segunda-feira, 6 de março de 2017

Multiplicando suas suculentas

Neste post eu falei sobre como fazer mudas de suculentas, todas as formas possíveis. Hoje vou focar somente no corte e mostrar algumas das minhas mudinhas por folhas. 

Antes de começar gostaria de dizer que estou vendendo algumas suculentas da minha coleção. O álbum de vendas está aberto no meu facebook e você pode acessar clicando aqui. Se não conseguir por esse link, procure pro Camila OB e acesse meus álbuns. Daí é só seguir as regras que estão escritas no topo do álbum!

Mudinhas feitas a partir das folhas



Replicar suculentas é mais fácil do que você imagina. Nos seus vasos é capaz que já tenha várias mudinhas de folhinhas que caíram sem você ver. Elas brotam muito rápido.


Mudinha saindo da folha
E não tem segredo, é só destacar a folha com cuidado da planta e por em cima da terra. Não precisa de nenhum cuidado. Ela vai soltar o broto e depois as raízes e se desenvolver. As vezes solta raízes primeiro.

Folhinhas com mudinhas já grandes de Graptopetalum paraguayense

Alguns produtores deixam as folhas soltarem as mudas sem por na terra; só plantam depois que a mudinha já está formada. É que a nova plantinha se nutre da folha-mãe até secá-la totalmente. Se deixar na terra como eu fiz a folha mãe não chega a secar e se desenvolve junto com a nova mudinha.


Mais mudinhas por folhas
É frequente a gente esbarrar nas sucus e despetalar toda. Então é só sair espalhando as folhas pelos vasos. Nem precisa vigiar, quando você ver já tem uma plantinha nova.


MUDAS PELO TRONCO



Quando passamos a faca com gosto nas suculentas, principalmente nas echeverias, estimulamos a brotação lateral onde saem muitas mudas. Não precisa fazer nada depois da decapitação. É só deixar a planta original onde está que ela irá brotar. Depois quando as mudinhas estiverem grandes e até saindo raízes, pode plantar separadamente.


Broto saindo a partir da base de uma folha



O interessante na decapitação é que não se corte abaixo de toda a planta. No meu caso eu cortei pois estavam muitos pescoçudas e perdendo a forma. Daí plantei a roseta e deixei os troncos para sair mudas. Vejam esse esquema:




O ideal então é cortar a roseta deixando algumas folhas pra trás, no caso de querer reproduzir. No meu caso que queria mais deixar a planta compacta, deixei o tronco pra ver se saíam mudas. Mas já tive experiência em que o tronco simplesmente morria sem sair nada, como diz no esquema.

E olha que mais interessante nesse quadro é que cortando o miolo da planta, você elimina o ápice de crescimento. Então vai estimular várias brotações juntas neste local formando as famosas plantas cristatas.


Daqui uns dois meses estará pronta para ser retirada do caule

Vejam esta crassula: estava muito lenta o desenvolvimento, então decapitei deixando pra trás algumas folhas e ela começou a soltar brotos laterais.



A roseta que foi decapitada da planta acima

Os seduns geralmente são plantas que soltam muitas raízes ao longo dos pequenos caules, então qualquer mudinha que caia nos vasos vão se alastrar facilmente.


Sedum lindo

Mudinha crescendo no vaso logo abaixo de pequenos pedaços que caíram

Essas mudinhas abaixo foram colhidas de brotações laterais da planta mãe, mas sem que houvesse decapitação. Simplesmente elas nascem por debaixo das mães e então é só destaca com a unha ou vir com uma tesoura e planta direto na terra. Logo ela cria raízes. Percebam as folhinhas soltas onde deixo para formar novas mudas.




Aqui vemos mais uma muda saindo do caule com algumas folhas deixadas para trás. Elas costumam se formar grudadinhas nas folhas antigas. Eu já podia destacar e plantar, mas vou deixar crescer mais um pouco.




Abaixo vemos mudinhas que foram destacadas de um caule que foi decapitado.





Abaixo uma rosinha-de-sol variegata saindo mudas em toda a planta depois que foi podada.




Abaixo algumas mudas que foram feitas a partir de pendões que estavam saindo de cima das echeverias. Algumas continuam crescendo pra cima e geram pendões florais, outras geram plantas normais.




Esse pendão estão saindo flores

Quer saber mais sobre suculentas? É só ir no menu lá em cima, abaixo do logo do blog e clicar no item "Suculentas". Irão aparecer todas as postagens sobre o tema! Divirta-se!

8 comentários:

  1. Oie! tudo bem?

    como você faz a rega das mudinhas?

    eu não consigo brotar nenhuma mudinha a partir de folha em casa :(

    as folhas acabam secando sem brotar nadinha... tem algo na terra sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Geralmente eu largo as folhas em cima de outros vasos que já tem plantas, então não dou muita atenção sabe? Quando vejo já estão brotando! Mas eu rego normal junto com a planta que está no vaso!
      Tem algumas plantas que são mais chatas de brotar por folhas mesmo! Mas será que as suas estão pegando muito sol?
      Abraços

      Excluir
  2. Camila parabéns pelo trabalho. Convido para que conheça também meu trabalho. Bjs. http://www.plantarflores.com.br/2017/03/acianthera-pectinata-lindl-pridgeon.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada e já estou indo ver seu trabalho!
      Abraços

      Excluir
  3. Oi moça, conheci seu blog hoje, e estou achando maravilho! Amo gatos e plantas também e agora estou alucinada com suculentas haha será que você sabe se: Existe de verdade suculenta azul(bem azul claro) ou é photoshop haha? As sementes do Aliexpress brotam? Acabei de comprar 2k de sementes! Lindo seu trabalho e amor as plantas (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que está gostando do blog! Então, essas suculentas azuis são photoshop sim e infelizmente as sementes do Ali são tudo mato =(. Existem sim vendedores sérios de sementes lá mas tem que saber de recomendação de outra pessoa que já tenha comprado. Elas até brotam mas nascem outras coisas!
      Abraços!

      Excluir
  4. Por que alguns caules não dão novos brotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é preciso cortar no meio e deixar algumas folhas no caule pra estimular a brotação. Realmente algumas plantas quando a gente decapita na base e deixa só o tronco ela seca e morre.
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!