domingo, 17 de abril de 2016

Transplante de Rosa-do-deserto (Adenium obesum)

Quero mostrar para vocês o passo-a-passo do terceiro transplante da minha rosa-do-deserto desde que a comprei. Lembrando que já fiz um post aqui no blog sobre como cuidar dessas lindas, clique aqui para ver.

Primeiramente é importante dizer que é fundamental fazer isso uma vez ao ano, principalmente se ela está em vaso. Porquê? Porque as raízes, chamadas caudex, crescem dentro do vaso e começam a ficar apertadas lá dentro; além do que a beleza desta planta além das belas flores é ter um belo caudex. E para ter um belo caudex é preciso fazer este procedimento. Sem medo e sem culpa! É igual poda, dói mas é necessário!


Essa é a minha adenium antes de transplantar. Reparem que as raízes estão quase alcançando a borda do vaso.




A foto acima mostra a planta antes de ser desenvasada; notem que ela está florida. Penso que o ideal é esperar a floração acabar para fazer o transplante, mas eu não agüentei pois a floração demora bastante e já estava me dando gastura (alguém entende de mineirês? se não, significa aflição, rs) de ver o caudex ficando apertado no vaso. Além do que estava precisando trocar o substrato.


Detalhe do caudex antes do transplante, de frente

Detalhe do caudex antes do transplante, de costas

Bom, primeiro passo é soltar o torrão do vaso sem danificar a planta. Como o substrato que eu estava usando estava meio compactado, estava com medo de machucar minha adenium. Se fosse no vaso de plástico é fácil, só dar uns apertões que o torrão sai. No vaso de barro é só encharcar bem a terra e depois puxar.


Vaso encharcado com água pra puxar o torrão

Torrão retirado com sucesso!

Depois de retirado o torrão, eu lavo com a mangueira dando esguinchos com a água bem forte para lavar todo o entremeio das raízes e ver em que tamanho está.


A foto ficou meio embaçada mas acho que dá pra ver bem as raízes bem limpinhas

Raízes totalmente limpas. Reparem a parte mais clara que era a raíz que estava debaixo do substrato.

Depois de limpar as raízes, vamos ao preparo do substrato. Cada produtor tem sua própria receita. O fato em comum é que o substrato seja bemmmm drenável. Eu optei por fazer uma misturinha com terra preta (condicionador de solo para jardineiras da Forth) -  (não estou fazendo propaganda, simplesmente é uma terra que uso e gosto bastante) ; fibra de coco moída e um substrato próprio pra orquídeas que tem casca de pínus triturada, vermiculita e carvão mineral triturado. Ah, também coloquei um pouco de fertilizante natural farinha de ossos com torta de mamona. Obs: não tenho uma medida, fui fazendo no olho. O importante é ter mais material drenante do que terra.
O aspecto ficou assim:




Sobre esse substrato pra orquídeas, achei bem caro. Por 1 kg paguei R$ 12,00 (sendo que o saco de 20 kg de terra preta pago R$ 15,00). Pode ser que em outros lugares seja mais barato, mas acho que não vai variar muito o preço seja de uma marca para outra, pois os componentes usados são mais caros mesmo. Mas eu acho que fica bem mais em contra comprar os ingredientes separados e montar essa mistura. Se você quer praticidade, esse é o ideal; se não vai precisar de muita terra; agora eu como aproveitei pra refazer vários outros vasos de suculentas e cactos, da próxima vou comprar a vermiculita, carvão e pínus separado e montar.


Eu comprei esse pois foi a marca que encontrei, também não estou fazendo propaganda; é só pra mostrar quem tem dúvida.

Após colocar material drenante no fundo do vaso (pode ser pedras, argila expandida, pedaços de isopor, cacos de telha, etc.) e colocar o substrato misturado até o topo do vaso, é hora de encaixar a nossa adenium. Não troquei o vaso, só lavei bem. Quase que não deu pois o caudex está bem largo, a próxima vou ter que por em uma bacia.


Detalhe da parte mais clara das raízes: é a parte que estava dentro do vaso e agora vai ficar pra fora.

Dá pra perceber na foto acima que subi uns 2 dedos de raíz. Geralmente é isso aí que cresce durante um ano. 

