quinta-feira, 30 de junho de 2016

Como fazer uma gaiola de suculentas

Eu tenho uma gaiola de metal, dessas que se compra em lojas de decoração e floriculturas. Tem uns 3 anos e já plantei várias vezes e sem muito sucesso. Depois de ver o video de uma amiga querida do facebook consegui plantar as suculentas sem que elas ficassem frouxas e agora está bem bonita. No final do post vou colocar o link para o vídeo dela, ok?


Minha gaiola toda detonada e com as plantas feias

Já vou avisando que não é uma coisa que se diga: nossa, como ficou maravilhosa essa gaiola! Mas do que era antes achei que ficou até boa, rs. Esqueci de dizer acima que antes eu não conseguia com que ficassem seguras as plantas porque usava musgo esfagno seco pra fixar. Mais uma coisa: não indico colocar muitas plantas. Já fiz e fica bem difícil de fixar, principalmente uma em cima da outra, que pode acabar despencando. Por isso a minha ficou meio espaçada, mas espero que com o tempo as plantas cresçam bem e fique mais harmonioso. Bom que desocupei um tanto de vasinhos, rs.

Quero também pedir desculpas pela qualidade das fotos. Parece que ficou meio sombreado e acabou que saíram meio desfocadas. Mas vamos lá.

Qual é o segredo para as plantas ficarem bem seguras?




Simmm, fibra de coco! Então o principal ingrediente que você vai precisar vai ser a fibra de coco. E o que mais?

- Palitos de churrasco;
- Substrato bem leve, de preferência com vermiculita, que deixa o substrato além de mais leve, mais úmido por mais tempo;
- Suculentas, de preferência echeverias com o pescoço (caule) bem comprido;
- Telinha de galinheiro ou pedaço de manta bidim ou tecido TNT


Plantas que tirei da gaiola que já tava feia

Talvez eu use na renovação da gaiola, veremos

Abaixo a gaiola vazia - ela tá bem detonada porque já está bem usada, mas no final verão como vale a pena reciclar! - E no fundo coloquei um pedaço de tela de galinheiro, essa de plástico, para dar uma segurada na fibra de coco. Ai você pode usar o que tiver na mão: a manta bidim, o TNT..


Próximo passo: coloque uma boa quantidade de fibra de coco no fundo, depois um pouco de substrato:



Depois coloque a fibra em volta de toda a gaiola mais uns 2 dedos:




Comece encaixando as suculentas entre essa camada de fibra e a terra embaixo:




Aperte o caulezinho da suculenta na terra abaixo e jogue mais um pouco em cima dela e aperte mais:




O que eu quis dizer quando é melhor usar a suculenta com o pescoço mais comprido:


Fica bem mais fácil de encaixar na gaiola

Se achar necessário, apoie a suculenta com um palito de churrasco, deixe lá por um mês até que a planta esteja enraizada:


Depois de encaixar todas, joguei mais substrato por cima de todas e apertei bem.

Depois de encaixar todas as que quis, coloquei aquelas pendentes que tinha retirado antes e coloquei por cima do substrato. Com o tempo elas vão enraizar e cair para os lados:



Depois de fechar a gaiola, coloquei dos quatro lados esses trecos (onde tá a seta vermelha) de fechar saco, sabe? Não sei o nome, rs. Porque não confio só nesse fecho da gaiola; como fica um pouco pesado, tenho medo de despencar.




Por fim dê uma boa regada, de preferência de mangueira, para que as plantas se assentem e fiquem mais firmes no substrato e na fibra. Ficou assim:






Não coloquei na parte de trás porque não vai pegar sol, mas se na sua casa pegar, pode colocar.






Aconselho regar de dois em dois dias nos lugares muito secos e quentes, que é o meu caso, até que o tempo fique mais úmido, aí sim uma vez na semana.

Abaixo vídeo da amiga Tânia Campos explicando como ela faz as gaiolas maravilhosas dela. Aproveite para acessar o canal que tem outros vídeo com tutoriais legais!



2 comentários:

  1. Olá Camila
    Acho lindo as suculentas na gaiola, mas ainda não me arrisquei a fazer, que gaiolas mais caras cruz credo kkkkkk, ficou linda.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda amei a dica, obrigada pela visita, tenha uma semana maravilhosa.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!