sábado, 15 de setembro de 2018

Echeverias com carúnculas: o que são?





Hoje me deparei com um texto interessantíssimo no facebook de uma página argentina sobre as suculentas que apresentam carúnculas, que são essas verrugas nas folhas. Não pude deixar de fazer esse post pra vocês, pois é raro acharmos informações assim em português, e o texto estava em espanhol. Vou traduzi-lo aqui e adaptá-lo com mais informações e no final terá os créditos.


Minha Echeveria gibbiflora carunculata, carinhosamente chamada no Brasil como "verruguenta"




Todos os híbridos de Echeverias que nós conhecemos e que apresentam carúnculas, tem uma única origem de todas as espécies do gênero: a Echeveria gibbiflora 'carunculata', uma *cultivar, clone selecionado especialmente por Dick Wright*.

O que é um cultivar? De Wikipedia:

"Cultivar é a designação dada a determinada forma de uma planta cultivada, correspondendo a um determinado genótipo e fenótipo que foi selecionado e recebeu um nome único e devidamente registrado com base nas suas características produtivas, decorativas ou outras que o tornem interessante para cultivo. O cultivar deve apresentar em cultura, e manter durante o processo de propagação, um conjunto único de características que o distingam de maneira coerente de plantas semelhantes da mesma espécie."

Quem é Dick Wright?

Não encontrei muita coisa, somente que foi um importante hibridizador de suculentas desde 1958, e a maioria das híbridas com identificação que conhecemos vieram dele. 

Continuando:

As carúnculas são protuberâncias que aparecem nas folhas como verrugas e são mais visíveis quando a planta atinge a maturidade ou está estressada. Muitos anos atrás, a espécie E. gibbiflora sofreu uma mutação, que produziu a mudança na forma de suas folhas originais, fazendo o que nós conhecemos hoje como "carúnculas". Devido ao seu apelo visual, foi nomeado como um cultivar.


Echeveria gibbiflora original, em seu habitat natural, no México
Fonte da foto

Ao longo do tempo, observou-se o aparecimento de carúnculas em plantas tais como E. Runyonii 'Topsy Turvy', E. nodulosa e E. gibbiflora "comum" entre outros, mas com uma importante diferença: estas "verrugas" não são mantidas durante muito tempo como na  cultivar E. gibbiflora 'carunculata', mas eles aparecem e desaparecem em curto prazo, de modo que podemos dizer que não são estáveis.

 
Echeveria nodulosa com carúnculas, batizada de "Maruba"
Foto by Pinterest

O autor Gordon Rowley, no qual fui pesquisar e tem vários livros sobre cactos e suculentas (não em português claro, e nem se acha no Brasil, só importando) tem um livro interessantíssimo e que já estou em pulgas para comprar, chamado "Teratopia". Neste livro ele descreve várias mutações em suculentas e cactos e diz o seguinte: que quanto ao assunto das verrugas, o autor argumenta que é uma mutação, e mostra uma imagem onde você pode ver o resultado de sementes de plantio obtidos a partir de auto-polinização de E. gibbiflora 'carunculata' em 1924: um quarto (¼) da prole mostra carúnculas em suas folhas até aquele momento.  


Foto do resultado do cruzamento da E. gibbiflora carunculata, mostrando 1/4 de carúnculas. Foto do livro Teratopia.

 
Livro Teratopia de Gordon Rowley, pode ser comprado na Amazon.com

Em conclusão, se vemos uma Echeveria apresentando carúnculas em suas folhas e não se trata de E. gibbiflora carunculata, podemos dizer que é um híbrido e que seus pais também; e mais: que suas carúnculas vieram de um primeiro antepassado que com certeza era a E. gibbiflora 'Carunculata'.



Belíssima ilustração de uma Echeveria gibbiflora, feita no século 17
Fonte

Texto baseado em original da página do facebook Echeverias en Argentina

2 comentários:

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!