Como plantar sementes

Este post era pra ter sido partido em dois, mas como acho que ia ficar muito descontinuado, resolvi deixar assim mesmo. É um pouco grande, mas espero que ajude.

Tenho visto muitas pessoas decepcionadas com plantação de sementes, pois não têm tido bons resultados. Pra quem está acostumado, parece uma atividade banal. Ou para quem vai começar, acha fácil: "ah, furo um buraco na terra, jogo a semente lá, cubro e rego de vez em quando, tá bom." No começo, eu também pensava assim. Algumas vezes deram certo, outras não. Fui buscar na internet e livros, segui regras. Umas deram certo, outras não. Então foi errando e acertando que fui aprendendo. Tinha vezes que atirava onde via e acertava onde não via e assim fui construindo métodos próprios, sem seguir muitas regras. Mas para se ter realmente sucesso nessa empreitada, nada melhor do que a experiência, errando e aprendendo com os erros. Muita coisa que via errado aqui e não sabia o que era errado, aprendi sozinha, pois não via solução nos livros e na internet. Então resolvi montar esse post, pois apesar de não seguir regras, há alguns fatores básicos que favorecem o sucesso da plantação, e quero dividir com vocês.

Princípio básico para quem quer plantar sementes

Tenha paciência. Algumas germinam em alguns dias, como as ornamentais. Outras demoram semanas e meses, como as árvores e frutas. Não desista daquele potinho de terra sem nada que você rega todos os dias. Pode ser que daqui dois meses você terá um lindo broto saindo de lá. Depois desse tempo se não germinar nada, dê uma revolvida na terra e veja se a semente está germinando. Eu faço isso pra ter certeza, pois algumas não estão viáveis. Tenho aqui brotinhos de caju que demoraram 2 meses; graviola 4 meses; nêspera, 4 meses. Então saiba esperar ;)

Brotinhos de olho-de-cabra - Abrus precatorius

Broto de Caju saiu hoje, estou apaixonada nele!

Antes de começarmos com a prática, vamos aprender algumas palavrinhas muito usadas nos livros que são conceitos importantes que devemos saber e que vou citar ao longo dos posts.

Estiolamento: É quando a planta cresce muito para alcançar mais luz. 
Clorose: Quando a planta fica amarelada por falta de luz. Não produz clorofila o suficiente.
Dormência das sementes: Algumas sementes tem um período de repouso, onde demoram para germinar.
Escarificação: São métodos utilizados para quebra de dormência das sementes. Existem as químicas, que usam ácido sulfúrico, por exemplo, e as mecânicas, que consistem em uma raspagem da casca mais grossa da semente, com lixas. Pode-se usar água quente também.
Estratificação: Utilizado na quebra de dormência também, consiste num tratamento úmido à baixa temperatura, auxiliando as sementes na maturação do embrião, trocas gasosas em embebição por água.


Começando do começo: Onde plantar

O ideal é plantar em um recipiente pequeno, para depois quando a planta já estiver adulta, ir para o lugar definitivo, por várias razões:

- Controlar a quantidade de água e luz;
- Cuidar da pequena mudinha, que na maioria das vezes é muito delicada para ficar num canteiro direito, por exemplo, e ser esmagada com a rega;
- Acompanhar o crescimento de perto e verificar se ela precisa de adubo, defensivos, coisa que estando a muda perdida num jardim, fica complicado;
- Delimitando o espaço da raiz, fica mais fácil controlar o crescimento 



Teoricamente, qualquer recipiente pode ser usado como sementeira, desde que seja furado embaixo para não empoçar água e apodrecer as raízes.



Muitos sites de reciclagem mostram plantas em garrafas pet. Não aconselho. As raízes não gostam de ficarem expostas à luz, exceto raras exceções, como as orquídeas. Senão elas não estariam debaixo da terra né? Mas se você pintar de preto, pode usar sim. Ou então usar como pequena estufa (que falaremos adiante) para sementes muito pequenas, em que as raízes são micro. Mas assim que as mudinhas estiverem fortes, mude pra um recipiente opaco.


Eu gosto dessas sementeiras que vendem em garden centers. Ocupam pouco espaço e são práticas.


Esta acima também é minha. Como vocês viram nas outras fotos, também uso copinhos e bandejas, no caso de falta de espaço nas sementeiras, hehe. Para não falar que sou contra a reciclagem, que é mentira, claro, use copinhos de iogurte, caixas de leite e etc para plantar também, principalmente sementes maiores, que requerem mais espaço.

Estufas: o que são e para quê servem

São locais ou recipientes fechados que retém a umidade da terra e dá calor às sementes e às mudas novas. Se você não tem tempo de ficar regando as sementeiras todos os dias, faça estufas. Pode ser com garrafa pet, ou simplesmente cobrindo com um plástico transparente o local.

Estufa de grande produtor - Fonte



Boa idéia para estufa em casa - Fonte

Algumas outras idéias para estufa em casa:





Eu gosto de usar também recipiente com tampa de produtos de padaria em que o plástico seja transparente, para sementes de cactos e suculentas ou potinhos de manteiga, que depois cubro com plástico filme.




Pronto, você já tem o local.

Agora prepare o substrato

Simples: uma parte de húmus de minhoca para duas partes de terra vegetal (comprada em garden centers). Isso para sementes comuns, dessas de saquinho, de árvores e de frutas. Se for orquídea, cacto ou suculenta, aí é diferente. Mas no geral é isso aí. Não use terra "do chão". Ela é muito pesada e vai sufocar as sementes. É muito importante que o solo seja bem leve e drenável, para não acumular água. Outro fator importante é que as terras compradas já vem esterilizadas, sem contaminação de fungos, vírus ou bactérias. Se for plantar uma semente muito delicada, que comprou na internet, recomendam dar uma "assada" no forno o substrato, eu particularmente nunca fiz.

Qual o tipo de semente que vai plantar?

Sementes que parecem um pó: Semeie por cima do substrato sem cobri-las.
Pequenas: Coloque 3 em cada recipiente, para ter certeza de que pelo menos uma irá germinar. Cubra com uma fina camada de substrato.
Médias e grandes: A profundidade deve ser duas vezes maior do que o tamanho da semente deitada. Cubra com substrato leve essa profundidade.



