Diário das minhas sementeiras!

Só quem é obcecado em plantar tudo quanto é semente que vê pela frente vai entender esse sentimento. Coisa mais linda de se ver, acordar cedo e constatar suas mudinhas sadias, crescendo, verdinhas! Semear é uma aula de paciência! É muito bom sentir aquela ansiedade de ver o broto saindo da terra, da plantinha crescer e a gente descobrir o desenho das folhas... todo dia é uma novidade! Adoro a expectativa, e as minhas plantinhas nunca me decepcionam! Expectativa maior é quando você planta uma semente que nem imagina o que é, porque pegou no chão na rua ou porque os passarinhos que frequentam o seu quintal trazem e deixam no chão, rss. Bora ver o que tem nas minhas sementeiras?


Brotinho da árvore escova-de-garrafa. Eu nem achei que ia germinar, mas aí estão! As sementes são minúsculas, estou preparando um post só sobre essas sementes, aguardem!

Tomates cereja 

Zínias

Margarida branca

Essa é de um arbusto que peguei no mato, linda, umas flores amarelas... as sementes são minúsculas também, os brotos idem, rss

Girassol

Girassol

Hissopo

Várias flores


Portulacas ou onze-horas

Balsamina, phacélia, mostarda....

Berçário "Só Deus sabe". Apelidei assim essa sementeira porque são um mix de "n" sementes que joguei aí. Um dia eu estava organizando umas sementes que estavam jogadas numa vasilha, e tinha muitas pequenas que fiquei com preguiça de separar, taquei tudo aí, agora é esperar pra ver o que é, rss. Adoro surpresas! \o/

Mudinhas já transplantadas das sementeiras. Tem aí cravinas, margaridas, camomilas, crisântemos

Temos aí lavatera, coléus, ficóide, petúnia, ageratum

Russélia - está é outra que as sementes parecem uma farinha... nem imaginei que fossem germinar! \o/

Crisântemo

Canna braziliensis - Biri

Gerânio

Sálvia salmão (sei que é salmão porque colhi as sementes das minhas sálvias, rss)

Quaresmeira! Essa é outra que as sementes são minúsculas e li por aí que a taxa de germinação era baixíssima... bom, a prova que germina está aí e não é impossível! =)

Várias apanhadas do mato. Tem espirradeira, ipoméias, acácia...

Althea - Um tipo de Hibisco MARAVILHOSO, tem foto dele por aí em algum post das flores de inverno =)

Quiabos - Vcs sabiam que ele é da família dos hibiscos? A flor é linda!

Funcho

Salsinhas

Camomilas

Mudinhas já transplantadas: balsamina, cravina, amendoim, gerânio...

Mudinhas já transplantadas: Celósias

Confete

Essa foi uma experiência que eu realmente arrisquei! Podei alguns pseudobulbos de uma orquídea minha e enterrei aí, e não é que tá brotando? Não entendo nada de orquídeas, fui na fé pra ver se dava certo =)

Comentários

  1. Eu sei bem que sentimento é esse e que legal , ver ser seu esforço ser recompensado.

    bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    adorei seu blog,
    se possível gostaria de saber o que você utilizou no substrato da sementeira, tento plantar aquelas flores que vem em saquinhos, mas os resultados são péssimos, dificilmente germinam e quando germinam morrem rápido. Se puder me dar umas dicas, ficarei muito agradecido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa! Seja bem-vindo! Então, depois de vários erros e acertos, cheguei à um método bom pra ter sucesso na semeadura. A maioria destas das fotos são de sementes de saquinho. Uma vez comprei um substrato próprio pra semear, mas achei péssimo. Era feito apenas de cascas de arroz e outras coisas; era leve, mas era mto seco e sem nutrientes. É importante que o substrato seja leve. Então faço uma mistura de 2 partes de terra vegetal pra uma parte de húmus e uma parte de substrato feito de plantas secas, aqui vendem com o nome de substrato mesmo. Para semear aquelas sementes que parecem um pó, vc só joga por cima da terra e regue bem, sem tampar com terra. Se ela for maiorzinha, ai pode enterrar e cobrir com uma camada fina de substrato. Regue bem e deixe em um lugar iluminado, mas sem sol direto. Isso é mto importante, pois se ficar em um lugar sombreado, as plantas estiolam, ou seja, crescem mto procurando luz e acabam caindo na terra e morrendo. Outro ponto crucial é regar todo santo dia. Mesmo que o substrato esteja úmido, regue todos os dias. Já perdi mta plantinha por conta de achar que estava mto molhado e ficar sem aguar. As sementes precisam de água para germinarem e mesmo depois que as mudas estiverem saindo, continue regando. Espero ter ajudado e boa sorte aí com a plantação =)

      Excluir
    2. Obrigado Camila, vou seguir suas dias. Mas uma vez parabéns pelo ótimo blog.

      Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...