitam de menos regas necessariamente, como as do vaso acima. Elas são bem mais gordas que as outras, pois armazenam mais água. Então qualquer água a mais elas melam. Mas também não é pra morrer de sede e as coitadas ficarem murchas. Rego de 15 em 15 dias.


10- ADUBAÇÃO


Essencial para qualquer plantar ficar bonita e vigorosa. Mais sobre substratos, clicar aqui. O único cuidado com as suculentas é adubar com baixo teor de nitrogênio. Esse componente estimula muito o crescimento e a cor esverdeada das folhas. Se ela cresce muito rápido por excesso de adubo, fica deformada. E se fica muito verde perde aquela beleza maior dessas plantinhas que é a coloração avermelhada ou rósea quando estressadas.


Echeveria mohogany

As suculentas são estressadas pela supressão de adubação e regas. Também pela incidência maior de sol ou época de frio intenso. Eu não gosto de estressar pela falta de rega e adubação também não faço constantemente, mas sempre no plantio de novas mudas ou replante, coloco ou húmus de minhoca ou torta de mamona com farinha de ossos no substrato.


11- ESTRESSE

Já devem ter visto na internet a fora essas suculentas super coloridas:


Fonte

Fonte

Fonte

Sim, são de verdade, sem filtro. Mas são gringas. E é possível chegar as essas cores aqui no Brasil? Muito difícil. Principalmente aqui na minha região que é calor o ano todo. Elas precisam de bastante frio para chegarem a esse nível de estresse. O máximo que conseguimos por aqui é com exposição solar e pouca rega e adubação. Também se consegue estresse quando plantamos várias em um vaso só e elas vão se espremendo e a quantidade de nutrientes no substrato fica escasso.


Essa kalanchoe consegue ficar com as bordas bem pink no sol pleno

12- MUDANÇA DE LOCAL

As suculentas não gostam de muita mudança de local. Se ela está bem adaptada num canto, deixe-a lá. Assim como as plantas ornamentais e folhagens.


13- REPLANTE

Extremamente necessário quando a planta começa a ficar feia. O que é uma planta feia? É tipo assim:





No caso da primeira foto eu podo tudo e planto os tocos. Na segunda eu retiro todas as mudas e replanto certinho no vaso pra que cresce uniformemente.


Mudas replantadas uniformemente, depois de pegas e crescidas

Principalmente arranjos, com o tempo começam a perder a forma pelo crescimento das plantas ou pela morte de algumas. 


14- MUDAS

No replante e nas podas, sobram mudas em excesso. O que fazer além de distribuir pros amigos? Pequenos arranjos! Eles ficam feios no começo mas daqui um mês estarão lindos!







Das suculentas tudo se aproveita! Tocos, folhas pedaços...


Considerada uma praguinha, dá belo arranjos os restos dos replantes

Muda saindo do toco que foi podado

Cada folha é importante: nessa maçaroquinha ai deve ter uns 5 tipos de suculentas que sobraram só as folhas

Toco considerado morto, revivendo.

Folhas que caíram de um replante, cada folha dando uma planta.

15 - PACIÊNCIA

Por fim e a mais preciosa das dicas. As suculentas são plantas que crescem devagar e são muito melindrosas. Então é preciso saber o tempo delas. No final teremos a recompensa.


Te parece feio? Mas daqui uns 2 ou 3 meses teremos um vaso cheio e gordo das mudinhas feias e tortas.

Valor da paciência: tinha sobrado praticamente um toco, tem uns 2 meses que está aí se regerando. Daqui uns 6 meses penso que estará do tamanho normal.

Mais uma que era pouco mais que um toco e uma folha. Paciência, paciência, paciência.

Echeveria carunculata sobrevivendo depois de uma podridão total

Obrigada a você que chegou até aqui. Se gostou curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Curta a fan page do blog no Facebook clicando na caixa do menu ao lado esquerdo. Siga o meu instagram pessoal @camilabatalhone, lá coloco diariamente fotos das minhas plantinhas. Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!


