terça-feira, 22 de maio de 2018

Existem suculentas de sombra?

É muito comum ver as pessoas pegando os arranjos e terrários de suculentas e cactos e colocando dentro de casa, em locais escuros; os sites de revistas de decoração e outros estão com essa "moda". Quem não quer ter um lindo arranjo de plantas dentro de casa, não é? Mas existem plantas próprias pra isso, veja nosso post anterior sobre plantas de sombra, meia-sombra e sol. 

Então vamos ver quais suculentas podemos ajeitar para um local dentro de casa sem que ela sofra?


A foto ficou meio ruim, é que não consegui uma boa iluminação. Esses vasinhos ficam no meu quarto, no parapeito da janela, vamos assim dizer, mas do lado de dentro, rs. Estou fazendo uns testes com elas e já explico!

As espécies plantadas nos vasinhos da foto acima são Haworthias. São espécies que conseguem viver bem em locais mais sombreados e até em sol pleno. O problema das suculentas é que sem luz elas estiolam, ou seja, crescem muito pra cima buscando luz, perdendo seu formato original e ficando bem feias, fracas e deformadas. Com as haworthias isso não se dá tão severamente como nas echeverias, por exemplo, podendo ser cultivadas em um local onde haja luz solar sem sol direto. O importante é ter bastante claridade e de preferência que pegue um pouco de sol, como em parapeitos de janelas. Nada de por na mesa no meio da sala!



Eu disse que estava fazendo uma experiência. Pois bem. Algumas dessas haworthias da bacia acima é que estão agora plantadas nos vasinhos que ficam no quarto. Pode-se ver que algumas vão muito bem, outras estão mais murchas, outras querendo melar. Nessa bacia elas ficavam em sol pleno, ou seja, pegavam praticamente todo o sol do dia e eu regava sempre. Essas plantas tem uma raiz bem vigorosa, funda. Se regar demais, se for recém plantada, pode melar. Mas se já estiver bem adaptada, plantada há mais tempo, gosta de uma rega maior, senão fica murcha e meio seca. 

Eu creio que quando as raízes já estão bem firmes e espalhadas no substrato, quando a água passa, além de ter mais espaço para sair por conta da aeração dessas raízes, não acontece de melar quando estão recém plantadas e as raízes estão soltas, ainda não apegadas à terra.




Essa acima é uma das que estavam na bacia e plantei em uma lata e coloquei em um local onde pega só o sol da manhã. Veja como está meio deformada, seca. Como estava recém plantada, o sol, mesmo sendo o mais ameno, judiou um pouco. Como reguei pouco também, ela se ressentiu. Espero que daqui uns 2 meses ela já esteja plenamente adaptada e bem gordinha.

O fato é que o substrato usado influencia muito também, é claro. Em todos os vasos acima usei uma mistura de terra vegetal adubada com esterco e substrato Carolina. O Carolina tem vermiculita em sua composição, o que ajuda a reter mais umidade que o normal. 



Neste belo arranjo acima, temos cactos, haworthias, gastérias (que já falo daqui a pouco). Está em um vaso de barro e plantado somente em terra com areia. Fica a sol pleno e por isso rego bastante. Agora na época de estiagem, costumo regar dia sim e dia não todas minhas sucus, e esse vaso vai junto. O tenho há mais de ano e está indo muito bem assim.  Os cactos não melaram e perceba como as haworthias estão gordinhas:



Como eu disse, essas plantas tem umas raízes enormes e grossas, e quando estão plenamente adaptadas, a água de  muita rega não mela a planta. Um adendo: as haworthias da bacia lá de cima estavam numa bacia de plástico; essa na de barro. Na de plástico as regas devem ser mais moderadas pelo fato de que a terra leva mais tempo para secar.

Viu como tudo é questão de cultivo e experimentação? Mais uma vez, como sempre digo em todos os meus artigos: não tem regra fixa pra cultivo de cactos e suculentas. Tem que ver o clima, substrato, tipo de vaso, insolação e etc.

Ainda não cheguei a uma conclusão sobre as plantas nos vasinhos dentro do quarto. Eu acho que no tempo ficam muito mais bonitas. Não devo continuar muito tempo com elas assim, logo devo por pra fora. Mas é bom pra registrar a experiência.

O fato é que ali não pega sol, só claridade. Se pegasse sol eu até deixaria. Então se quer um arranjo de suculentas dentro de casa, opte por haworthias e gastérias, que vamos falar a seguir.



