domingo, 17 de abril de 2016

Transplante de Rosa-do-deserto (Adenium obesum)

Quero mostrar para vocês o passo-a-passo do terceiro transplante da minha rosa-do-deserto desde que a comprei. Lembrando que já fiz um post aqui no blog sobre como cuidar dessas lindas, clique aqui para ver.

Primeiramente é importante dizer que é fundamental fazer isso uma vez ao ano, principalmente se ela está em vaso. Porquê? Porque as raízes, chamadas caudex, crescem dentro do vaso e começam a ficar apertadas lá dentro; além do que a beleza desta planta além das belas flores é ter um belo caudex. E para ter um belo caudex é preciso fazer este procedimento. Sem medo e sem culpa! É igual poda, dói mas é necessário!


Essa é a minha adenium antes de transplantar. Reparem que as raízes estão quase alcançando a borda do vaso.




A foto acima mostra a planta antes de ser desenvasada; notem que ela está florida. Penso que o ideal é esperar a floração acabar para fazer o transplante, mas eu não agüentei pois a floração demora bastante e já estava me dando gastura (alguém entende de mineirês? se não, significa aflição, rs) de ver o caudex ficando apertado no vaso. Além do que estava precisando trocar o substrato.


Detalhe do caudex antes do transplante, de frente

Detalhe do caudex antes do transplante, de costas

Bom, primeiro passo é soltar o torrão do vaso sem danificar a planta. Como o substrato que eu estava usando estava meio compactado, estava com medo de machucar minha adenium. Se fosse no vaso de plástico é fácil, só dar uns apertões que o torrão sai. No vaso de barro é só encharcar bem a terra e depois puxar.


Vaso encharcado com água pra puxar o torrão

Torrão retirado com sucesso!

Depois de retirado o torrão, eu lavo com a mangueira dando esguinchos com a água bem forte para lavar todo o entremeio das raízes e ver em que tamanho está.


A foto ficou meio embaçada mas acho que dá pra ver bem as raízes bem limpinhas

Raízes totalmente limpas. Reparem a parte mais clara que era a raíz que estava debaixo do substrato.

Depois de limpar as raízes, vamos ao preparo do substrato. Cada produtor tem sua própria receita. O fato em comum é que o substrato seja bemmmm drenável. Eu optei por fazer uma misturinha com terra preta (condicionador de solo para jardineiras da Forth) -  (não estou fazendo propaganda, simplesmente é uma terra que uso e gosto bastante) ; fibra de coco moída e um substrato próprio pra orquídeas que tem casca de pínus triturada, vermiculita e carvão mineral triturado. Ah, também coloquei um pouco de fertilizante natural farinha de ossos com torta de mamona. Obs: não tenho uma medida, fui fazendo no olho. O importante é ter mais material drenante do que terra.
O aspecto ficou assim:




Sobre esse substrato pra orquídeas, achei bem caro. Por 1 kg paguei R$ 12,00 (sendo que o saco de 20 kg de terra preta pago R$ 15,00). Pode ser que em outros lugares seja mais barato, mas acho que não vai variar muito o preço seja de uma marca para outra, pois os componentes usados são mais caros mesmo. Mas eu acho que fica bem mais em contra comprar os ingredientes separados e montar essa mistura. Se você quer praticidade, esse é o ideal; se não vai precisar de muita terra; agora eu como aproveitei pra refazer vários outros vasos de suculentas e cactos, da próxima vou comprar a vermiculita, carvão e pínus separado e montar.


Eu comprei esse pois foi a marca que encontrei, também não estou fazendo propaganda; é só pra mostrar quem tem dúvida.

Após colocar material drenante no fundo do vaso (pode ser pedras, argila expandida, pedaços de isopor, cacos de telha, etc.) e colocar o substrato misturado até o topo do vaso, é hora de encaixar a nossa adenium. Não troquei o vaso, só lavei bem. Quase que não deu pois o caudex está bem largo, a próxima vou ter que por em uma bacia.


Detalhe da parte mais clara das raízes: é a parte que estava dentro do vaso e agora vai ficar pra fora.

Dá pra perceber na foto acima que subi uns 2 dedos de raíz. Geralmente é isso aí que cresce durante um ano. 

Depois de encaixá-la no vaso, vamos completar os buracos das raízes com mais substrato para que ela fique estável. Se precisar apoie a planta com palitos de churrasco.






Completando as raízes com substrato

Depois de completar os buracos com substrato, regue bastante pra planta se acomodar e o substrato assentar no vaso, deixando a planta estável.



Depois de regada e estabilizada no vaso

Aí está nossa belezinha feliz com substrato novo e mais raízes expostas!




Detalhe do caudex depois do transplante

Alguns dias depois, é normal se as folhas amarelarem e caírem. Não se desespere! Toda planta fica frágil depois do transplante. É só deixar ela mais em um cantinho com pouco sol até se readaptar, daí uns 15 dias! Aqui pelo menos já tem 4 dias e nem as flores nem as folhas caíram!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...