67 comentários:

  1. Amei o post! Eu sou iniciante na arte das suculentas e considero um insulto quando alguém diz que "é só deixar no sol e molhar pouco e pronto". Confesso que não sou das jardineiras maaaaais dedicadas, principalmente no que diz respeito à adubação, mas vou tentando.
    Ando com uma sucu toda pontudinha (não faço ideia da espécie) que minha mãe me deu há um mês, e estava bonita, mas de repente começou a ficar de um verde mais escuro e meio molenga, meio solta. Não estava no sol, e talvez a claridade não fosse suficiente, mas me chama a atenção que tenha se deteriorado tão rápido, então acredito que seja alguma praga. Agora que li teu post, suspeito de podridão. Vou dar uma investigada e ver o que posso fazer, nem que seja salvar uma única folhinha!
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pela descrição penso que essa suculenta pontudinha deva ser uma hawortia. Elas costumam ser bem resistentes, mas quando o solo está muito encharcado elas meio que despedaçam aos poucos. Pode ser podridão sim, sem ter a ver com regas. Boa sorte no cultivo!

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu Blog, aqui encontrei muita informação sobre suculentas, cactus e outros e tudo num só lugar e com uma linguagem fácil. Que bom que ainda temos pessoas como vc que busca tempo para ajudar a outrem e sem cobrar nada. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge Luís, que bom que achou o que procurava! Faço tudo com o maior prazer!
      Abraços

      Excluir
  3. Olá Camila! Que bom que te encontrei!!
    Também estou iniciando nessa paixão pelas suculentas e comecei uma pequena coleção!
    Estou com algumas duvidas, espero que possa me ajudar!
    Tenho umas sucus que estão crescendo um pouco estioladas e percebo que as folhas mais antigas estão sempre molinhas.. por mais que eu regue, só as folhinhas mais novas permanecem "gordinhas"... Vc sabe o que pode ser?
    Elas estão em um lugar que apesar de ter uma claridade muito boa, bate um solzinho de leve por uns 15 min só de manhã (é um corredor lateral aqui da minha casa)...
    Vc pode me ajudar, pleaseeee??

    Adorei seu blog! Agora que encontrei não largo mais!!
    Obrigada!!

    Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah!
      Como você disse, as sucus estão estioladas, elas precisam de sol forte para crescerem bem gordinhas e juntinhas. O normal é que as folhas antigas fiquem assim mesmo até secar. Quando elas estão juntinhas a gente nem vê pois elas ficam ali por baixo e secam sozinhas. Sugiro que você coloque-as em lugar que pegue bastante sol, mas como elas não estão acostumadas, cloque aos poucos até elas se adaptarem. Se estiverem muito estioladas, a única solução é decapitar e fazer novas mudas!
      Obrigada pela visita e estou à disposição para dúvidas! Se tiver facebook curta a página do blog por lá e pode me mandar mensagens pela página, assim podemos trocar idéias mais facilmente!
      Abraços!

      Excluir
  4. Muito bom mesmo estou a dois anos com suculentas e cactos trocas vendo faço doações, esse post ficou magnífico, aprendi muita coisa, obrigada por dividir com nos

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Que post maravilhoso, não sei se vai chegar a ver este comentário mas preciso tantooooo de ajuda
    Eu to apaixonada por suculentas mas não estou conseguindo acho que ter sorte...cada um fala uma coisa dai faço o que falam e elas morrem e estou cansando de verdade...
    Infelizmente eu sou pobre e não tem como fazer nada natureba sabe? aquelas misturas de calda bordaleza e outras? me falam muita coisa mas o que da certo mesmo eu não sei.
    O problema é que muitas morrem porque não consigo saber o que elas tem de fato, se é fungo, se é outra praga não sei.
    Meu pai nos deu três vasos de suculentas mas elas vieram mal e decidi replantar...fiz um vaso grandão, coloquei as pedras de argila em baixo, dai coloquei areia, depois a terra adubada e em cima terra de substrato cheia de lascas sabe? as outras plantas adoram...Mas questão é que parece que o que quer que seja que elas tenham só avança.
    Comprei calda de fumo pronta,liquida e taquei nelas, parece que não fez a menor diferença, cheguei a tirar as que estavam piores porque elas estavam prejudicando as demais dai que, não sei o que é afinal que elas tem, ninguém me diz com certeza e dai vou tentando, pondo remedio, pondo no sol , tento não regar muito mas tem vezes que não dá...coloquei canela e dai espirrei aguá pra misturar melhor né...nem sei se tá certo mas achei que o vento ia levar a canela toda...
    Pode me ajudar? me ajuda a não matar mais nenhuma suculenta por favor
    Outra que é espinhuda foi ficando miuda e com manchas brancas, tirei e replantei num vaso só...ela ainda chegou a dar um broto que parece também não estar bem, agora ela parece estar melhorando mas estou preocupada pois beeem na raiz lá em baixo tem um começo marrom sabe? pequeno mas tem, dai não sei o que fazer porque aquilo não da pra tirar, ta na raiz dela...não sei se é porque replantei, se é da raiz, sei lá...
    Me disseram que ajuda aplicar uma mistura de agua oxigenada volume 10 com aguá, a pessoa jura que as suculentas dela ficaram lindas e tiraram as manchas ....
    Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente suculentas são plantas meio difíceis de se lidar, tem que ter paciencia e ir testando. Pelo que vc fala provavelmente elas tem fungos, que é o que mais ataca e só fungicidas fortes resolvem o problema. Nada do que vc disse que aplicou nelas deve ser aplicado... a canela só serve quando se faz corte pra cicatrizar e a calda de fumo pra cochonilha, mas eu não gosto de usar isso nelas pq queima. Eu tenho uma série de posts aqui de como cuidar de suculentas e tenho certeza que algum vai te ajudar. Vou te passar os links:

