quarta-feira, 7 de agosto de 2013

As sementes que ficam dentro do caroço

Algumas sementes precisam ser retiradas dos caroços para germinar. Podem até ser plantadas como estão, mas demoram mais. É o caso da Manga e da Nectarina, que mostrarei aqui pra vocês. Aliás, outras que são iguais á nectarina, são a ameixa vermelha e o damasco.


Caroços da Nectarina e da Manga

Para retirar a semente da manga, limpe bem o caroço e corte o lado mais fino com cuidado pra não acertar a semente. Usei um alicate de poda.



Aí está a nossa semente


Este é meu pezinho de manga que plantei dessa maneira, deve ter uns 2 meses. Levou mais ou menos um mês pra brotar. Tem gente que prefere por pra germinar a semente no algodão, e só depois plantá-la. Eu prefiro por na terra direto, é mais prático. Claro, é legal ver o desenvolvimento do broto no algodão, mas tem que ter cuidado pra não secar e não dar mofo.  Pode ser um meio interessante também de fazer experiências com as crianças, ao invés de só o básico feijão no algodão.



O caroço da nectarina, abra com um martelo, mas não bata com força pra não machucar a semente. Ela se parece com uma amêndoa, só que menor. Esta da foto não me parece uma semente viável, mas mesmo assim plantei. Se der certo depois mostro o broto. Tenho outras já plantadas, não tem nem um mês, estou no aguardo.



Estava lendo na internet que o método que dará uma maior margem de sucesso no plantio por sementes da nectarina, é deixar o caroço bem limpo dentro de um saco na geladeira, até que ele se abra sozinho com a plântula em formação. Mas como eu sou teimosa, fui plantando direto mesmo. Já vi tanta técnica pra plantar não sei o que, e mesmo colocando na terra direto consigo germinar. Se na natureza não tem nada disso, pra que inventar moda? Um exemplo são as framboesas. Li muito antes de plantar. Que a taxa de germinação é baixa, que tem que escarificar, etc e tal. De teimosa, comprei uma bandeja no supermercado, esmaguei na terra e pronto. 3 meses depois, regando todos os dias, me surgem os brotos! =)

Ah, e eu já mostrei pra vocês a uns posts atrás um belo pé de manga carregado em um vaso pequeno em uma varanda né? Invoquei que quero um igual. E a nectarina, vi uma muda outro dia na floricultura, com flores, e invoquei que quero também no vaso. A florada é maravilhosa! Masss, como eu gosto do faça-você-mesmo, decidi plantar da semente e acompanhar todo o processo. Não importo que demore a dar frutos. =)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...