Essas são mudinhas de Dombéia. As sementes são minúsculas. Então semeei sobre esse substrato em um recipiente plástico com tampa (o substrato previamente regado), fechei e deixei em local claro. Já devem ter umas 3 semanas... é o melhor método quando as sementes são muito pequenas, pois como não vão ser regadas por cima, não há perigo de afogarem.


Sementes de uva


Sementes de Pata-de-vaca

Sobre a germinação

Algumas pessoas preferem germinar as sementes antes de plantar. No blog da minha amiga Bruna Pimentel, Os Saberes do Jardim tem umas dicas boas aquiaqui e aqui.

Lembram dos conceitos do começo do texto de dormência das sementes, estratificação e escarificação? Pois bem, vamos falar deles agora.

Se for plantar sementes de saquinhos comerciais, tranquilo, coloque na terra, cubra, regue e faça de acordo acima para o tamanho das sementes.

Há alguns tipos especiais de sementes que requerem um tratamento especial antes de serem plantadas. Mas isso é somente para germinarem mais depressa. Claro que podem ser plantadas normalmente, mas vão demorar muito mais. Eu particularmente não costumo usar nenhum tratamento não, mesmo que digam que precisa. É nessa hora que fujo das regras.

Na natureza, algumas sementes sofrem os processos de escarificação e estratificação naturalmente: passando pelo trato digestivo dos animais, ficando alguns meses sob o gelo, sofrendo reações químicas devido à fumaça de queimadas, ficando submersas em poças de água.

Eu já plantei muita semente que preconizava fazer alguns desses processos para se ter sucesso, e eu contrariando, plantei como planto normal e consegui a germinação. Por exemplo, framboesa. Sim, essa de bandeja de supermercado. Esmaguei as bagas na terra, cobri e reguei. Demorou uns 3 meses, mas germinaram! Li em um artigo científico que para germinar as framboesas precisava colocar no ácido, depois na geladeira e etc, fizeram, estatísticas pra ver a taxa de germinação... pois ela é considerada de baixa germinação. Assim como as sementes da Quaresmeira. Ainda vou fazer um post separado sobre essas sementes, que também são consideradas de baixa germinação, por isso para sua propagação é mais usado o método de estaquia.

Aconteceu com o caju lá do começo: pregavam que se não ficasse não sei quantos dias de molho na água, não germinava. Plantei normalmente, e germinou. E assim vai. Então é fazendo experiências que descobrimos a melhor forma, sem ter tanto empecilho.

Plantou, cobriu com terra e regou. Só? Não...

Esta parte é de suma importância. A mais importante de todas. A água.

As pessoas pensam que é a terra que faz a planta nascer. Mas não é, é a água. Lembra que eu disse que tem gente que prefere germinar a semente antes de plantar? Então, o que é usado? Um meio úmido ou mesmo mergulhando em água.

A semente tem um reservatório de energia inicial para a germinação. Ela só precisa de água. Quando essa energia se esgota, aí sim, as raízes começam a buscar os nutrientes no solo. 

A água penetra no tegumento da semente, alcançando o embrião, que então é "acordado".

Então, é de suma importância que as sementes plantadas sejam regadas DIARIAMENTE. Mesmo se o substrato estiver úmido, regue. Regue todos os dias até que a planta esteja adulta. As mudinhas novas precisam de muita umidade para se desenvolverem. Por isso o uso das estufas.

Outras observações importantes para o sucesso do plantio

Assim que a planta nasce, ela procura a luz. Então é importante deixar a sementeira em um lugar com luz indireta, sem sol direto, mas com bastante luminosidade. Eu deixo as minhas embaixo das árvores do quintal. Quando chove, tiro de lá, claro.


Voltando a outro conceito lá do começo: estiolamento e clorose.

Se você deixar as mudas em um lugar sombreado, como uma varanda, por exemplo (pegue essa minha varanda), as mudas vão crescer pro lugar de onde vem a luz, vão entortar, cair na terra e morrer, se forem muito fininhas. Isso acontecia comigo e eu não atinava porquê. Deixava nessa varanda aí, achando que era claro o bastante.

Procurava na internet e livros o porque disso e não achava nada e foi só na base do erro e da persistência que eu descobri. As mudinhas estiolavam demais (cresciam demasiadamente procurando a luz) e acabavam por caírem na terra, grudarem lá e morrerem.

Minhas mudinhas estioladas. Observem como elas caíram na terra de tanto que cresceram em busca de luz.



Plantas da direita estioladas e com clorose - Fonte

A clorose é relacionada à falta de luz também. As plantas precisam de clorofila para produzirem energia, que é o pigmento verde das folhas. Se não há luz, não há clorofila, e as folhas ficam amareladas. Assim as plantas enfraquecem até morrer. As plantas podem ficar amarelas também por conta da falta de nutrientes, como o magnésio e por conta de pragas, aí cabe observar o que acontece.


Clorose - Fonte

Temperatura

Esse é um fator muito importante para o sucesso da semeadura. A maioria das sementes requerem calor para germinar, outras frio. Se uma semente que requer calor for plantada numa época de frio, ela germinará, mas demorará mais. O contrário também acontece.

Adubação

As mudinhas já com uns 3 meses podem ser adubadas com adubo líquido bem diluído. Veja na embalagem. Para mudinhas faça a diluição dobrada em relação a recomendada para plantas grandes.

Transplantando as mudinhas

Já fiz um post sobre isso, veja aqui

Saindo fora das regras


Os livros recomendam que sementes de frutas e outros frutos não-comestíveis, devem ser secos antes de plantar. Eu geralmente colho e planto direto. Só se for recoberta por uma mucilagem, enrolo em um papel toalha, deixo de um dia pro outro e planto. Acho que quanto mais fresca a semente, mais rápido a germinação.

A maioria dos outros tipos de sementes requerem que a vagem, fruto, flor, etc,  onde elas estejam sequem e abram para que as sementes estejam prontas para o plantio. Sim, como as flores da sálvia, precisam secar para que a semente esteja madura. Mas eu já plantei semente "verde" e deu certo. Então testem aí e me contem! =)

Esse blog foi feito para mostrar à vocês como colher vários tipos de sementes, que ficam escondidas por aí sem a gente saber onde. Então fiquem de olho que sempre terei histórias de sementes pra contar!