      http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/2016/12/substrato-para-suculentas-forth-tecnutri.html

      http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/2016/11/nao-suculentas-e-cactos-nao-sao.html

      http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/2014/11/5-mitos-sobre-cactos-e-suculentas.html

      Se ainda tiver dúvidas me mande mensagem pela página do blog no facebook: https://www.facebook.com/diariodeumasementeira/

      Abraços

      Excluir
  6. Achei as sua informações sobre as suculentas muito importantes. O mito que elas não gostam muito de água, caiu por terra. Eu cultivo suculentas por mais de 8 anos. Adoro vê-las gordinhas e felizes. Gostaria de saber se é possível fazer enxerto numa planta crássula ovata- Jade. Eu tenho faz 9 anos, e ela tem um galo com folhas miúdas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Quanto ao enxerto, não saberia te dizer, nunca vi falar, somente com cactos!
      Abraços

      Excluir
    2. Oi Camila quando eu replantar ou colocar as folhinhas soltas para brotar qual melhor lugar pra deixar o vaso ?? Pode deixar no tempo ( sol e chuva) , a propósito suculentas podem pegar chuva ??

      Excluir
    3. Olá, pode deixar em um local que pegue o sol mais fraco do dia. Podem pegar chuva sim, dá uma olhadinha nos outros artigos sobre suculentas aqui do blog que falamos sobre isso. No link abaixo você pode acessar todos os artigos sobre suculentas do blog!
      https://diariodeumasementeira.blogspot.com/p/todos-os-posts-sobre-cultivo-de.html

      Abraços

      Excluir
  7. Boa noite. Por incrível que pareça pela primeira vez alguém fala a verdade de como é difícil manter essas fofuras vivas. Não costumo deixar nenhuma pergunta em blog, mas gostei muito da forma como explica e colocando as imagens para melhorar nosso entendimento. Já criei muitas suculentas e matei a maioria. Tento de tudo, mas uma situação que ocorre com minhas suculentas me intriga, pq elas não ficam mole no caule o que acontece é que aparece uma mancha marrom e quando mesmo espero a base do caule fica seco. Elas ficam em minha janela e levam sol pela manhã. Acho que é falta de água. De poder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Pela descrição que você me deu, acho que são fungos. Eu sofri muitos anos com eles até que descobri o Cercobin, um fungicida bem potente. É muito importante aplicar um fungicida regularmente nas suculentas e cactos. E colocar em um local onde peguem o máximo de sol possível! Dá uma olhadinha nesses links que vou te passar, podem te ajudar!

      http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/2017/04/defensivos-para-suculentas.html

      http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/2017/04/extrato-de-propolis-para-tratar-manchas.html

      Abraços!

      Excluir
  8. vira e mexe eu volto pra reler o post...rsrsrs... parece q sempre aprendo algo... ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também todo dia aprendo algo com essas lindas e sempre que tenho novidades venho postar aqui! Adoro compartilhar experiências! Bjos!