Depois de encaixá-la no vaso, vamos completar os buracos das raízes com mais substrato para que ela fique estável. Se precisar apoie a planta com palitos de churrasco.






Completando as raízes com substrato

Depois de completar os buracos com substrato, regue bastante pra planta se acomodar e o substrato assentar no vaso, deixando a planta estável.



Depois de regada e estabilizada no vaso

Aí está nossa belezinha feliz com substrato novo e mais raízes expostas!




Detalhe do caudex depois do transplante

Alguns dias depois, é normal se as folhas amarelarem e caírem. Não se desespere! Toda planta fica frágil depois do transplante. É só deixar ela mais em um cantinho com pouco sol até se readaptar, daí uns 15 dias! Aqui pelo menos já tem 4 dias e nem as flores nem as folhas caíram!


17 comentários:

  1. Que engraçado, tem que ficar com as raízes para fora!
    Não tenho experiência nenhuma com esta planta, nunca sequer vi uma "ao vivo". Bem interessante!
    (A propósito, ri muito com a "gastura". Ai, que saudades dos meus amigos mineirinhos!)

    ResponderExcluir
  2. Um dia me arrisco com rosas do deserto. São lindas!

    ResponderExcluir
  3. Posso transplantar e podar ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  4. Linda ... Eu queria muito ter uma faz muitos anos... Estou com minha primeira mudinha ❣️ Dizem que não é fácil de cuidar ... Espero que ela vingue... Vou pegar todas as dicas aqui no seu blog !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu acho bem fáceis de cuidar, ao contrário das suculentas que são bem melindrosas! Se a muda for muito pequena aí sim tem que ter mais um pouco de cuidado. Mas comprando já adulta é bem tranquilo.
      Abraços

      Excluir
  5. olá, boa tarde. meu nome é Orlando, moro em Cáceres - MT, cultivo rosas do deserto e usava substrato misturado com terra preta, morreram bastante com a podridão na raiz, agora troquei a terra pelo substrato comprado em sacos, e as folhas estão amarelando todas, será que elas sentem essa mudança ou pode ser alguma doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      É normal sim elas sentirem o transplante e amarelarem as folhas e caírem, não se preocupe, ela se recuperará. Se as folhas amarelarem e derem pintas pretas sem ter mexido nela, pode ser fungos. Use um fungicida sistêmico de vez em quando. Eu uso Cercobin.
      Abraços

      Excluir
  6. Plantei minhas rosas no chão direto, porque moro na roça, se desenvolveram bem porque a terra é arenosa, porém quero retirá las e colocá -las no vaso.devido à chuvas voluosas e enxurrada suas raízes laterais ficaram expostas e são imensas. Como faço? Se não as retirar não cabeção em caso algum. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tire sem medo da terra e plante no vaso, não tem muito segredo. Se tiver muitas raizes laterais pode cortar, deixar cicatrizar uns dias fora da terra e depois plantar normalmente.
      Abraços

      Excluir
  7. Preciso retirar minhas rosas e colocá-las em vasos.por consequência de intensas curvas e consequentes enxurradas, vi que uma têm raízes laterais imensas pois estão no chão.se não forem retiradas estas raízes, a planta não caberá em caso algum, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Excelente dicas, principalmente a DAS raízes acima da terra. Parabéns pela explanação, dedicação e qualidade das fotografias .

    ResponderExcluir
  9. Eu amo toda do deserto tô com 15 e pretendo ter mais,p meu sonho é ter uma da flor preta,mas na mi há cidade volta redonda RJ até hoje não achei pra comprar.aprendo com vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que o blog te ajudou! Vc pode encontrar adeniuns de várias cores nesse site: www.apoloniagrade.com.br
      Abraços!

      Excluir
  10. mestre olá. eu era fã e queria uma adenium. comprei e transplantei no outro dia. eu acho que deveria ter esperado ela se ambientar novamente neh, mas eu estava ansioso queria ver ela no meu jardim e transaplntei do vaso para a terra do jardim. algumas fokhas estao amarelando. estyou muito agoniado e preocupado. alguma dica ? obrigado e parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Com o transplante é normal que ela perca as folhas ou amarelem! Elas sentem um pouco quando mexemos nas raizes, mas é normal. Logo logo ela estará com folhas novas e verdinhas!
      Abraços

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!