terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Cogumelos nos vasos

Nessa época de chuvas começam a aparecer fungos nas plantas e cogumelos e outros tipos de fungos na superfície da terra dos vasos. Será que são prejudiciais?


Cogumelos no meios das minhas suculentas


Já falamos muito nos posts sobre suculentas o quanto os fungos as maltratam. É a praga que mais as prejudicam, ainda mais nessa época do ano de chuvas intensas, e neste ano São Pedro tem caprichado! E os cogumelos são fungos certo? Sim, mas não iguais aos que atacam as folhas das nossas gordinhas.


Fungo interessante na borda de um vaso de uma planta ornamental minha

Mas qual a diferença entre eles? Os fungos que ficam na terra são decompositores que se alimentarão de compostos que inteiros na natureza não se integrariam ao meio sem a ação destes organismos, assim como alguns tipos de bactérias que ficam no solo e decompõe certos elementos fornecendo nitrogênio e outras moléculas de que as plantas precisam para sobreviver.

E os cogumelos nada mais são do que a frutificação de alguns tipos de fungos.

"A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtém alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos (...). Todos os fungos, sem exceção, são heterótrofos (seres vivos que não produzem o próprio alimento e precisam se alimentar de outros seres vivos) por absorção. A nutrição ocorre por quebra de enzimas complexas do fungo, para ajudar na absorção de nutrientes necessários para sua atividade metabólica. Eles obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos. No caso do cogumelo, ele é decompositor, pois geralmente decompõe árvores e troncos."
Fonte: Wikipedia 

Então vemos que no caso dos cogumelos, para as plantas são tipos de fungos que não trazem prejuízo algum pois não são parasitários, eles somente se alimentam de compostos do próprio solo e árvores e troncos mortos.


Outro cogumelo lindinho em um vaso de suculenta

E o aparecimento deles nos vasos só indica que a umidade ali está alta e tem bastante matéria orgânica, o que é um bom sinal. Então sem preconceitos com eles! Se não gosta ou tem medo por causa dos animais domésticos e crianças pequenas, pode arrancá-los com luvas, pois alguns são tóxicos. Mas saiba que ao menos raiar de sol eles desaparecem.

Eles sempre voltam porque espalham seus esporos indo se depositar onde seja quente, úmido e sombreado.


Outro lindinho em um dos meus vasinhos de suculentas

Então fique feliz de ter esses habitantes nos seus vasos pois sinaliza que está bem nutrido de matéria orgânica e os cogumelos estão fazendo seu papel benéfico decompondo material e dando mais nutrientes para as suas plantas!