      Excluir
  9. Gostei muito do seu post! Eu comecei a cultivar suculentas a algum tempo sem muita orientação, mas peguei o jeito da planta. Só que depois, buscando mais informações na internet, não encontrei verdade em muitos posts que eu lia, principalmente no que diz respeito a quantidade de água! Todos falavam em dar pouca água. Mas as minhas eram regadas 1x por semana com bastante água e estavam muito felizes, porque o solo drenava bem, exatamente como você diz. E gostei do que foi falado sobre a poda. As minhas tem muitos pendões também, e eu não sabia se podia podar. Enfim, seu post é muito completo e honesto! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália! Fico feliz com seu comentário! Que bom que te ajudou! Meu intuito foi realmente esse, de expor a realidade não como em muitas revistas de decoração e outros blogs que copiam e colam informações superficiais como "suculentas são plantinhas resistentes e fáceis de cuidar" sendo que é exatamente o contrário!
      Abraços

      Excluir
  10. Oi! Gostei muito do seu post, finalmente achei algo que realmente me explicasse mais do que confundisse sobre as suculentas.
    Tenho uma suculenta aqui em casa, acredito que seja uma sedum carnicolor, e na verdade são duas mudinhas dela. As duas estão no mesmo vaso mas uma delas tá bonitinha (estoniolada, porque no começo eu sabia bem pouco sobre elas hehe), forte, verdinha, gordinha... E a outra tá com uma das folhinhas secando, ficando meio marrom, e o caule tá secando também. Quando ela começou a apresentar esses sintomas eu testei algumas coisas, tirei do sol forte, reguei com mais frequência, troquei de vaso e de substrato... Nada ajudou. :( Não sei mais o que fazer.
    Obrigada pelo post e pelo blog. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz em saber que te ajudei em algo com este post! Realmente tem muita informação controversa por aí e as pessoas se confundem quando estão iniciando nesse mundo das suculentas.
      O negócio é ir adquirindo experiência mesmo, é normal perder uma planta, no meu caso todo dia perco uma, mas é coisa da vida e a gente vai aprendendo com os erros!
      Abraços

      Excluir
  11. Boa tarde
    Muito enriquecedor.
    Estou começando com as suculentas e as informações acima estão
    me ajudando muito.
    Muito Obrigado

    Uma dúvida, se não for incomodar.
    Voce ja teve experiencia com sementes hibridas de suculentas coloridas?
    As que vemos ofertas no Mercado Livre

    Antonio
    muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Estas sementes não são confiáveis, pois geralmente vem da China, e não sabemos se realmente sãos ementes de suculentas; e mesmo se for, capaz que já perderam o poder de germinação pois ficam muito tempo estocadas. E a maioria destas plantas coloridas que vemos anúncios são falsas. Propagar suculentas por sementes é bem difícil, eu que já tenho alguns anos de experiência com essas plantas ainda não me animei. Mas temos alguns bons produtores de sementes na internet mas são geralmente do México, Peru, Argentina... suas lojas são no facebook. Não sei te indicar quais no momento, mas dê uma pesquisada.
      Abraços

      Excluir
  12. Olá, seu post é realmente muito didático, parabéns. Estou começando o cultivo de suculentas, deixo as minhas sempre na sombra, elas estavam bem, mas li que elas precisam de sol direto então passei a colocar elas no sol, cada dia um pouco mais, só que hoje a minha favorita, a black prince ficou com umas folhas murchas e queimadas, e agora o que eu posso fazer para cuidar dessas folhas? Me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pois é, suculentas são plantas de deserto, portanto precisam de muito sol para ficarem bonitas, com algumas exceções que preferem pouco sol, mas nunca devem ficar na sombra. O que aconteceu com sua black prince foi exatamente o que falei no post, sobre falta e excesso. Precisam de muito sol mas se estão acostumada a sombra, tem que ser aos poucos. Mas não mudando de lugar o tempo todo, tipo colocar uma hora no sol, tirar e voltar pra sombra. Deve-se colocar em um local com pouco sol da manha ou da tarde por uns 15 dias. E daí você muda pra um local com mais horas de sol até que ela fique em sol pleno, assim, não irá se queimar. As folhas já queimadas não tem solução, deve-se retirá-las.
      Abraços

      Excluir
  13. Olá, gostei de seu post , Parabéns!
    Gostaria de saber se uma rosa do deserto ,q tbm é suculenta, fica estiolada? desconfio da minha ...
    E vc sabe plantar, germinar sementes de suculentas e cactos? Gostaria de dicas para ter bastante porcentagem de germinação...estou com bastante sementes mas tenho medo de perde-las por falta de experiência...bjs ,até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica estiolada sim! Quando isso acontece é bom dar uma podada e o resultado da poda pode ser feito mudas.
      Sobre ass sementes de suculentas não tenho muita experiencia, ja tentei algumas vezes mas é bem dificil. O ideal é fazer uma estufinha com areia e pedriscos.
      Abraços