Na bacia acima, que já está precisando de um replante, temos várias gastérias, que são essas espécies com folhas estreitas e compridas e no canto debaixo, algumas de folha menor. Elas são bem rígidas e também tem raízes vigorosas como as haworthias. Não são muito populares. Pessoal gosta mais de echeverias e tals. Eu particularmente aprecio muito a beleza exótica desta planta rústica.

São parentes das Aloes, tem até cruzamento entre elas, as Gasteraloes. Não tenho ainda na minha coleção uma desta, mas não tarda a ter, rs. As inflorescências são bem parecidas com das aloes, compridas e finas com pequenos cálices pendurados. Os beija-flores apreciam muito.


Gasteria glomerata em flor
Fonte

Como disse, são plantas bem rústicas, isto é, resistentes e aguentam sol pleno e sombra; pouca água e quando muita água, também não melam tão fácil como as demais suculentas. Uma opção para locais internos, lembrando sempre que com bastante claridade e de preferência que pegue uma parte do sol do dia.


Aeonium

Os aeoniuns são suculentas de meia-sombra. Não indico desta para locais internos, mas se for um local mais sombreado, com luz filtrada e um pouco de sol da tarde ou da manhã, elas vão bem. Podem aguentar sol pleno mas ficam mais felizes na meia-sombra. No verão elas entram em dormência, isto é, não crescem nem se desenvolvem; tampouco puxam muitos nutrientes da terra. Podem até ficarem meio atrofiadas e sem folhas. Voltam no outono/inverno belíssimas, grandes e coloridas.

Outras suculentas para lugares sombreados e até internos:


Cacto-sianinha. Selenicereus anthonyanus

Esse cacto epífito (planta que vive apoiada com suas raízes em árvores, não são parasitas. Veja nosso post sobre o assunto) que em seu habitat natural vive sob a claridade filtrada das árvores, é uma opção para uma garagem ou varanda sombreada como esta. Mesmo assim veja que ela não está feliz, pois os galhos novos estão virados pra cima e as raízes espichadas na mesma direção. Está  procurando luz. Como não estou tendo outro lugar para colocá-la, por enquanto vai ficar aí. Um bom exemplo de porquê não devemos por uma planta dentro de casa por mero capricho, sem uma iluminação adequada.

O formato de suas folhas já são um deslumbre à parte, mas a floração é mais bela ainda!

Fonte
Bela floração do cacto-sianinha

Os ripsális, que também são plantas epífitas, são belos exemplos de plantas para sombra/meia-sombra. É também bem rústica e esta abaixo está tomando sol da tarde, coitada. Ela fica meio amarelada, mas parece que se adaptou. Daqui uns meses vai para um lugar mais adequado.




Esta outra espécie de ripsális no momento não está pegando sol, mas pega toda a claridade do dia.



A floração é uma graça:



Outra suculenta para meia-sombra é a Hoya, mais conhecida como flor-de-cera:

 

Está para florescer precisa de um sol filtrado. Suas flores:


  


Mais uma que pode compor um arranjo para locais internos é o sempervivum. Este belíssimo vaso da foto abaixo eu perdi todas =( . Mas aprendi alguns macetes com elas, e espero adquirir novas para ter sucesso no cultivo. Elas são bem enjoadinhas mas com paciência pegamos o jeito.


Os sempervivuns devem pegar um pouco de sol e até podem se adaptar ao sol pleno. Se estiver em um vaso de barro e em sol pleno, gosta de mais água. Mas se passar um pouco, mela fácil. Eles são como os aeoniuns, entram em dormência no verão e ficam mais exuberantes no inverno. Soltam muitos bebês e são monocárpicos, eu seja, quando a planta-mãe floresce, ela morre, deixando vários bebês e sementes para perpetuar a espécie. Já falamos sobre o assunto neste post: "Porque algumas suculentas morrem depois que florescem". Vale a pena ler!

O problema que eu tive com esses sempervivuns foi o seguinte: aqui no outono/inverno é bem seco e quente (sim, não esfria muito). Então na estiagem eu aguava bastante, e elas pegavam muito sol e iam bem. Depois quando vieram as chuvas, elas até no começo gostaram, mas chovia e vinha aquele sol muito quente em cima e o tempo muito úmido sempre, elas cozinhavam. Então da próxima vou cultivas do mesmo jeito só que na época da chuva, deixar em local seco.


Não é uma hera, apesar de ser idêntica. Este é o Senecio macroglossus. Tem as folhas mais gordinhas que as da hera e as flores são diferentes também, parecendo margaridas.

