terça-feira, 30 de julho de 2013

Reconhecendo algumas sementes

Quando saio à caça de sementes nas ruas, quando tenho uma planta em foco, primeiro dou uma pesquisada na internet pra ver como é a semente da tal planta, pois nem todas são evidentes. É mais fácil você ir procurar algo já sabendo como é. Pois pode ser um fruto, uma vagem, ou a danada ser minúscula e estar escondida lá dentro da flor já seca. Vou mostrar pra vocês algumas que descobri esses dias, até no meu jardim, observando as plantas depois da floração.


Beldroega - Depois que a flor seca, ficam estas cápsulas. Dentro dela estão as minúsculas sementes!





 Dombéia - Dombeya wallichii




Esta eu ainda estou na dúvida se achei mesmo as sementes. Depois de muito pesquisar na internet em livros, nada vi sobre elas, só diziam da propagação por estaquia. Então em um fórum vi uma pessoa dizer que sem querer nasceram mudinhas no seu jardim, pois ela adubava a terra com as flores secas, e elas brotaram espontaneamente. Na foto abaixo a flor já seca.




Dentro da flor, esta estrutura.


Dentro da estrutura, esta cápsula.



Dentro da cápsula, micro sementinhas pretas pequenas. Ainda estou em dúvida se são estruturas dos ovários ou se são mesmo as sementes. Já plantei, se germinar mostro. Se alguém souber, por favor, me diga nos coments.



Agave


Os frutos





As sementes




Bom, esse assunto de sementes é muito vasto, e tenho muitaaaaaaaaa coisa pra mostrar pra vocês, aliás, a idéia da criação do blog foi de mostrar as sementes de todas as plantas que eu encontrasse, então nem nomeei o título com parte 1, parte 2, parte 3... porque vai ser forever esse assunto por aqui! ;) Ah, claro que vou mostrar as plantinhas quando brotarem e a evolução delas! \o/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...