domingo, 28 de maio de 2017

As suculentas mais floridas do mundo!

É muito comum me perguntarem se tal suculenta dá flor ou ver uma foto de suculenta florida e comentar que não sabia que dava flor. Na verdade todas as plantas dão flores, algumas mais exuberantes e outras tão insignificantes que nem são notadas. 

No caso das suculentas elas são já belas simplesmente pelo seu formato exótico e por si só já atraem os olhares. Mas e se além disso elas também formassem tapetes floridos? Sim, elas existem e vou mostrar algumas para vocês agora!


Delosperma sp.
Fonte da foto



Sim, a planta acima é uma suculenta da família Aizoaceae. E todas as plantas dessa família emitem flores parecendo pequenas margaridas e formam verdadeiros tapetes. Algumas delas são bem comuns no Brasil, capaz que você tenha aí na sua coleção e nem sabe! Tais como:


Delosperma lehmannii
Fonte da foto

Delosperma pruinosum
Fonte da foto

Oscularia deltoides
Fonte da foto

Aposto que ficou chocado com a Oscularia né? "Nossa, eu tenho dela aqui e nem dava atenção..." Prepare-se para cenas fortes: veja que incrível a floração desta planta!


Fonte da foto

Trichodiadema densum
Fonte da foto

Esta também em maciços fica com a floração bem exuberante:


Fonte da foto

E é feito até bonsai! Já quero!


Fonte da foto

Smicrostigma viride
Fonte da foto

Parecem bem exóticas né? Mas temos todas no Brasil e bem baratas e de fácil acesso. Gosto de comprar com este produtor, sou freguesa há anos e eles tem todas essas espécies e mais algumas que vou mostrar aqui. Reiterando que não recebo nada por isto, sempre indico lugares e coisas que consumo e aprovo.

As próximas são bem conhecidas e comuns e não por isso menos belas:

Aptenia cordifolia, a famosa rosinha-de-sol:

Fonte da foto

Esta amarela é um sonho mas não temos por aqui:


Fonte da foto

Lampranthus sp. também conhecida como cacto-margarida e confundida com as onze-horas ou portulacas, da família Portulaceae:

Fonte da foto

Existem das mais diversas cores. Vejam esses verdadeiros tapetes formados por elas:


Fonte da foto

Fonte da foto

Uma planta que tem tempo que tento cultivar e é vendida em saquinhos de sementes da Isla, Feltrin e Topseed, é o Ficóide. Também desta família das muito floridas e tem outra particularidade que já mostro:


                    


Seu  nome científico é Dorotheanthus bellidiformis e faz parte do gênero Mesembryanthemum que consiste em uma família de plantas conhecidas como "iceplant" ou "planta-gelo" por conta das suas folhas que parecem ter gelo grudado, muito lindas!

Fonte da foto

A maioria destas plantas habitam os deserto do Sul da África e no caso específico das iceplant, as folhas são comestíveis, usadas como "espinafres" refogados. Assim como nossas portulacas também são comestíveis!

Detalhe da folha:

Fonte da foto

No seu habitat natural:

Fonte da foto
Fonte da foto

Bora plantar essa beleza? Está fácil hein? Aposto que já viu nos mercados essas sementes e nunca deu valor! Mas eu disse que tem algum tempo até anos que tento cultivar por sementes e nunca consegui!


Fonte da foto

É que como toda suculenta, demanda pouca água e ainda mais as pequenas mudinhas de sementes, são muito frágeis! Uma regada a mais e elas tombam e morrem! Mas agora parece que acertei a mão e minhas mudinhas estão indo a contento:


Olha o detalhe nas folhas! É muito amor!

A iceplant mais famosa é a Mesembryanthemum crystallinum. Está entrando no Brasil e eu consegui uma muda a peso de ouro que valeu a pena! Não vai demorar a eu ter mudas a venda!


Fonte da foto
Ela fica mais vermelhinha assim no frio e formando as cápsulas de sementes

A minha está assim como na foto abaixo. Detalhe das folhas (não tirei foto da minha muda pois ela ainda está se recuperando da viagem pelo Correio):

Fonte da foto

No habitat natural:


Fonte da foto

Nossa, esse post tá grande né? Mas como não empolgar com tamanha beleza? Para finalizar, vou dar uma palhinha do que vem no próximo post: como cultivar e ter sucesso com essas Aizoaceae que aposto são conhecidas de vocês e sonhos de muitos:

Lithops:

Fonte da foto

No post do cultivo mostrarei as minhas plantinhas! Todas encontramos naquele produtor que linkei lá pra cima e os lithops são mais difíceis, mas em grandes CEASAS e alguns vendedores no Facebook, é possível conseguir.

Pleiospilos:

Pleiospilos nelii
Fonte da foto

Pleiospilos bolusii
Fonte da foto

Faucaria:

Faucaria tigrina
Fonte da foto

Faucaria bosscheana
Fonte da foto

Titanopsis calcarea:

Fonte da foto

Cheiridopsis candidissima:



Fonte da foto

Fenestraria aurantiaca:



Fonte da foto


A minha planta dessa acima está chegando. Estou só esperando para fazer o post pra vocês sobre o cultivo dessas tão difíceis quanto lindas plantas. Já tive várias vezes e nunca dei conta, alguns produtores até deixaram de cultivar algumas delas por perderem muito. Mas estudando alguns sites gringos descobri alguns segredinhos que vão ajudar-nos muito! Aguardem!