quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O que é mato e o que não é?

Já pararam pra pensar nisso? Se formos julgar mato como uma planta que fica largada lá no meio do "mato", hehe, então todas são, pois todas um dia estavam lá no meio do "mato" e foram trazidas à civilização. Ao longo do post, vou colocar fotos de plantas que fotografei pelos matos da vida.


Um tipo de ipoméia arbustiva, em id




Lantana "do mato" conhecida como erva-cidreira-brasileira e falsa-melissa - Lippia alba

Vejam só essa foto acima. É uma plantinha da família das lantanas que achei nas minhas andanças pelos matos. É comum encontrar lantanas à venda nas floriculturas. Essa estava espalhada pelo local e os frutos são bem peculiares, parecem cachos de uvas. As folhas são bem diferentes das "comuns" que compramos. Então qual a diferença entre ser "do mato" e ser ornamental?

Com a dica de um leitor do blog, achei a identificação correta e estou retificando aqui. A Lippia alba é extremamente medicinal! Saiba mais clicando aqui.


Margarida do mato ou girassol-mexicano - Tithonia diversifolia , extremamente cheirosa e atrai muitas abelhas! É também muito medicinal. Clique aqui pra saber mais (você acha pra comprar sementes da Feltrin)

Fui em busca de definições, e no dicionário temos estas:


* Significado de Mato - s.m.Conjunto de pequenas plantas agrestes.Terreno onde crescem essas plantas.[Brasil] O campo, o interior, a roça (por opos. à cidade).

Então começamos entendo que são plantas agrestes, rústicas; plantas que conseguem sobreviver em vários tipos de solos sob várias condições; plantas resistentes.


Ipoméia alba. O mato está nos olhos de quem vê

Percebam a planta acima. Belíssima trepadeira, como todas as ipoméias. É comum em terrenos baldios. Mas porque não usar como ornamental? Sim, já vi em jardins e treliças, por sinal, belíssimos. Amo plantas de mato principalmente por esse motivo: são rústicas, resistentes. As plantas de estufa geralmente são híbridas e criadas com excesso de cuidado, adubo, hormônios. Com isso são muito frágeis quando levamos pra casa e por isso a grande reclamação e dúvida de porque pouco tempo depois a planta morre.


Merremia sp. Trepadeira da família das ipoméias

O cuidado que devemos ter com as plantas de mato é que geralmente são invasoras; o que significa?

De acordo com a Wikipedia:

"(...) seguindo a Convenção sobre a Biodiversidade, por espécie invasora entender-se-á aquela que, oriunda de certa região, penetra e se aclimata em outra onde não era encontrada antigamente, prolifera sem controle e passa a representar ameaça para espécies nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas que vai ocupando e transformando a seu favor."

Geralmente produzem muitas sementes e se espalham descontroladamente no ambiente. Quem nunca viu uma dessas abaixo por aí?


Ipoméia "do mato"

Eu sou uma grande admiradora dessas belezas ignoradas. Costumo coletar sementes e plantar em casa. Como é um ambiente fechado, sem matas ou plantações por perto, não vejo problema. Eu tenho a pretensão até de dizer que ter espécies desse tipo no jardim seja benéfico pro pequeno ecossistema da sua casa, pois como são mais resistentes a pragas, elas costumam atrair mais as danadas praguinhas e deixar as suas ornamentais em paz.


Essa é famosa nos passeios mal cuidados. Flor-do-guarujá ou Turnera ulmifolia

Dá lindos canteiros. A única coisa desfavorável que vejo nela é que as flores só ficam abertas durante a manhã

E você, com certeza tem um matinho favorito em casa! Deixa nos comentários! 


Mentrasto - Ageratum conyzoides - Medicinal, para saber mais clique aqui

Florzinha linda da dormideira ou maria-fecha-porta ou Mimosa pudica.

Este tipo de tagetes, ou cravo-de-defunto é  muito cheiroso e muito comum em matos

Interessante notar que os matos tem um grande potencial de plantas-comestíveis-não-convencionais, os PANCs (não sabe o que é? Acesse o blog Come-se para aprender muito!) e plantas medicinais desconhecidas do grande público.


Cardo-santo ou Argemone mexicana L.

Olha essa planta acima. É muito linda, e também muito espinhuda. Difícil coletar sementes, quem diga mudas! Mas é extremamente medicinal. Para saber mais clique aqui.

Um exemplo de mato que é uma PANC, a portulaca ou beldroega -  Portulaca umbraticola e Portulaca oleracea é muito comum em calçadas e matos e também nos nossos jardins. Aqui uma receita com elas. É também medicinal.





E muitos matos são também atrativos para abelhas e beija-flores, como o cordão-de-frade ou Leonotis nepetaefolia que também é medicinal e os beija-flores amam!


Cordão-de-frade



E assim vai. Segue mais algumas fotos de matinhos lindos, sem identificação.




Gervão-roxo (Stachytarpheta jamaicensis) - Espécie atrativa para beija-flores e muito medicinal. Para saber mais clique aqui


Mamona vermelha. Conhecem?





Não acreditei quando vi, passando por uma grande área de terreno baldio. Parei o carro na hora e fui fotografar e colher sementes. Já faz um tempo e me enrolei com as mudas e não foi pra frente. Preciso voltar lá e pegar mais. É usada como ornamental e as sementes são vendidas bem caras por aí. Como a mamona comum, ela é tóxica, apesar de a comum ser usada para fins farmacêuticos e medicinais. Medo de ter em casa? A não ser que você tenha crianças ou animais que mexem nas plantas, não vejo problema. Todas as plantas são tóxicas dependendo da quantidade ingerida. Mas me fala se não é a coisa mais linda da vida?


Ludwigia sp. Outro arbusto que encontramos no mato, enchem de flores amarelas, lindo.

Conhecem o cipó-de-são-joão - Pyrostegia venusta?




A foto está meio ruim, mas foi tirada de um muro bem alto de uma casa que saía em um terreno... só pra ter uma idéia da beleza desta planta.

Eu vejo muito dela aqui no cerrado em beira de estrada. Além de linda, é atrativa para beija-flores e medicinal.

E para finalizar...


Celósia

Quem nunca viu uma dessas em beiradas de muros? Se alastra horrores porque dá muitas sementes, mas é linda e muito atrativa da beija-flores.