      Excluir
  14. Ganhei uns vazinhos (vidro) de Crassula Ovata. O problema é que estamos no fim do inverno (pouco sol) e desde que ganhei me parece que elas estão com folhas um pouco enrugadas ou murchas. Será que eu tô fazendo algo errado? Será por causa do vaso ou da escassez de sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito é falta de água. O vaso de vidro também não ajuda! Passe para um vaso de barro e regue mais vezes!
      Abraços

      Excluir
  15. Vou tentar nas minhas que estao começando a ficar feias

    ResponderExcluir
  16. Oi!!! Tudo bem? Que legal essa publicação! Hoje é a primeira vez que visito seu blog, já amei!
    A um pouco mais de um ano estou em busca de suculentas diferentes e estudando sobre elas! Não sou a super entendida, mais estou estudando muito sobre elas haha... testando várias formas. É tão lindo quando vejo as mudinhas crescendo. Chego a me emocionar!! É incrível pra mim haha!! Obrigada por dividir o conhecimento!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do blog, fico muito feliz! Temos muitos posts sobre suculentas, dê uma passeada neles pelo link do Menu acima. E realmente essas plantinhas nos fascinam e nos viciam, adoro!
      Abraços!

      Excluir
  17. Boa tarde, adorei o post, primeira vez no blog, mas já li diversos posts e achei maravilhosos,parabéns. Vi em alguns lugares (internet) fazerem mudas das folhinhas, mas colocando-as na água, isso dá certo??

    Abraço, e mais uma vez parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do blog e lhe foi útil!
      Eu nunca fiz assim na água mas já vi pessoas fazerem e dá certo sim. Mas prefiro o método seco!
      Muito obrigada pela visita!
      Abraços!

      Excluir
  18. Bom eu tenho uma daquela que é considerada uma praguinha rsrsrs
    Se eu não me engano é uma Kalanchoe ?
    Bem, eu queria saber se é normal o fato das folhas estarem "magrinhas", quando eu trouxe ela pra cuidar, ela ficava dentro de uma garrafa pet o que fez com com que ela se desenvolvesse muito pouco.
    Bom voltando ao caso, as folhas dela eram durinhas e gordinhas, mas depois foi secando, como se não estivesse mais água dentro delas, não está murcha, só perdeu aquele aspecto gordinho.
    Queria saber se é normal. E gostaria de saber também se essa espécie dá flores!
    Obg pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente peço desculpa na demora da resposta!
      Nao é normal as folhas ficarem murchas, isso é sinal de pouca água. Ao contrário do que as pessoas pensam, as suculentas gostam sim de água e a pouca rega faz com que fiquem assim murchas! Aumente as regas sem medo, exponha a planta a pelo menos 4 horas de sol diárias e se estiver em vaso que seja bem drenado!
      E sim, todas as espécies de suculentas e cactos florescem. No caso das kalanchoes, elas depois da floração morrem, geando novos filhotes através de mudas laterais ou sementes. Recomendo o post aqui do blog sobre porque algumas suculentas morrem depois de florir. É só clicar aqui em cima no menu "suculentas" que aparecerão todos os posts já publicados sobre o assunto!
      Abraços!

      Excluir
  19. Adorei seu post. Muito esclarecedor. So fiquei na duvida sobre mudas da folhas. Tem algumas folhas que so dao raizes. Isso e normal? Depois vem o broto? Estou preocupada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!
      Sobre as mudas de folhas, algumas soltam mesmo só raízes e ficam nessa sem emitir brotos. Tente enterrar um pouco as raízes ao invés de deixar só sobre a terra!
      Abraços

      Excluir
  20. Eu gostaria de saber o nome desse suculenta cumprida, que está no décimo primeiro e segundo vaso, voltando daqui para as postagens. Ela parece um pendão, e suas folhas são parecidas com pequenos pendões também. É magrela, e só sabe subir e subir. Tenho uma e gostaria de saber o nome e como cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não consegui saber ao certo qual é, mas pela sua descrição deve ser um kalanchoe! Eles crescem compridos mesmo! O cuidado não tem muito não, é como as outras: sol pleno e gosta de mais água. Abraços!