Recapitulando: para ter sucesso com o plantio de sementes

- Utilize um substrato leve
- Utilize um recipiente furado embaixo para drenar a água
- Não cubra muito as sementes pequenas
- As sementes que nem pó, plante na superfície sem cobrir
- Regue em seguida abundantemente e todos os dias até que a planta esteja adulta
- Deixe em um lugar iluminado, mas sem sol direto

Pra você que teve paciência de chegar até aqui, tomara que tenha gostado e sido proveitoso! Até a próxima!










Comentários

  1. Adorei! !!!! Muito bom! !! Agora é por em prática! !!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! Tem muita informação interessante e está bem completo para quem quer começar. ; )

    Beijos Floridos

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, adorei as matérias sobre germinação e essa, a parte por sementes tb, tudo muito bem explicado. Costumo improvisar com pets fazendo estufas, e dá muito certo.
    Menina ando tão corrida, já estava com saudades de vim por aqui.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito e adorei. Tenho pena que aqui em Portugal, mais especificamente no norte deste país nanico, o clima seja tão incerto... E também não tenho quintal... Mas vai dando para algumas coisas!...

    A nota sobre o facto de as raízes nem sempre gostarem de luz foi óptima, nunca me tinha passado pela ideia!

    Excelente Blog, este Diário de uma Sementeira, que me foi indicado pelo também excelente Saberes do Jardim!

    Muitos parabéns e obrigada.

    Manuela Covas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela! Que prazer ter alguem de Portugal no meu humilde blog! Volte sempre e obrigada pelos elogios!

      Excluir
  5. Obrigada pelas dicas, agora descobri o que acontece com minhas mudas, elas estão estioladas!!
    Também as deixava na varanda achando que tinha luminosidade suficiente, agora vou procurar outro local...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas, agora descobri o que acontece com minhas mudas, elas estão estioladas!!
    Também as deixava na varanda achando que tinha luminosidade suficiente, agora vou procurar outro local...

    ResponderExcluir
  7. Muito, muito satisfatório! Obrigada pela ajuda. Abraços! :)

    ResponderExcluir
  8. "Pra você que teve paciência de chegar até aqui,..." kkk foi ótimo ^_^ . Muito bom o post, amei.

    ResponderExcluir
  9. Oi bom dia queria saber se posso colocar as sementes do reseda da mesma forma que vc postou a cima 3 sementes e cobri com fina camada de substrato.

    ResponderExcluir
  10. adorei sua materia sobre as sementes.e a forma de administralas, ...gostei ainda mais dos modelos de stufas !!..parabens por compartilhar teus conhecimentos., que "DEUS" A ILUMINE MAIS E MAIS A CADA DIA CAMILA!!..BJS E ABS P\ VC MENINA..

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, obrigada pelo Blog, já vi que entendi tudo sobre sementes! rs... Me ajudaa!! Estou com muitas duvidas porque comprei pela internet sementes de sansão do campo (cerca viva) e sementes de rosas trepadeiras. E ainda estou com dúvidas de como planto rs... A sansão do Campo precisa da tal da quebra de dormência? Se eu plantar em copinhos descartáveis será q não vão ter espaço pra crescerem o suficiente pra depois plantar no chão? Fiquei sabendo que tem que ter pelo menos uns 10cm pra plantar no chão depois... Ah! E posso plantar em terra comum mesmo depois, ou tem q ser com a mesma terra q já estava, com aquele preparo todo? E as rosas, li que tem q lavar as sementes, deixar na geladeira por 12 semanas enrolar em algodão úmido, depois preparar o substrato com 50% de areia e 50% de terra vegetal e deixar ferver por 10mim. Aí tem q ainda esperar de um dia para o outro pra poder aí sim, plantar as sementinhas! Caraca! Será q precisa isso tudo mesmo?! já to quase desistindo de ter minha rosa trepadeira e minha cerca viva. Se souber de alguma coisa sobre essas sementes me ajuda por favor?? Desde já obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vini, tudo bem! Que bom que gostou do blog, venha visitar sempre =). Então, entendo nada, só passo minhas experiências pessoais, e com isso também aprendo muito, pois tenho que pesquisar pra por certinho no blog! É um prazer!
      Sobre as sementes que vc comprou, a sansão do campo só já ouvi falar que se ela estiver dentro da vagem pode plantar tudo junto, sem tirar a semente pois ela fica meio que grudada na casca. Como as sementes são muito pequenas e frágeis, acho que não deve precisar quebra de dormência... quando vc ver uma semente com a casca mto dura pode saber que essa sim poderá precisar. Quanto as de rosas, nunca plantei, mas já ouvi falar tb que são mto chatas para germinar... outro dia uma pessoa tb me perguntou a respeito, e o conselho que eu dei foi ele tentar de todas as maneiras... plante algumas ao natural, outras faça esses procedimentos e ve no que vai dar!
      Quanto ao tamanho do recipiente, pode plantar nos copinhos sim, quando a planta estiver bem grande e forte vc transplanta para o lugar definitivo. O ideal antes de transplantar é cavar o local e colocar humus de minhoca ou esterco antes!
      Abraços!

      Excluir
  12. por quanto tempo pode ficar uma planta na estufa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a planta deve ficar na estufa até ter umas duas a 4 folhas, depois pode destampar. Abraços.

      Excluir
  13. adorei as suas explicações sobre as plantas!

    ResponderExcluir
  14. Alem de linda, gosta de cultivar sementes seria uma nora excelente para minha mãe com o devido respeito é claro ,,,rsrsrs bom vamos lá eu comprei uma pimenta rotoco peruana pois achei bonita o formato de maça ,ai minha mãe plantou as sementes que tem a cor preta (nunca tinha visto) ai nasceram 2 plantas uma tá enorme e já produzindo a outra infelizmente morreu mas tudo bem , agora estou tentando a germinação da uva Itália aquela mesmo de mercado você tem alguma dica importante ou é só colocar na estufa com bastante umidade ? algumas eu coloquei na geladeira e irei tentar plantar no final deste inverno de 2014 caso obter sucesso volto a comentar. Tenho um histórico de sucesso com plantas ,temos aqui em casa ameixa ,jaca,caqui,manga,mimosa,laranja,café,lichia,cereja,butiá etc, e também varias espécies de flores . adorei seu blog e parabéns ficou muito legal poi quando começamos a ler dá interesse em continuar até o fim. Abraço e tudo de bom.

