terça-feira, 31 de julho de 2018

Àcaros nas suculentas?

Fiquei extremamente surpreendida com essa "notícia"! Já tive ácaros em algumas das minhas plantas, como pimenteiras e morangueiros, mas nas suculentas nunca imaginei que pudessem atacar! Felizmente não foram nas minhas que isso aconteceu, mas infelizmente em algumas de uma amiga, então vamos saber dessa história e como combater!


Folha de echeveria atacada por ácaros



A alguns dias, a querida amiga Maria Aparecida, que mora em Ribeirão Preto, cidade no estado de SP mas bem perto aqui de Uberaba, me mandou algumas fotos, questionando se eu saberia o que algumas de suas echeverias estavam sofrendo.

Pelas fotos, me pareceram marcas de algum trauma sofrido pela planta, e assim teria formado uma cicatrização na qual resultou em algumas cicatrizes. Mas o problema é que isso afetou somente algumas plantas, sendo que ficam em vasos juntas de várias outras plantas e ela não havia visto nenhum inseto, nem lagarta ou caramujos que poderiam ter andando por ali, causando essas cicatrizes.

Mais algumas fotos das tais "cicatrizes":




Continuamos em contato e ela pesquisando, intrigada com o fato. Eu meio que "aceitei" que seria algum trauma sofrido pela planta mesmo, já que não teria afetado a maioria das outras. Aqui mesmo quando raspo em alguma suculenta sem querer, depois aparece uma cicatriz dessas, não iguais, mas parecidas. Então não fiquei pensando em outra coisa.

Cogitou até de larva minadora, na qual já fiz um post, pode ler clicando aqui. Mas essa praga realmente não atinge suculentas, pelo menos não que eu tenha visto falar, mais ervas e frutíferas.

O ácaro tem uma configuração na planta bem diferente dessas fotos que ela me enviou, também já fiz um post sobre o assunto, recomendo que leia, clicando aqui.

Ele se mostra como pontos pretos embaixo das folhas e em alguns casos, com teias finíssimas, parecendo com teia de aranha. Vejam:


Ácaro aranha
Fonte da foto


O ácaro em si é mínusculo, pra ver o bicho mesmo só com lente de aumento. Pesquisando em sites estrangeiros, realmente o que ataca  mais cactos e suculentas são os ácaros-aranha, em inglês "spider mite".

Então ela resolveu procurar ajuda de uma agrônoma, e eis que a mulher diz que realmente são ácaros. Fiquei surpresa! Como a gente acha que sabe tudo e na verdade não sabe nada! Jardinagem a cada dia tem uma coisa diferente!

Eu já sabia que para combater ácaros nas plantas, usa-se enxofre diluído, borrifando bem sobre os bichos. Como não é um defensivo químico, demora mais tempo para resolver, então tem que ter paciência. No caso das plantas comuns, eu sempre podo a parte mais afetada. Nesse caso das suculentas, a agrônoma sugeriu que ela decapitasse as echeverias e retirasse as folhas mais afetadas.




Como sabemos, quando uma suculenta apresenta uma praga desse tipo, as folhas que já foram danificadas, não voltam ao normal. Então o melhor é podá-las. E se estiver em toda a planta, vai aplicando o enxofre até ela começar a rebrotar. Aí eu retiraria os brotos e jogaria a planta danificada fora.

**** Um adendo!

Depois que lancei o post no Facebook, uma pessoa do Uruguai comentou que quando aparecem essas cicatrizes, é porque a planta já passou pela infecção, não tem mais o bicho lá. Realmente, como reportei aqui, a nossa amiga não visualizou nenhuma evidência de ácaros nas plantas. Então essa pessoa disse que utiliza extrato de própolis nas cicatrizes. Achei bem coerente pois utilizamos o própolis reconhecidamente na jardinagem para cicatrização de cortes e podas. Até já fiz um post de como utilizar para combater manchas de fungos em suculentas, clique aqui para ler.
 
Então fica aí a dica de ao invés de tirar a folha afetada fora, aplicar o própolis na cicatriz, que além de acelerar o processo de cicatrização, evita que entrem agentes infecciosos pelo corte.

*****

O enxofre é bem barato, encontrado com casas agrícolas e floriculturas. Usar a diluição de acordo com as instruções do fabricante, e sempre no período da tarde, depois do sol forte.

Mais alguns sintomas:





Então, se tem algo parecido nas suas suculentas, cogite a idéia de que seja ácaro.

Pesquisando, achei um artigo interessante de uma pessoa que estava com um problema parecido nos cactos, e cogitou de ser ácaro, pra ler, clique aqui. Mas pelo jeito ele não chegou à uma conclusão 100%. Pelo que vi das fotos do rapaz, as marcas nos cactos pela base me parece o processo de "amadeiramento", que seria o envelhecimento natural na planta ou cicatriz pelo excesso de umidade. Falei sobre esse assunto no meu artigo sobre como cuidar de cactos, leia aqui. Apesar de ele ter visto essas teias de ácaros em seus vasos. Aqui nos meus também tenho esse "problema", mas não creio sejam ácaros e sim fungos e em outros o tal "amadeiramento".

Na literatura nacional é muito difícil se ter fontes fáceis sobre cultivo de suculentas e cactos, portanto contamos com a experiência de jardineiros amadores. Mas consegui alguma informação em sites estrangeiros.

Neste site que está em inglês, diz que os ácaros-aranha gostam muito de atacar suculentas e cactos e nos cactos você verá manchas amarelas e cor de ferrugem tipo cicatriz, o que também pode levar a planta a se infectar com outros agentes, já que quando esses insetos "picam" a planta, deixam com a "pele" exposta, igual nós, quando machucamos e ficamos com aquela ferida. Ali fica susceptível de entrar outros agentes como fungos, vírus e bactérias.


Ácaro-aranha
Fonte da foto

Ácaro em cacto
Fonte da foto
Ácaro em suculentas
Fonte da foto
Achei um artigo interessante, que está em inglês, sobre ácaro em cacto, e está bem como o rapaz do blog brasileiro disse:


Fonte da foto
Clique aqui para ler.

Para prevenir, os cuidados são os mesmo com as outras pragas:

- Cuidar para que a planta esteja sempre bem adubada, para ter como ela própria se combater das doenças;
- Cuidar com excesso de umidade e espaçamento das plantas; não no caso de muitas plantas em um vaso, mas do espaço entre um vaso e outro, para que fique bem arejado. Pragas gostam de se esconder onde não vemos;
- Cactos e suculentas precisam de uma quantidade adequada de sol direto para ficarem fortes. No mínimo 4 horas diárias;
- Como prevenção, aplicar inseticidas regularmente; sejam orgânicos ou não. No caso dos ácaros, enxofre. Se tem recorrência dessa praga no jardim, aplique uma vez ao mês. Ele também funciona como adubo. Tenho um post completo aqui no blog sobre defensivos para suculentas, para ler clique aqui.

4 comentários:

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!