sexta-feira, 20 de julho de 2018

Echeveria Crispate Beauty: conheça o novo lançamento nacional que está abalando os corações suculenteiros!

Vamos logo esfregar na cara das recalcadas essa coisa deslumbrante para já sabermos de quem estamos falando:


Echeveria Crispate Beauty
Mas calma amigos e amigas: qualquer um pode tê-la, pois foi lançada nacionalmente e está chegando em vários Gardens do país!

Logo quando vi corri igual louca atrás! Encomendei pela internet com uma vendedora que já conhecia, pois ainda nem tinha chegado aos Gardens e Ceasas. Tem duas semanas isso. Hoje em dia ja está bem popular e o pessoal das capitais e varias cidades do estado de São Paulo já conseguem com facilidade! 

Vamos saber mais sobre elas e seu peculiar estilo de cultivo!




Estava eu, exatamente no sábado, dia 7/7/2018, olhando o Instagram (aliás, me segue lá, que tem foto do meu jardim todos os dias! @camilabatalhone), quando me deparei com esta foto do Murilo (@murilo-a-soares):





Aconteceu em Holambra/SP dos dias  8 a 10 de Julho o 27º Enflor Garden Fair, uma das maiores feiras de produtores de plantas e setores ligados ao assunto do Brasil. É um evento voltado para produtores, vendedores e todo o tipo de profissional ligado ao setor, mas gente "normal" também pode visitar. Para saber mais, clique aqui para ir ao site do evento.

E nesta feira são apresentados as novidades do mercado, tanto em decoração, materiais para jardinagem e etc. até novas plantas que vão ser introduzidas no mercado nacional. E uma das novidades que fizeram enlouquecer os colecionadores de suculentas foi a Echeveria Crispate Beauty, uma produção da empresa Olsthoorn, um dos maiores produtores na linha de cactos e suculentas do Brasil.

Um orgulho nacional, este cultivar foi uma mutação natural que ocorreu na produção do Olsthroorn há 5 anos e que agora está sendo produzido em larga escala. Ela é um híbrido da Echeveria lilacina.


Echeveria lilacina da minha coleção


É uma planta bem comum de se encontrar nos gardens e hipermercados e bem barata também. O bom do novo híbrido Crispate Beauty é que em breve também se popularizará e não ficará restrita aos colecionadores. e nem com preços exorbitantes.

Quem mora no estados de São Paulo vai achar com mais facilidade, principalmente no Ceasa de Campinas e Ceagesps. Eu que moro no cafundó de Minas Gerais encomendei as minhas pela internet e vieram do sul.





Não é de babar? Quero uma bacia cheia delas! Mas estou contente com as minhas duas filhas!

Bom, a peculiaridade dela é que é mais resistente à falta de sol. Ta aí uma opção pra quem ama enfiar suculenta dentro de casa! Já disse mil vezes aqui nos posts do blog que suculenta é planta de deserto e devem tomar o máximo de sol possível para ficarem bonitas e não perderem a forma, não estiolarem. Exceto algumas exceções e para isso veja nosso post sobre suculentas de sombra.

Essa echeveria pode ser usada em arranjos para interiores, mas sempre perto de uma janela com sol filtrado por pelo menos 5 horas ao dia; assim diz a embalagem da planta.


Instruções que vem na embalagem da planta. Foto gentilmente cedida pela amiga Virgínia Rosenthal

Ou seja, pode ficar em ambientes internos, mas que tenha sol. Assim como todas as outras. O fato é que ela não deforma fácil, como diz o produtor, então penso que ela não se inclinará muito para a direção do sol, no caso de estar num parapeito de janela.

Pode ser cultivada também em sol pleno, com um único porém: não gosta de ser molhada nas folhas e nunca o miolo pode acumular água. A rega deve ser feita somente no substrato. Portanto, não pode ficar na chuva. Fico triste porque amo cultivar minhas suculentas no tempo e amaria ver um canteiro cheio destas echeverias tomando sol e chuvas.