      Excluir
  21. Bom dia !! Qual o nome da plantinha que está na segunda foto junto com a sua ...linda é saudável??

    Não consigo fazer viver os brotos. Brotam mas morrem. Já molhei so ao redor.Morreram. Deixei de molhar morreram. Mllhei em cima dos gritinhos. Morreram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é uma crassula. Aqui ela é bem forte e vira mato rs. Pode ser que quando as mudas estão muito pequenas são mais sensíveis ao sol e à água, pois aqui rego bem e fica a sol pleno. Tente regar pouco e deixar meia sombra a muda pequena até que esteja maior e vá adaptando aos poucos.
      Abraços

      Excluir
  22. Que blog maravilhoso - seu estilo de escrita é demais! Sinto-se seu melhor amigo. Tá de parabéns.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde!!!

    Adorei seu post. Confesso que já venho tentando aprender há mais de um ano. E a cada perda entro em depressão e me sinto culpada. Gostaria de receber diga de antifúngicos e saber se posso usar a mistura de : casca de ovo+casca de banana+ borra de café como adubo. Moro em Teresina/PI, aqui em muito quente, seco e sem umidade no ar. Aguardo um retorno. Bjs.
    Ana Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que o blog tenha lhe ajudado!
      Não se sinta culpada, as perdas acontecem, fazem parte do cultivo. Eu mesma até hoje perco muita planta, é assim mesmo, e vamos aprendendo!
      Antifúngicos, eu uso o Cercobin, que é controlado e mais difícil de achar, por ser bem forte e precisar da receita de um engenheiro agrônomo. Mas existem alguns outros no mercado para jardinagem amadora. O que já usei e indico é o Cupro Dimmy, que além de fungicida é também fertilizante.
      Sobre essa mistura de adubo, eu nunca usei, prefiro os químicos como npk.
      Qualquer dúvida nos retorne!
      Abraços

      Excluir
  24. Olá, muito obrigado pela postagem. Gostei muito de todas suas observações. Aorendi um pouco mais sobre elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu que agradeço sua visita! Fico feliz em ter ajudado!
      Abraços

      Excluir
  25. Oii adorei o post!! A minha cresceu bastante pra cima e agora não está mais gordinha. Deveria replantar? Como faço? Replanto apenas o caule?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!
      Pela sua descrição, a suculenta estiolou por falta de sol direto, ou seja, ela cresceu muito em busca de luz e deformou. A única solução é cortar sim e fazer outras mudas! Corte só o topo e replante e o caule deixe sair brotos laterais e depois faça novas mudas! Mas coloque-as para tomar mais sol, no mínimo 4 horas por dia!
      Abraços

      Excluir
  26. Bom dia. Já assisti muitos vídeos sobre esse assunto e confesso, já estava achando que minhas mãos não eram "boas",o suficiente. Tenho tido muitas dificuldades com minhas "gorduchinhas". Mas acredito que dps de toda essa suas dicas, finalmente terei um resultado positivo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que o blog tenha lhe ajudado! Ninguém tem mão ruim, é só até pegar o jeito mesmo! As pessoas colocam as suculentas como plantas fáceis de cuidar, mas te digo, tenho todo tipo de planta aqui e as que mais me dão trabalho são as suculentas! Mas depois que a gente pega o jeito, ninguém segura!
      Abraços

      Excluir
  27. Oi tudo bem? Suas explicações são muito enriquecedoras , principalmente para quem tá começando como eu , é tantas coisas que a gente ouvi, que fica até sem saber o que fazer , Minhas suculentas ficam em um área coberta com muita luz , só pegam o sol depois das 15 horas , no geral tenho várias espécie, acha que eu devo continuar assim, não tenho outra área pra colocar lás. Obrigada bjusss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ideal é que peguem sol direto por pelo menos 4 horas diárias. Dá uma olhadinha nos nossos outros artigos pra saber mais:

      https://diariodeumasementeira.blogspot.com/p/todos-os-posts-sobre-cultivo-de.html

      Abraços!

      Excluir
  28. Adorei conhecer mais sobre suculenta. Suas observações e dicas certamente vão me ajudar muito.
    Gratidão!
    (Vc tem página no FB?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou! Obrigada pela visita!
      Pode me acompanhar no insta, sempre posto fotos do jardim por lá: @camilabatalhone_suculentas
      Abraços!

