Suculentas medicinais
Aposto que você tem algumas dessas em seu quintal ou já viu na casa da avó e nem sabia que era medicinal né? Vamos ver algumas? Vou mostrar as que conheço e tenho aqui.
Kalanchoe brasiliensis Cambess - Conhecida como "Saião" |
KALANCHOE BRASILIENSIS CAMBESS
Vamos falar primeiro desta Kalanchoe. Como várias plantas dessa espécie, ela é parecida com outras. Então antes de sair fazendo chá e etc. de qualquer planta, devemos ter certeza da espécie correta. Quem já está acostumado com suculentas percebe que ela é diferente das outras, mesmo sendo bem parecida. Uma forma de identificar é pela floração. A foto acima é minha e consegui a muda no Rio de Janeiro por uma pessoa que está acostumada à consumi-la. Nunca vi dela por aqui, me parece que por lá é bem comum.
Além de ser medicinal é bem ornamental. As folhas são bem bonitas, azuladas, com rajas rosas e meio repolhudas. As flores são idênticas as da Kalanchoe kalandiva, muito comum em supermercados.
Fonte da foto |
Fonte da foto |
As folhas se parecem com outra que falarei a seguida. Bem, e para quê é utilizada?
"Tem propriedades Antimicrobiana, hipotensor, anti-inflamatório. Empregado principalmente nas infecções pulmonares e geniturinárias. Como agente externo, auxilia no tratamento de erisipelas, queimaduras, feridas, úlceras de pele e verrugas. Foi evidenciada importante atividade antimicrobiana in vitro contra Staphylococcus aureus( também conhecida como Pseudomonas estafilococo dourado), Pseudomonas aeruginosa (também conhecida como Pseudomonas pyocyanea), Bacillus subtilis, Candida albicans e Escherichia coli (também conhecida pela abreviatura E. coli). Também foi constatado efeito hipotensor (hipertensão arterial) e anti-inflamatório.Indicação : Infecção pulmonar, erisipela, queimaduras, feridas, úlceras de pele, verrugas."
KALANCHOE PINNATA
Também conhecida como Folha-da-fortuna |
Parecida com a anterior né? Mas as folhas são verdinhas, com as bordas arroxeadas e mais dentadas, além do que as flores são bem diferentes:
Linda ilustração mostrando a floração da Kalanchoe pinnata. Fonte: Wikipédia |
Belíssimas flores da Kalanchoe pinnata Fonte |
"Os indígenas utilizam a folha-da-fortuna para realizar diversos tratamentos, tais como inflamações. A infusão das folhas era um popular tratamento para a febre. O suco da folha misturado com óleo de coco ou óleo de andiroba é considerado pelas tribos africanas como uma eficiente loção para aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Ao longo do Rio Pastaza, no Equador, nativos usam uma infusão das folhas da folha-da-fortuna no tratamento de ossos quebrados e hematomas internos.No Peru, tribos indígenas misturaram a folha com aguardente e utilizam a mistura para ajudar nas dores de cabeça. A raiz é também preparada como uma infusão e usada para a epilepsia. Outras tribos na Amazônia espremem o suco de folhas frescas e misturam com o leite da mãe para curar dores de ouvido.O uso tradicional da folha-da-fortuna para doenças infecciosas (interna e externamente) é apoiado por pesquisas que indicam que as folhas da folha-da-fortuna possui atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica."
KALANCHOE DAIGREMONTIANA
É uma praguinha, mas acho maravilhosa |
A floração desta é bem parecida com a da K. pinnata, mas como se nota, as folhas são muito diferentes. Fácil identificação. Também conhecida como mãe-de-milhares pois saem milhares de mudinhas pelas folhas e se espalham por todo lugar. Muitas das kalanchoes têm essa característica.
Flores da K. daigremontiana Fonte da foto |
Tem fama de prevenir o câncer e contribuir para evitá-lo. Comer uma folha por dia seria o suficiente. Mas também pode ser usado em emplastros para dor de cabeça e cólicas.
Mais detalhes para uso para câncer, clique aqui e aqui. Mas usa-se como uma erva comestível em saladas e também sucos.
Mais conhecido como "bálsamo". As manchas brancas são fungicida |
Acho que é a mais conhecida como medicinal, mas menos conhecida como suculenta. Muito famosa por tratar problemas gástricos, comendo-se as folhas cruas.
Líndissima floração do bálsamo. Mais um motivo para tè-la no jardim! Fonte da foto |
Também tem outras muita utillizações em chás e emplastros para infecções e cicatrizante. Mais informações e como utilizar aqui.
ALOE VERA ou ALOE BARBADENSIS
Quem não conhece a famosa babosa? |
Muitas são as utilizações da babosa, a mais conhecida para aplicar nos cabelos. Mas também se faz sucos e a polpa crua para queimaduras. Há muitas outras aloes com propriedades medicinais, então antes de consumir alguma, como disse, tenha certeza da espécie.
"Aloe Vera contém principalmente água (cerca de 95%) e é uma fonte de grande variedade de produtos químicos úteis. O Suco de Aloe vera é uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina B1 e Vitamina B2. Além dos minerais que atuam como eletrólitos no corpo."
Mais sobre os benefícios da babosa, clique aqui.
"O gel para uso tópico, pode ser colocado sobre a pele tendo sido retirado diretamente da planta (usando uma faca afiada, de preferência flexível, se retira a casca da folha e toda a sua parte amarela presente logo abaixo da casca, para colher a sua parte interna, que é a parte “babosa”, o gel da planta)."
Fonte da foto |
Para saber os benefícios e as contra-indicações, clique aqui.
Aloe arborescens, também medicinal Fonte da foto |
Neste link há uma explicação bem boa sobre a diferença entre as duas e porque confundimos estas espécies tão parecidas, mas diferentes pelas flores.
Linda ilustração de Aloe Fonte: Wikipedia |
Obrigada
ResponderExcluirExcelente conteúdo, gratidão!
ResponderExcluirEu que agradeço a visita!
ExcluirAbraços
Boa tarde, quero por suculentas no quarto do meu BB, procuro saber quais são seguras caso haja contato acidental. Claro que vou deixa las bem altas, longe dele é dos pets, mas é seguro por um bálsamo e talvez tbm uma suculenta diamante? Agradeço desde já.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirN]ao se deve por suculentas dentro de casa não pro ser tóxico, mas porque elas precisam de sol direto para ficarem bonitas e saudáveis. A não ser que você coloque perto de uma janela onde pegue sol. Do contrário, procure plantas de sombra como samambaias e outras, na floricultura te indicam. As suculentas não são tóxicas, a não ser as euphorbias, que soltam látex.
Abraços