    Edson
    Curitiba PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson! Que bom que gostou do blog!
      Olha, sobre germinação de maçãs e uvas nunca tive sucesso. Mas não tentei nenhum método para quebrar dormência. Tenta dos três jeitos: umas vc põs uns 5 minutos na água quente, outras vc raspa um pouco a casca da semente e outras vc congela por uns dias e vê qual dá certo! Depois me conta! rss
      Abraços

      Excluir
    2. Oi Camila tudo bom ?
      Sim vou tentar os três métodos, muito obrigado pelas dicas , assim que colher a primeira safra te envio uma caixa de garrafas de vinho da própria horta.srrssrsr

      Valeu tudo de bom para você sua familia ,amigos e familiares.

      Abraço
      E continue postando sempre estou acompanhando .

      Edson

      Excluir
  15. estou começando com este "hobby"... estou tendo relativo sucesso e suas dicas são bem úteis, no momento estou tentando cultivar a framboesa europeia, o blueberry (mirtilo) e a amora selvagem, como moro no leste de MG que é bem quente, tá tenso os resultados, vc já ouviu falar em espuma fenólica? para dar uma turbinada na germinação? ou já teve sucesso com algumas dessas frutas? porque conheço Uberaba e sei que é quente tb...obrigado..Vicente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Já ouvi falar na espuma sim, mas nunca usei! Aqui em Uberaba é quente sim, frambesa já consegui germinar mas depois perdi as mudas, elas demoram uns 3 meses! Quero tentar denovo! Abraços!

      Excluir
    2. fiz o pedido da espuma e vou testar...te falo os resultados em breve...pedi algumas sementes exóticas para testar...qualquer coisa, caso vc queira, depois te envio..abraços

      Excluir
    3. Legal! Fala sim! Podemos fazer uma troca! Abraços

      Excluir
    4. Legal! Fala sim! Podemos fazer uma troca! Abraços

      Excluir
  16. oi camila, fiquei de falar com vc os resultados da espuma fenólica...testei com sementes de rápida germinação: gojiberry e cacau...não vi diferença alguma da espuma em relação a terra com o cacau e ao algodão com o gojiberry...o cacau germinou na mesma velocidade e com mesma taxa de germinação e o gojiberry no algodão foi até melhor que na espuma...todos cultivados em "estufa" by potinho de doce...depois me escreva no advogado-cruel@hotmail.com para trocarmos sementes...estou comprando de stevia (a erva do adoçante natural)...abraços vicente

    ResponderExcluir
  17. Me foi muito útil!!! Para um trabalho da faculdade!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. Camila!!!!!!!
    Muitísssisssisssimo obrigada pela aula.
    Sabe que eu tentei por 3 vezes plantar alfaces através de sementes ( tenho uma sementeira igual a sua de isopor, rsrs),elas cresciam, ficavam com um caulezinho comprido bem fininho e não vingava, eu não sabia porquê. Agora sim, eu achava que deixando na área de serviço estava bom pq era bem claro. vou tentar pela quarta vez.
    Camila será que com 1 hora de sol por dia tah bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, que bom que ajudou! Olha, é bom tomar toda a claridade do sia, mas não sol direto ok? Bjos!

      Excluir
  19. Oi Camila!Encontrei seu blog ao procurar na internet sites ensinando como se deve plantar sementes.Estou anciosa demais para começar a plantar sementes frutíferas,já tenho as sementes mas tenho medo de só "jogar na terra" e ir molhando,por isso resolvi dar uma pesquisada.Mas como você mesma disse temos que ir tentando e ignorar alguns impecilhos pra aprendermos e errarmos na prática.Gostei muito das suas informações.Qual a sua formação?Já fez algum curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosiene! Que bom que gostou do blog! Não tenha medo, o jeito de aprender é enfiando a cara e vendo o que acontece! Já perdi muita sementes e muda, mas é assim e a gente vai pegando jeito! Sou Biomédica e faço pós em Microbiologia, nunca fiz nenhum curso na área de botânica, mas ainda pretendo! É tudo um hobby mesmo e com a curiosidade a gente vai aprendendo! Beijos!

      Excluir
  20. Olá Camila, fiquei feliz com a descoberta do seu blog. Seus conhecimentos compartilhados, me ensinaram muito qto às falhas que tive outrora e me esclareceram pra semeaduras futuras. Excelente suas dicas, muito obrigada. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, que bom que lhe foi útil! Eu também ainda estou aprendendo e o que conseguir descobrir vou passando pro blog! Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Oi camila sera q vc me socorre estou tentando plantar petunia ms as sementes parece po de cafe d tao miuda ja tentei duas vezes e nao deu tentei colocando sobre papel toalha elas ate começou brotar ai coloquei o papel sobre o sbstrato dentro de1caixa grandona com tampa tipo organizador ms elas smplesmente sumiram sempre q planto semente ou estaca coloco na caxa p nao esquecer de regar ela pega um solzinho mas a tampa e verde transparente me ajuda a resolver menininha sou loca p ter essas flores a sobre a pergunta do colga qndo descobrir ou tira da estufa vc falou em 2folhas ms aqelas folhinha primaria ou as verdadeiras ? Vivo mexericando seu blog é lindo amei a mudança da pg principal ficou 10 ah como t acho no face? Brigaduuu por compartilhar seus saberes bjuzao pro c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabete! Petúnias são dificeis mesmo! Mas faça assim: coloque as sementes por cima da terra sem jogar terra em cima, borrife água e tampe com plástico filme e deixe em local ilminado. Sobre o tamanho da planta para tirar da estufa, eu raro uso estufa, mas deixaria crescer bem, uns 10 cm pelo menos!
      Obrigada pela visita. No face é só por meu nome completo que vc me acha! Beijos!

      Excluir
  22. Olá Camila!!! Tem experiências com orquídeas? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur! Não tenho muita habilidade com orquídeas! Meu forte são cactos e suculentas! Abraços.