      Excluir
  29. Que perfeição essas plantinhas!!!
    Sou iniciante tbm, e não é só colocar no sol e dar água, elas gostam de amor, de tempo pra elas e um pouco de dedicação!
    Eu estou um pouco frustada, pois comprei um vaso de barro, coloquei várias mudinhas, mas elas não crescem. Estão verdes bonitas, mas não crescem .
    Obrigada pelas dicas. Adoreiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é isso mesmo, tem todo um processo!
      Sobre seu vaso, ele pode estar pequeno, assim como tem várias mudas, elas não tem espaço pra crescer, as raízes ficam apertadas. O vaso de barro como seca mais depressa o substrato, você tem regar com mais frequência também, a falta de água retarda o crescimento. Também pode ser falta de nutrientes. Mas penso que se você trocar o vaso por um maior, elas vão ficar mais felizes!
      Abraços!

      Excluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Gostei do post muito bem explicado.. abraço

    ResponderExcluir
  32. Camila, que bom que encontrei seu post mesmo tão tempo depois de publicado. Rsrsrs Comprei algumas suculentas mas foi só chegarem em casa que aos poucos elas foram murchando. Retirei as folhas e já estão nascendo novas mudinhas, mas confesso que estou com medo de matá-las. Como ainda são muito pequenas, agora que começaram a enraizar, fiz vasinhos com copos descartáveis de plástico bem durinho, até que eu veja que vão se desenvolver mesmo, entende ? Mas as plantas mães que estão com folhas enrugadas. Já troquei a terra que veio nos vasinhos por uma terra nova adubada e coloquei todas na minha varanda onde pegam o sol da manhã até umas 8:30 mais ou menos, mas não é sol forte. Como moro em Fortaleza, venta demais e é um ventinho bem frio de mar, então cheguei a pensar que talvez o sol da manhã que elas pegam não faz tanto efeito por conta do vento frio, será isso?
    Só sei que elas estão me estressando porque não sei mais como deixá-las com aspecto bonito.
    Tenho regado toda semana mas com pouca água, tipo umas duas colheres de água em cada porque os vasos são pequenos, e as que estão no copo descartável coloco só uma colher de água na terra toda semana.
    As que estão no copo e são mudinhas pequenas estão mais bonitinhas do que as que estão no sol da manhã.
    Enfim, tô pra desistir. 😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, tudo bem?
      Planta requerem mesmo paciência e dedicação. Temos que observar o que elas querem e entender o que é melhor pra elas em cada região e tipo de cultivo.
      Eu que tenho mais de 8 anos de experiência com suculentas, fora as outras plantas, também tenho minhas frustrações e dificuldades com elas, perder plantas é normal, faz parte do aprendizado e a gente tem que saber lidar com isso pra perder o medo. Eu nunca desisto, apesar de às vezes deixar elas um pouco pra lá rs. Tem que ter persistência!
      No seu caso, como você tem medo, está deixando as plantas sem água ou pouca água. Pra mim o problema no seu caso é este. Regar uma vez na semana só e com pouca água, numa região muito quente é um erro.
      Aqui na minha região, estamos passando por uma seca, que dura seis meses. As chuvas só começam em Outubro. Nessa época a umidade do ar chega a 15% e o sol é de rachar, não temos muito clima de inverno não. Eu chego a regar de 2 em 2 dias e com mangueirada, encho os vasos até transbordarem. Todas, inclusive as mudinhas pequenas.
      As suas plantas também estão pegando pouco sol, elas devem pegar de 4 a 6 horas de sol diários, pois são plantas de deserto. Mas como elas não estão acostumadas, essa transição deve ser feito aos poucos.
      No mais, regue mais as suas plantas, sem uma semana verá a diferença. Elas ficam enrugadas pela falta de água. Para ficarem gordinhas e brilhantes elas devem ser regadas com frequencia. Eu sempre digo aqui no blog que é um erro achar que suculenta não gosta de água. Elas gostam sim como toda planta, o diferencial é que elas aguem mais tempo sem água.
      Pode acontecer sim de algumas folhas melarem, mas faz parte, não é nada errado. Quanto aos fungos, é preciso borrifar de 15 em 15 dias Sulfato de cobre, que além de fungicida é fertilizante.
      Espero ter ajudado, abraços!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!