quinta-feira, 30 de março de 2017

Porque algumas suculentas morrem depois de florescerem?

Quem tem suculentas há algum tempo já está acostumado a que algumas espécies morrem depois da floração, deixando filhotes em volta, como as agaves. O jeito é cortar rapidamente o pendão tão logo ele se forme. Mas acalme-se. Não precisa sair cortando todos os pendões! Apenas algumas plantas isso acontece. Também se quiser apreciar a floração, não há problema algum. A mãe deixará muitos filhotes ao redor e sementes, perpetuando a espécie.

A maioria podemos cortar o pendão floral para que a planta não gaste tanta energia com a formação de flores e sementes. Se for deixar florir, dê uma adubação reforçada á sua planta para que no final ela não fique fraca, até podendo vir a morrer sim, mas nesse caso não deixará filhotes pois não era o seu caso.


Agaves no auge da floração. Quando o pendão secar e sobrar só as sementes, a planta-mãe morre e deixa só os filhotes.
Fonte da imagem


Mas porque isso acontece com umas e outras não? Algumas suculentas são monocárpicas. O que é isso?  São plantas que florescem e dão frutos apenas uma vez na sua vida. Podem viver anos sem florescer. Além das agaves, algumas bromélias e palmeiras estão nesse caso.

Então pode ser que isso aconteceu com você e achou que cultivou errado não é? Vamos ver algumas suculentas em que acontece isso:

Sempervivuns

Fonte da foto
Depois de florescer:

Fonte da foto

E os bebês depois da morte da mãe:



O site de onde tirei essas fotos está falando exatamente do mesmo tema que eu aqui mas em inglês, Pra quem quiser conferir: https://www.succulentsandsunshine.com/what-are-monocarpic-succulents/

Os aeoniuns também são monocárpicos:

Fonte da imagem

Fonte da foto

Floração dos aeoniuns:


Fonte da imagem

Excelente artigo em inglês sobre plantas monocárpicas:

Gostei muito desse artigo porque parece que não há um consenso entre os botânicos de quais plantas incluídas na lista de monocárpicas são realmente monocárpicas ou falsas monocárpicas. E dentro desse grupo podemos incluir também plantas anuais, bianuais ou perenes. Assunto pra outro post.

Outras:


Greenovia
Fonte da imagem

Todas as kalanchoes
Fonte da imagem

Orostachys. Não é a toa que soltam tantos filhotes! Na foto, em floração.
Fonte da imagem
Conheça nossos outros artigos sobre suculentas:








2 comentários:

  1. Olá,
    Deixei um comentário em um post antigo...pode me ajudar? http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/2016/04/15-super-dicas-para-ter-suas-suculentas.html
    E pergunta: Tenho uma lavanda...notei que ela parece ter estacionado mas estou em duvida, é a segunda florada dela, agora que coloquei no sol ela saiu várias flores porém uma saiu defeituosa e achei que ela tinha sido atacada por bicho porque, vi um bichinho nela, dai vi uns pontinhos estranhos e um negócio meio gosmento e num dia apliquei SBP dai depois no dia seguinte apliquei calda de fumo pronta...dizem ser natural mas é liquido...dai muitas folhas ficaram pretas e cairam, outras ficaram amareladas...agora eu to evitando espirrar aguá nas folhas e deixo ela no sol sem dó...mas o sol no outono tá virando então ela só pega sol no maximo duas horas...dai que, to vendo se nasce novas folhas e parece que ela ta bem mas to em duvida...como posso saber se ela ta bem mesmo ou não? nos galhos que caiu as folhas não tá nascendo nada principalmente em baixo, em baixo perto do tronco tá vazia e notei algo que parecia uma mordida ou buraco...to preocupada, to tentando nem pensar mas e se ela tiver algo? o que faço? algumas folhas bem poucas enrolaram, mas achei que é porque nasceram muito juntas de outras...e agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, difícil saber sem ver a planta... se puder me enviar as fotos, entra lá na página do facebook do blog https://www.facebook.com/diariodeumasementeira/ e me envia por mensagem. Se não tiver face, me envia por email: camila.batalhone@gmail.com.
      Ah, e não se deve aplicar SBP nas plantas, é muito forte e as queima... há outros defensivos melhores no mercado como Dimmy Pronto e Resolva.

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!