      Excluir
  23. Ola Camila, como vai?
    Descobri agora mesmo este blog, quando procurava no Google noticias sobre como cultivar cacau.. agora já não quero só cacau, quero experimentar mt mais .. despertou a minha curiosidade o seu blog.. e sempre gostei do contato com a terra, porque me criança acompanhava meu pai nas idas ao campo na sua vida de agriculotor e também lavrador. Confesso que não sou mt hábil nesta matéria, mas acredito que com vontade tudo se aprende. Eu vivo numa ilha de Portugal, de origem vulcânica, com clima meio tropical (verões húmidos e quentes, invernos mt chuvosos, mas com temperaturas mínimas que por vezes chegam aos 8 graus, mas normalmente ainda nos 11º). Acha que haveria hipóteses de a planta do cacau vingar num solo e clima como este? .. se puder diga qualquer coisa. Bjs Maria José - Açores/Portugal

    ResponderExcluir
  24. Olá Maria José, tudo bem? Que bom que gostou do blog! Sim, é verdade, tudo se aprende. Tudo o que sei aprendi sozinha, testando e errando, e até hoje! Bom, o Cacau precisa de lugares quentes pra se desenvolver... não sei te responder certamente se ele sobreviveria no inverno muito frio daí, mas sugiro que semeie na época mais quente que tiver. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Camila por ter-se dado ao trabalho de me responder.. sim, prova de que tudo se aprende foi o que fiz na área da culinária, em que a partir da internet criei as minhas próprias receitas, claro que fruto de muitas tentativas meio falhadas (demasiado adocicadas por vezes--lol) mas que me fizeram chegar ao ponto certo.. com as plantas sei que não será tão fácil pq não vai depender só da minha habilidade.. qdo tiver a minha 1ª plantinha de cacau digo qq coisa (os meses mais quentes cá são julho e agosto).. abraço para si e para essa terra maravilhosa.. que infelizmente conheço para já por ter Miastenia Gravis (desculpe esta aparte) e os médicos terem receio do dengue...mas tb já me disseram que os surtos acontecem mais na alturas das chuvas.. Talvez qdo estiver com menos imunossupressores. Maria José

    ResponderExcluir
  26. Olá Camila: obrigada pelas dicas !!!!, quero aprender a cultivar Palmeiras, mais estou achando as sementes muito duras, será que da para lixar um pouco só?, a mais dura e a da Palmeira Real :(
    Aguardo dicas; muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Obrigada pela visita! Bom, as sementes de palmeiras demoram mesmo para germinar, uns 3 meses ou mais! É preciso ter paciência mesmo ;). Abraços.

      Excluir
  27. Olá, Camila! Muito bom o seu Blog! Comprei sementes de morango, de maracujá, de alface, de salsão e de pimenta, mas já se passou mais de um mês e nada, até saiu um brotinho bem pequeno no alface e no salsão, mas não vingou. O q me recomenda fazer neste caso? Quero muito cultivar uma horta com ervas e até algumas árvores frutíferas. Abraço! Gislane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislane, obrigada pela visita! Olha, as sementes de frutas geralmente são mais demoradas para germinar. Já as de hortas germinam rápido, por volta do 4º dia. Então se não vingaram provavelmente as sementes estavam já vencidas ou inviáveis. Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada, pela atenção!! Poxa, então nada que plantei vingou :( Posso reaproveitar a terra dessas hortaliças que não vingaram? Abraço! Gislane.

      Excluir
    3. Pode sim, dê uma revirada pra ver se nõ tem alguma praga, como cochonilhas e formigas! Abraços.

      Excluir
    4. Obrigada pela dica! Estou tentando novamente, mas dessa vez comprei as mudas, mas algumas como o morango, o e a roseira estão morrendo, o alecrim secou por completo... só me ressoaram p manjericão, a pimenteira, a hortelã e a salsinha. Como faço para salvar minhas mudas de morando e minha roseira?

      Excluir
  28. Olá, Camila. Eu tentei dar uma lida em todos os comentários para ver se a minha pergunta estava sendo repetida, mas não achei. Talvez tenha lido rápido demais. Se eu estiver sendo repetitiva, me desculpe! Eu comprei um monte de sementes de suculentas e cactus exóticos. Como vi que esse é o seu forte, queria saber contigo se o processo é o mesmo do post e em quanto tempo você vê os bebês crescendo?

    Obrigada. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia! O processo com semeadura de cactos e suculentas é diferente, pois não pode ser muito regado e eles demoram muito mais pra crescer. Tenho cactos bebes de 2 anos! Germinam rápido, mas demoram pra crescer. O ideal é vc colocá-los em um pote com terra úmida e semear sem enterrar. Borrife água e tape com plástico e deixe em local iluminado mas sem sol direto! Espero ter ajudado! Bjos!

      Excluir
  29. OLÁ CAMILA EU AMO HORTA, TENHO MUITA COISA AQUI EM CASA, EU SÓ NÃO TENHO MUITA PACIÊNCIA É DE SEMEAR, DEMORA MUITO PRA CRESCER E VEJO QUE SEMEANDO DIRETO NO VASO PARECE QUE CRESCE MAIS RÁPIDO! EU SÓ USO TORTA DE MAMONA , FARINHA DE OSSO E HÚMUS DE MINHOCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é assim mesmo, semear é ter paciência! Mas eu gosto de acompanhar o desenvolvimento da mudinha! Abraços!

      Excluir
  30. Boa noite Camila

    Gostaria de saber se você possui experiência com sementes de hibiscos. Comprei dois lotes de 18 sementes, mas até o momento apenas uma (de um lote de 18) brotou. Qualquer dica de iluminação,substrato seria bem-vinda ! Segui a recomendação do vendedor, de colocar em um recipiente (usei pequenos copos descartáveis com um furo) e cobri com filme PVC (manter a umidade) e usei apenas terra pronta, dessas vendidas em sacos em casas especializadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hever, tudo bem? Obrigada pela visita! Olha, nunca plantei hibiscos, mas o que sei de quem já plantou é que são mesmo demorados para germinar. O melhor é fazer uma minúscula incisão na semente pra facilitar a entrada de água (pois a casca da semente é muito dura) e assim ela germinar mais facilmente. Você comprou pela internet? O problema é que pode ser que as sementes ficaram muito tempo paradas e perderam o poder de germinação... mas não desista! Vigie em até 3 meses, se não ver broto, dá uma cavucadinha na terra pra conferir se tem algum sinal de germinação... se não pode abortar o plantio! Abraços.