Essa belezinha pendente acima também gosta de locais com meia-sombra. Eu não colocaria dentro de uma varanda, a não ser que o sol ali penetrasse bastante pelo menos toda a manhã ou toda a tarde.

Flores do Senecio macroglossus.
Fonte
A vida é um constante aprendizado. Neste post sobre os lithops, eu disse que essa família de suculentas chamada Aizoaceae gostavem de pleno sol, quanto mais melhor. Estou começando a mudar de idéia. Agora acho que uma sim, outras não. Perdi novamente meu vaso lindo de lithops, que mostrei no post citado acima, e acho que pequei nesse quesito. Eles gostam de muito sol sim, mas se for demasiado quente e regar em cima, mesmo que uma vez na semana, ele cozinha. Veja o exemplar abaixo:


Cheiridopsis candidissima

Ela está adaptadíssima nesse vaso, ou seja, com as raízes plenamente integradas ao substrato. Ficava ao sol pleníssimo, mas também gosta de mais regas. Já perdi várias também, mas com esta estou tendo algum sucesso. Está bonita e gordinha. Percebi que nos últimos dias, com a umidade do ar muito baixa e sol esturricante, ela estava ficando muito ressentida. Coloquei em um local que só paga o sol da manhã, e ela está bem mais bonita. Não colocaria em um arranjo, mas seria uma opção para um parapeito de janela onde pegue esse sol até meio-dia.

A última:


Flores do coração-emaranhado. Ceropegia woodii

Coração-emaranhado. Ceropegia woodii

Esta maravilha é de meia-sombra. Vai bem em locais bem iluminados e até com algum sol. Gosta de mais um pouco de água, mas não muito, pois suas raízes tem "batatinhas", das quais fazemos mudas.

Quer montar uma coleção com suculentas diferentes? Temos uma lojinha no facebook, acesse clicando na imagem abaixo!


www.facebook.com/balaiodesuculentas

9 comentários:

  1. Boa tarde, o que vc utiliza para acabar com aspragas das plantas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Depende do tipo de praga. Cada uma vai exigir um defensivo diferente. Recomendo que você acesse esse link https://diariodeumasementeira.blogspot.com/search/label/pragas onde irá ler todos os posts sobre diferentes tipo de pragas que temos no blog!
      Abraços

      Excluir
  2. Adorei as informações, muito obrigado por compartilhá-las.

    ResponderExcluir
  3. Oiii, você sabe algo de como se cuida da Senécio? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Aiii....estou começando com as suculentas agora e as pessoas me deixam apavorada: nao deixa na chuva, nao deixa na sombra,nao deixa no sol. Fico maluca! Reservei um corredor lateral da minha casa que tem otima exposição ao sol da manha ate umas 13h, e um pedaço pega sol o dia todo. Estamos em uma epoca bem chuvosa aqui...Eu estou plantando com as camadas que vc ensinou,mas estou apavorada em coloca-las no tempo. O que eu faço? kkkkk Da um desespero!

    ResponderExcluir
  5. Aiii....estou começando com as suculentas agora e as pessoas me deixam apavorada: nao deixa na chuva, nao deixa na sombra,nao deixa no sol. Fico maluca! Reservei um corredor lateral da minha casa que tem otima exposição ao sol da manha ate umas 13h, e um pedaço pega sol o dia todo. Estamos em uma epoca bem chuvosa aqui...Eu estou plantando com as camadas que vc ensinou,mas estou apavorada em coloca-las no tempo. O que eu faço? kkkkk Da um desespero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dá uma olhada nos nossos outros posts sobre cultivo de suculentas que com certeza vc vai acabar com essa insegurança! Mas cultivar é isso, aprender com os erros e observando o que é melhor pra elas na sua casa, pois cada local é único! Nossas dicas induzem aos cultivadores à seguir pelo melhor caminho, mas não damos fórmulas prontas por achar que o correto é perceber o que a planta quer! Resumindo, as plantas se adaptam à qualquer lugar, seja no tempo ou não. No começo elas sofrem um pouco até se acostumarem, é normal até achar que a planta vai morrer, perdendo várias folhas ou fungando, mas é só ir cuidando que ela se adapta! As minhas sempre cultivei ao tempo. Aqui temos 2 estações apenas: chuvosa e seca. Agora é época de chuva, já tem uns 2 meses, e percebo que agora que elas estão se adaptando as chuvas constantes. Mas não descuido de usar fungicida, é primordial!
      Abraços

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!