Minhas mini-árvores

Ô vida difícil de quem gosta de plantar e não ter espaço, rss. Alguém me dá um sítio? Bom, enquanto isso não acontece, eu vou plantando minhas árvores em vasos pequenos... qual é a graça? Pelo simples prazer de plantar e acompanhar o desenvolvimento da planta. Quer motivo melhor? Rss. Algumas ainda vão para vasos maiores, outras pretendo deixar onde estão. Ainda tenho várias semeadas... nectarina, sapoti, graviola, ameixa, jabuticaba, caju, falsa-murta, limão várias espécies, lima, mexerica, laranjinha kinkan...


Manga. Plantei depois de ficar encantada com esta foto abaixo. Quero igual. Podia ter comprado uma muda grande já, mas eu gosto de eu mesma plantar. Ah, vou ter uma bananeira destas também em vaso, vocês vão ver. Babem:



Foto

Sucuuba - Himatanthus sucuuba - Planta medicinal. Esta não foi de semente, ganhei a muda de uma amiga.

Tá meio misturado aí mas é a planta do primeiro plano. É um pezinho de amêndoa (Prunus dulcis)! Plantei dessas que a gente compra no supermercado mesmo, demora um pouco pra germinar.. Nunca vi muda pra comprar... olha como é maravilhosa a sua floração:


Foto


Foto

Pata-de-vaca - Bauhinia foticata -  Não sei que cor é e ainda está bem mini... é tão linda, são essas:


Foto


Foto

Amoreira. Eu tenho um pé enorme no quintal. Um dia fui podar e fiz umas mudas. Olha como é pequena e já está dando flor? Quero colocá-la em um vaso maior, mas não muito.

Aroeira-pimenteira - Schinus terebinthifolia - Ainda está bem pequena, ainda vai pra um vasinho maior quando crescer. Seus frutos são muito utilizados na culinária. Como ela é:


Foto

Acerola - Ainda vai pra um vaso maior

Mamona

Caliandra - É muito utilizada pra fazer bonsai, esta é cor-de-rosa. Olha que deslumbre:


Foto


Na natureza ela é assim
Fonte

Goiaba vermelha - Ainda vai pra vaso maior um pouco

Jambolão/Jamelão - Syzygium jambolana - Dão frutos roxos doces, comestíveis e atraem pássaros e é medicinal. Como ela é:


Foto

Nêspera

Sombreiro/Amendoeira-da-praia - Terminalia catappa - Vocês já viram muito dela por aí. Os morcegos adoram os seus frutos. Quase ninguém sabe, mas dentro dos "coquinhos" há uma amêndoa, que é comestível. Aqui a bicha:


Foto


Foto

Goiaba branca

Flamboyazinho -  Caesalpinea pulcherrima - Tem muito pelas ruas e dão sementes em abundância.  não sei qual cor é. Como ela é:


Foto


Foto

Mini-romã. Esta minha mãe já comprou assim, e dá mini frutos, muito fofa!

Noni - Morinda citrifolia. Esta não semeei, já consegui a muda. Seu fruto é medicinal. Olha aí:


Foto


Foto

Leucena - Leucaena leucocephala. Essa tem muito por aí também, dá uma grande quantidade de vagens, nas quais são comestíveis, como legume. Dá uma florzinha branca tipo pompom. Vejamos:


Foto


Foto


Cerejeira-do-rio-grande (Eugenia involucrata). A planta que está na frente é de Pyshalis, que também plantei de semente. Futuramente ela ficará neste vaso e a cereja vai pra outro maior. A cereja já comprei a muda. Como ela é:


Foto

Uvaia - Também comprei a muda, mais pra frente vai pra um vaso maior.

Mini-cajamanga. Uma amiga me deu a muda

Aí temos da esquerda pra direita: Ipêzinho-de-jardim (Tecoma stans) , Urucum (Bixa orellana) e Dormideira (Mimosa pudica). Futuramente vão para vasos separados. Pequenos, claro. Quem são:


Urucum
Foto


Mimosa
Foto


Ipezinho-de-jardim
Foto

Dama-da-noite ou Murta-de-cheiro. Esta fiz de estaquia, já tem uns 2 anos, ainda não deu flor.



Foto

OBS: Todas as fotos das árvores originais peguei na internet e o link para a página original está embaixo de cada uma.