      Excluir
    2. Já tinha lido a dica de incisão, mas plantei sem fazer a mesma. Vou fazer o processo em algumas sementes e comparar o tempo de germinação. Obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. Já tinha lido a dica de incisão, mas plantei sem fazer a mesma. Vou fazer o processo em algumas sementes e comparar o tempo de germinação. Obrigado pela atenção.

      Excluir
  31. Legal seu blog!
    Para germinar rosas, uva, framboesa, em geral frutas silvestre e flores de região fria é bom colocar gibberellic Acid, para forçar o enraizamento! E colocar em potes com tampa, já com substrato e levar a geladeira por semanas ou ate mesmo meses dependendo da espécie da semente! Outra coisa, é bom saber o Ph da espécie para poder colocar o substrato com acidez ou alcalinidade certa e a agua tb com o Ph certo! algumas mudinhas podem pegar sol filtrado com tela, isso faz com que elas se desenvolva mais rápido!

    ResponderExcluir
  32. Oi Camila!
    Adorei seu blog! Super útil e bem feito!!! Parabéns pelo trabalho com as plantas e por compartilhar td isso na net!:)
    Também gosto de mexer com plantinhas... mas ainda sou bem inexperiente...
    Tentei seguir seu passo-a-passo pra plantar sementes com casca dura (quebrei a casca, tirei o embrião e coloquei no algodão e no escurinho), mas já está há 3 semanas e nada :(.... estou com elas dentro do guarda-roupas que é fresco e escuro... mantenho o algodão úmido, mas estou perdendo as esperanças... São sementes de ameixa (aquela vermelha comprada na feira) e de pinha (essa não tinha casaca dura pra tirar).
    Você tem alguma ideia do que pode ser???
    Obrigada!! bjão!

    ResponderExcluir
  33. Oi Camila!
    Adorei seu blog! Super útil e bem feito!!! Parabéns pelo trabalho com as plantas e por compartilhar td isso na net!:)
    Também gosto de mexer com plantinhas... mas ainda sou bem inexperiente...
    Tentei seguir seu passo-a-passo pra plantar sementes com casca dura (quebrei a casca, tirei o embrião e coloquei no algodão e no escurinho), mas já está há 3 semanas e nada :(.... estou com elas dentro do guarda-roupas que é fresco e escuro... mantenho o algodão úmido, mas estou perdendo as esperanças... São sementes de ameixa (aquela vermelha comprada na feira) e de pinha (essa não tinha casaca dura pra tirar).
    Você tem alguma ideia do que pode ser???
    Obrigada!! bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essas demoram mesmo, mais de mês... e não deixe no escuro, tem que ter claridade! Abraços!

      Excluir
  34. olá Camila, gostei muito de suas dicas,e do seu blog. Gostaria de tirar umas dúvidas pois gosto muito também de plantar sementes. estou com sementes de limão cravo num pote só com papel toalha por cima, ele já saiu um pequeno raminho branco,com sua experiencia o que me aconselha? coloco já na terra ou devo esperar sair folhinhas verdes antes? muito obrigada.,um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aconselho a já plantar na terra! Sucesso com a plantinha! Abraços!

      Excluir
  35. Olá, Camila! Preciso de um grande help! Comprei algumas mudas e algumas estão morrendo. Meu alecrim está quase todo seco, algumas folhas do morango estão tb secando, minha roseira está ficando com as folhas amareladas, a salsinha tb com algumas, poucas, folhas amarelas apenas a pimenteira, o manjericão e a hortelã estão "aparentemente" saudáveis... O que devo fazer para salva-los? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente desculpe na demora para responder! Achei que o blog tinha comido alguns coments, achei eles perdidos aqui, rs. Bom, como já se passou algum tempo não sei como está por aí hoje, já que no inverno geralmente as plantas estagnam ou secam as folhas para depois "renascerem" na primavera. Já olhou se tem alguma praga? Por baixo das folhas, pontinhos pretos, cochonilhas? Plantas como essas gostam de muita água e sol. Folhas amarelas costuma ser doença por bactérias ou vírus transmitidos por outros insetos, pra isso é só retirar as folhas amarelas para que não passe para as outras. Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir
  36. Olá, plantei algumas sementes em copos descartáveis e estou em dúvida em qual lugar colocar. Não quero que as mudinhas fiquem estioladas :/
    Tenho um cantinho que bate sol de manha até por volta das 11h, posso colocar aí ? Sempre borrifo água e a terra está úmida (nao encharcada) e fofa. Estou muito ansioso para a germinação e acompanhar o crescimento delas, deve ser muito gratificante. Gostei muito do seu blog e posso admitir que foi ele que me incentivou a querer planta. Grato, desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiramente desculpe na demora para responder! Achei que o blog tinha comido alguns coments, achei eles perdidos aqui, rs. Bom, como já se passou algum tempo, não sei como estão suas mudinhas, imagino que se tudo deu certos elas já estão se desenvolvendo! O problema é que no inverno elas germinam e se desenvolvem mais lentamente, então tem que ter um pouco de paciência. Enquanto estão germinando e muito pequenas o ideal é tomarem o sol mais fraco do dia, posde ser o da manhã ou final da tarde, ou vc pode fazer uma estufinha com plástico e assim não precisa ficar molhando a terra! Obrigada pela visita, volte sempre! Plantar é muito bom mesmo, a gente fica sempre naquela expectativa de ver o brotinho se desenvolvendo né? Abraços.

      Excluir
  37. Foi super útil, agora é só por em prática!
    E aproveitando a oportunidade para vários teste, já que estou com muitas sementes. Plantarei sementes verdes, as maduras, as que serão retiradas no dia do plantio, e tentarei algumas técnicas de germinação.
    Espero que de tudo, gere alguma muda para ter história!
    Vou plantar a Physalis, as sementes são bem pequenas, mas terei paciência.
    Juntamente farei um relatório e se obtiver resultados bons envio-os aqui no Blog.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carina! Obrigada pela visita no blog! Fico feliz que alguma dica tenha lhe ajudado! Depois conta sim se deu certo! Abraços!

