terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Como ter sucesso com as violetas

Há um tempo atrás publiquei dois posts sobre minhas violetas, que eu estava fazendo uma experiência com elas na chuva. Se você não viu, clique aqui para ler o primeiro post, inclusive que explico porque a água da chuva é melhor que a da torneira; e clique aqui para ler como as violetas ficaram depois de um bom tempo na chuva. E ainda clique aqui para ver o post completo sobre violetas e tudo o que você precisa saber sobre elas.


Duas das minhas violetas lindas depois de meses de chuvas


Todos sabemos que é propagado que as violetas não gostam de água nas folhas. Mas eu consegui reverter esse mito. Como eu sempre digo nos meus posts, eu gosto de cultivar as plantas com condições ao máximo parecidas com seu habitat natural. E as violetas assim como todas estão expostas a chuva em seu habitat. E como não gostaria de água nas folhas?


Mais duas de minhas violetas na chuva com pendões de flores

Percebam como as plantas estão saudáveis! Com as folhas verde-vivo; durinhas, espigadinhas e ainda por cima saindo pendões de flores e inclusive mudas.





Notem que eu nem mudei de vaso e nem troquei o substrato. Nem adubei também. Inclusive quero testar um substrato próprio para violetas que é vendido no mercado e vir contar para vocês. Também comprei um adubo próprio para violetas, que vou aplicar com o substrato novo e trocar o tamanho dos vasos também, para as mudas crescerem bem e o vaso ficar cheio.


Adubo para testar

No post sobre a água da chuva vocês vão entender porquê as violetas estão bonitas assim, só já adianto e resumo que é pelo nitrogênio da água da chuva que é distribuído na terra de modo diferente do que nos adubos.


Pendão de flor

Pendão de flor

O que eu concluo é que elas não gostam de água da torneira. Principalmente aqui na minha cidade, a água é excessivamente clorada, que chega a sair branca em certas horas do dia. Mesmo deixando a água descansar, não teria as mesmas propriedades da água da chuva. Não sei, pode ser que esta água da torneira também tenha uma tendência a evaporar mais devagar nas folhas e aquilo acumular e fungar. Só sei que elas estão tomando toda essa chuvarada há uns 3 meses e vão muito bem, obrigada.

Agora o que é divulgado e não temos como refutar é que elas gostam de sombra com luz indireta. Se não tomar uma luz filtrada elas não florescerem e não ficam verdinhas.


Onde minhas violetas moram

As minhas violetas ficam em um toco de árvore já morta onde coloco outras plantas de sombra. Nesse local tem uma sombra do meu pé de amora, então o sol é filtrado; não chega a ficar escuro, somente a luz fica bem filtrada e fraquinha, do jeito que elas gostam, assim como as samambaias. E é fato que gostam de substrato úmido mas não encharcado. O substrato tem que ser bem drenável e uma camada de drenagem bem grossa no fundo do vaso. No meu caso ela ainda está com o substrato que veio do mercado então a chuva passa direto ali sem empoçar. Como estão meio penduradas, a água passa direto também, sem estarem num pratinho, por exemplo, onde a água pode acumular.


Violetas felizes

Conclusão: super recomendo deixar na chuva. Mas lembre-se: devem estar na sombra com luz indireta para não queimarem; debaixo de uma árvore seria o ideal. Colocar em um vaso bem drenado e com substrato leve, com casca de pínus, fibra de coco ou pedriscos. Ela gosta de estar sempre úmida mas sem estar encharcado.