Comentários

  1. Isso que chamo de curtir a vida, parabéns. Também sonho com isso. Na minha chácara, destinei uma área de aproximadamente 1.000m2 para frutas, tenho uma setenta covas, desde palmito juçara, manga, uva à pepino de conserva, cana e ingá cavalo. Hoje, por falta de espaço, estou iniciando nos vasos. Lá é onde passo a maior parte do meu tempo. www.chacaraanaluiz.com.br. Agapito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito bom né? Tb sonho com uma chácara! Abraços.

      Excluir
  2. Caliandra, se propaga só por sementes? Ou tbm por estaquia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Por estaquia também pega! Beijos!

      Excluir
    2. serio ? sou um intruso aqui estavo querendo retirar umas mudas , gostei muito do que vi aqui vai me ajudar bastante abraços !

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog e pelas plantas! Um verdadeiro espetáculo. Tenho o mesmo hobby que você, mas bem menos espaço. Recentemente também criei meu blog: http://frutasemvasos.wordpress.com. Aguardo sua visita. Abraço,
    Cassio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássio! Obrigada pela visita! Fui no seu blog, muito legal! Já está nos favoritos. Abraços!

      Excluir
  4. Seu blog é inspirador!
    Estou começando a plantar e gostaria mesmo das frutíferas e leguminosas!
    Comecei pelas ervas e estou na fase dos erros e acertos..rs..rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabina! Que bom que gostou do blog, venha sempre! ;)
      Menina, quando a gente começa quer plantar de tudo né? Você ainda vai descobrir outras plantinhas legais de plantar e vai se viciar... rss
      Beijos!

      Excluir
  5. Jorge Antonio
    gostei muito do seu cultivo de frutas em vaso,gostaria que vc me desse a dica do cultivo de manga.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oiee... acabei de te conhecer e me identifiquei muitoooo... Minha mini casa também está parecendo uma fazendinha de tantas mudas, a maioria vou deixar plantadas em vasos mesmo. Olha meu instagram: @casando.e.aprendendo tenho fotos do meu cajá manga anão produzindo muitooo no vaso.. e uso só adubo domestico mesmo, restos orgânicos da cozinha. Vou olha tudo aqui no seu blog com mais tempo... adorei.. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Muito bom isso né? Acabei de te add, bjos!

      Excluir
  7. Nossa,eu sou exatamente assim, planto de tudo, amo cuidar, ver crescer, sou viciada em semear!!rs Pena q moro em apto, mas mesmo assim tenho um peq pomar em vasos. Curtir demais esse bonsai de Caliandra, meu sonho ter um! Adorei o blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Nossa,eu sou exatamente assim, planto de tudo, amo cuidar, ver crescer, sou viciada em semear!!rs Pena q moro em apto, mas mesmo assim tenho um peq pomar em vasos. Curtir demais esse bonsai de Caliandra, meu sonho ter um! Adorei o blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Parabéns amei suas plantas, tbem sonho comum lugar para platantar fora dos vasos. Gostaria de saber se é só manter as frutíferas em vasos, para que der frutos como a mangueira?

    ResponderExcluir
  10. Olá, venho sempre visitar seu blog. Parabéns pelo amor com as plantinhas.
    tenho um pé de mexerica já produzindo, mas estão muito azedas, tem algum adubo especifico para melhorar o sabor da fruta? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  11. Oláaa! Gostaria de saber porque planta mamonas? E também como faço para meu pé de acerola virar uma árvore? ele está plantado no quintal e fica crescendo para os lados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,
      Esse post é meio antigo, mas as mamonas que plantei são da folhagem vermelhas e são muito bonitas para paisagismo. Sobre a acerola, deve estar precisando de poda. Fiz um post muito bom sobre podas recentemente,o último post do blog, dá uma olhadinha. Qualquer duvida estamos aqui.
      Araços

      Excluir
  12. Oi Camila, olha eu aqui outra vez! Eu tenho uma dúvida se você puder me ajudar agradeço: Girassol plantado no chão cresce em média 2 metros, mas eu plantei o meu em um vaso médio, será que se eu mante-lo no vaso eu vai crescer muito? Pelo que eu entendi com alguns estudos, se a raiz não tiver muito espaço a planta cresce pouco. Mas eu tenho medo que o meu cresça muito e não caiba na minha área, e também de que se a raiz não crescer muito ele não dê flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      Não sei te dizer ao certo, pois que nas floriculturas eles vendem uns girassóis com as flores bem grandes mas o caule bem pequeno em vasos pequenos. Já tentei aqui semear e deixar no vaso mas não foi pra frente. O jeito é testar!
      Abraços

      Excluir
  13. Que lindo😍😍
    Amei muito inspirador
    Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...