      Excluir
  38. Adorei o blog !! era isso que estava faltando aqui pra gente que ama e quer plantar.. ja procurei varios sites para me informar e nenhum foi tao direto, formal e objetivo como seu blog.. parabens !!

    ResponderExcluir
  39. Muito bom, quero plantar umas sementes da minha nespera, que ja esta bem velha e o blog foi bem esclarecedor, pena que demore tanto para germinar ����. tem alguma dica extra para se ter sucesso com nesperas ?? muito obrigado

    ResponderExcluir
  40. Olá Camila!

    Seu blog é espetacular, gostei muitíssímo. Estou fazendo é um curso com vc. Comecei a me interessar a pouco tempo por plantas, já que me aposentei e tenho mais tempo.
    Vi em uma sacada uma linda planta pendente e fui pesquisar e achei com o nome de russélia ou coral e me encantei.
    Fui a procura da mesma para comprar e por aqui não encontrei. Então tive a infeliz idéia de pedir a dona desta casa uma mudinha e me foi negado. Agradeci.
    Reparei que o vento soprava as florzinhas que vinham a cair na calçada perto de mim. Tratei de recolhê-las, porém não sei como achar essa semente e plantar. A flor pequenina ainda está bem vermelhinha. Tenho que guardá-la para que seque? A semente está por dentro ou com o vento foi deslocada também?
    Agradeço a atenção.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli, desculpe a demora em responder, agora que estou voltando com força ao blog e colocando tudo em ordem! Pois bem, as sementes da russélia são bemmm pequenas, praticamente um pó. Você só consegue quando as flores já estão secas na própria planta, pois lá ela amadurece até secar. Quando colhemos a flor ainda fresca nem sequer teve tempo de ser polinizada as vezes! Mas é uma planta bem comum e você consegue fácil em floriculturas. Pode ser que na época que procurou não estava na época de venda. Que infelicidade dessa pessoa nao te dar a muda!
      Abraços!

      Excluir
  41. ola Camila! estou adorando o seu blog! moro na Italia a varios anos, e estou querendo fazer un pequeno jardin de frutas exoticas! mas tem o frio que pode complicar o meu plantio ou nao?! jà estou conservando sementes de ata, tamarindo, maracuja, papaya e abacate! gostaria que vc me desce algum conselho para essa "louca" ideia...te agradeço jà!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelina! Plante na época mais quente. Aconselho a que plante em vasos e faça uma pequena estufa, pois pode ser que na época de frio intenso elas não aguentem!
      Abraços!

      Excluir
  42. Gostei muito...tirei muitas dúvidas que eu tinha...obrigada.

    ResponderExcluir
  43. oi camila posso fazer desse jeito para plantar sementes de orquideas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o plantio de sementes de orquidea são muito complicados, já pesquisei a respeito!
      Abraços

      Excluir
  44. Oi Camila, ótimo blog, suas dicas são muito interessantes e de muita informação.
    Enfim, há algum tempo tenho tentado plantar sementes de olho de cabra. Fiz testes: uma semente mergulhei na água até que ela inchasse bastante e a outra eu fiz escarificação mecânica. Plantei mas não tenho tido resultados (fazem 3 semanas). Como você planta esse tipo de semente pra que germinem bem?

    ResponderExcluir
  45. Oi Camila! Seu blog é ótimo!
    Gostaria de saber como faço pra plantar a semente do olho de cabra. Já fiz escarificação mecânica e já mergulhei em água, plantei e não tenho todo resultados. Essa semente demora muito pra germinar? Ela é uma semente de porte médio/grande? Obrigada!! Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dri! Eu consigo plantar ela sem problemas, germina bem fácil, não lembro quanto tempo demora, deve ser uns 15 dias, e nem fiz escarificação nem outro método. É uma árvore de grande porte.
      Abraços.

      Excluir
  46. Legal, gostei das dicas.
    Só uma pergunta: Parece meio gay homens que cultivam ortas verticais ? rss abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro! O preconceito só está nos olhos de quem o vê! Abraços!

      Excluir
  47. Oi Camila! Obrigada pelo blog, que está ótimo! Sou mais uma entusiasta das plantas, principalmente das árvores frutíferas. Meu sonho é ter um pomar, com um pé de cada fruta! Rs. Peguei várias dicas.

    ResponderExcluir
  48. Oi Camila, tudo bem? Eu gostaria de plantar gojy berries. Como faço para guardar as semementes de goji até o momento do plantio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia, o ideal é plantar logo pois elas mofam rápido. Eu já plantei delas retiradas diretamente das frutas secas que a gente compra e germinam fácil. Bjos

      Excluir
  49. Oi Camila! Da pra sentir a sua paixão pelas plantas! Pode me ajudar? Comprei várias sementes de suculentas pelas internet, mas não achei informações sobre o plantio. Poderia me ajudar com algumas dicas?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem?
      Então, o plantio de suculentas por sementes é o mesmo com as sementes que citei no artigo do tipo "pó":só espalhar por cima da terra e borrifar água, e o ideal é cobrir com plástico filme e deixar em local com luz direta mas sem aquele sol em cima e aguardar a germinação. Se vc notar que a terra está seca, abra e borrife mais. Pode deixar fechado até as mudas terem uns dois dedos de tamanho ou se tiver muitas mudas juntas, um dedo. Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir
  50. olá Camila e todo o grupo, estou começando agora e tenho muita coisa para aprender ainda, amei as explicações e dicas ainda não li todas mas aos poucos vou lendo tanto de vocês como dos outros também. comprei um lote e estou plantando nele, já comecei tendo muito trabalho por que as formigas comeram todas as folhas das minhas plantas e tive que gastar muito com os remédios para matar as formigas e cupins, mas graças a Deus que algumas brotaram novamente e outras morreram. Agora estou assistindo vários vídeos de como fazer plantios de Graviola através de sementes. estou amando muito tudo, obrigada e manda mais e muito sucesso para todos nos amem.

    ResponderExcluir
  51. Camila me ajuda! Já tinha algumas plantas grandes que herdei da minha sogra. Porém, eu comprei sementes de varias flores pela internet mas nunca havia plantado uma semente. Então li alguns posts seus e assim eu fiz: Plantei sementes em copinhos descartáveis de café em terra úmida já misturado com húmus, da mesma que utilizo nas minhas plantas antigas. Como tenho um quintal que eu não posso usar por conta de um cachorro destruidor de plantas, coloquei os copinhos dentro de bandejas que posso mover para o sol, coloquei um plastico filme para fazer uma estufa, cobri com alguns galhos de uma arvore que tem aqui na minha porta para promover luz indireta e coloco-as no passeio da minha casa onde bate sol em média 6 horas por dia, à tarde retiro-as e coloco-as na minha varanda que é um local claro e ventilado. Você acha que está certo ou devo mudar alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Acho que está bom, só cuidado para que elas não tomem o sol muito forte, mesmo com os galhos em cima! Você pode por um pedaço de sombrite, acho que protege mais do sol direto! Abraços

      Excluir
  52. Outra pergunta que eu me esqueci: Mesmo com a sementinha na estufa eu devo molha-la todos ao dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a semente está coberta com filme plástico não precisa,mas se está descoberta é bom pelo menos borrifar. Aqui na minha cidade é bastante seco, por isso rego um pouco todos os dias! Abraços

      Excluir
  53. oeeee , muito bom esse post ajudou mtt

    posso usar vermiculita no substrato para germinar as sementes ??

    ResponderExcluir
  54. oeeeeee
    mt bomm o post ajudou mt :)

    é bom usar vermiculita no substrato de germinaçao das sementes? ajuda o processo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor!
      Fico muito feliz quando recebo mensagens dizendo que o post ajudou! Olha, eu ainda não usei mas é bom sim pra que o substrato fiquei sempre úmido!
      Abraços

      Excluir
  55. Camila, seu material foi muito útil, pois consegui tirar muitas dúvidas e outras informações que nem havia notado. Estou aproveitando pequenos espaços nas sacadas do apartamento onde moro. Vou seguir suas dicas, muito obrigado. Mario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou! Boa sorte com a plantação! Abraços!

      Excluir
  56. Olá, plantei alface em copinho, em quanto tempo já aparece á mudinha?E o que acontece se eu por á semente não há 1 cm de profundidade, mas entre 1 cm á 2 cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Depende da época, do solo, das regas, da quantidade de luz... geralmente em condições normais em 7 dias. Se a terra estiver muito dura e a semente for muito pequena, e colocar muito fundo, pode ser que ela não consiga germinar. Abraços.

      Excluir
  57. Existe diferença entre germinar e crescer?Por que no pacote da Feltrin Sementes, do meu Alface, diz que germina entre 4 á 7 dias.Germinar é crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de certa forma sim... germinar é quando a semente começa a se desenvolver.

      Excluir
  58. Ola! Muito boa a postagem, estou passando por muitas descobertas com relação a germinação e crescimento da muda. Algo que estou procurando e não encontro é justamente este ponto da transição, ou seja: A semente germinou, por exemplo, uma couve, saiu ali as primeiras folhas bem pequeninas, depois de quantos dias que ela começou a sair da terra eu posso colocar no sol, não digo transplantar, digo tirar do local com luz indireta e colocar no sol para evitar que cresçam muito e caiam na terra. quantos dias? ou o que você indicaria... obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada!
      Então, como te disse na outra resposta, coloque em sol pleno mas o da manhã ou o do final da tarde. Ou faça uma mini-estuda ou mesmo um cantinho tapando com sombrite, assim elas podem ficar em sol pelo o dia todo.
      Abraços

      Excluir
  59. Olá! o que misturo na terra para ela não ficar dura? Estes dias coloquei sementes em substrato e quando fui ver estava duro duro. E outra vez coloquei na terra adubada que comprei e também ficou duro feito cimento. Não sei o que estou fazendo errado. Será que preciso misturar areia em tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não misture areia. Misture fibra de coco em pó ou vermiculita. Se achar casca de arroz moída também vale!
      Abraços

      Excluir
  60. Conforme suas explicações em menos de 10 dias as castanhas germinaram e agora 20 dias depois tenho plantas de 20 cm de altura. Recebem bastante claridade na varanda do meu apartamento. Logo colocarei no solo. Agradeço as dicas preciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Fico muito feliz que eu tenha ajudado de alguma forma!

      Excluir
  61. Olá Camila. Por favor me tire uma dúvida: Semente de mexirica. Chupo a mexirica e separo as sementes na BOCA e depois faço a sementeira. Pode ser assim, ou nao posso deixar a semente ter contato com a boca, saliva, etc da boca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, penso que é melhor lavar as sementes sem ter contato com a saliva pois as bactérias presentes nesta e as enzimas podem causar dano à semente. Não que não seja possível germiná-las, mas antes evitar não é?
      Abraços

      Excluir
  62. Prezada Camila, suas dicas são ótimas e inspiradoras, como sempre! A propósito, estou iniciando o plantio de algumas sementes e não sei em que momento devo transportar da sementeira pro vaso maior. Plantei rúcula e salsinha há 4 semanas, coloquei sementes demais em cada buraco, e agora parece que os brotos estão todos emaranhados... O tomate que plantei há 3 semanas está na sementeira e coloquei apenas 3 sementes por compartimento, está menos caótico mas tenho receio de que os brotos morram no transporte. Agradeço se puder dar alguma dica! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Quanto as suas mudinhas, quando for depositar as sementes não deposite todas juntinhas, que acontece isso mesmo! E mesmo depois quando elas nascerem mais separadas, tem que fazer o raleamento, que consiste em retirar as mudinhas mais frágeis e deixar só uma em cada recipiente. Eu fico com dó e não costumo jogar as outras fora, replanto em outros recipientes! E quanto ao replante da sementeira para vaso, eu acho conveniente que espere ter pelo menos 4 folhas grandes, que assim ela já tem raízes mais fortes para aguentar o plantio! Espero ter ajudado!
      Abraços!

      Excluir
  63. Simplesmente fantástico.
    Vai me ajudar um montão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...