Minhas Crispate na hora que chegaram, ainda sem regar.


Detalhe para o aviso: regas abundantes no verão. Como já disse aqui mil vezes, suculentas gostam sim de água e precisam dela, como todas as plantas. O que tem de ser observado é a quantidade de sol, o tipo de vaso, e o tipo de substrato. Usar também um bom fungicida. Sobre isso temos inúmeros posts aqui no blog, é só clicar no menu que fica acima, na aba "suculentas".

Eu penso que com o tempo e os vários tipos de cultivo que vai sofrer em todo esse Brasil, as próximas mudas produzidas por nós, meros mortais jardineiros, venham mais resistentes a essas condições. Pois lembremos de que toda planta que vem de estufa é muito frágil e deve ser adaptada aos poucos ao nosso cultivo.

Vejam a explicação do próprio produtor Gerardus Olsthoorn:




 
Bom, mas eu sou uma pessoa muito rebelde e reguei de mangueira as minhas rsss. O que acontece aqui é que eu tenho centenas de vasos e rego tudo de mangueirada. Como já disse, essa época de outono/inverno é muito seco, com uma estiagem que vai até meados de Outubro. A umidade relativa do ar chega a espantosos 15%. Estou aguando tudo dia sim e dia não. Daí já quis fazer esse teste de fogo.


No dia seguinte, depois da mangueirada

Como vocês podem ver, depois da magueirada elas estão bem e já no sol causticante do cerrado. Reguei na parte da tarde, como sempre, e logo após já meti-lhe um fungicida sistêmico que utilizo, Cercobin. E esta foto foi tirada no dia seguinte, na parte da tarde. Vejam que estão sequinhas e inteiras. O miolo até ainda tem um pouco de água que com o passar do dia vai evaporar.
 
O cuidado em se dizer pra não aguar as folhas e não deixar água no miolo é que geralmente essas branquinhas são mais chatas mesmo e podem apodrecer fácil. Ainda mais um híbrido, costumam ser mais frágeis. Penso que não é errado dar esse conselho à quem não tem muita experiência. Mas pretendo fazer alguns testes com ela e depois contar para vocês.

Usando um bom fungicida, acho que fica tudo certo. Na época de chuvas, quero comprar uma somente pra fazer esse teste e ver como reagem. Ou pegar uma dessas minhas que já estarão adaptadas e deixar na chuva.
 

Algumas folhas fungadas

Não vou dizer que nada aconteceu. Encontrei essas duas folhas com fungos no dia depois da rega. Mas não acho que a rega tenha sido o fator, pois não tinha dado nem 24 horas. Essas folhas já deviam estar com fungo e a água ajudou a acabar de melar. Mas foi só. Vou seguir com os testes e reforçar o fungicida uma vez na semana.
 
Mais uma curiosidade sobre ela: essa brancura toda que temos nas folhas se chama "pruína". É uma cera que protege as folhas e se tocada, mancha a planta. Abaixo temos outras suculentas que também tem essa cera:
 
 
Echeveria cante

"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pruína é uma película de cera natural de cor acinzentada, azulada ou esbranquiçada, que envolve algumas frutas, como uvas, ameixas, mirtilo, atemóia, entre outras. A pruína é o principal atributo de qualidade em um fruto e a sua ausência, em mais de 15% , é considerada um defeito. "


Echeveria lauii

Curiosidade:
"Infelizmente a maioria dos consumidores confundem a pruína com resíduos de defensivos agrícolas e na opinião de alguns atacadistas a pruína pode ser motivo de desvalorização do produto por causa desta confusão.(...)
A permanência da pruína intacta no fruto, é sinal de capricho e cuidado no momento da colheita. Quanto menos manuseio, mais qualidade."

 
Echeveria bruma

Echeveria gila

Echeveria Caly Argentea

Echeveria valentina
 



6 comentários:

  1. Amei as informações,ganhei um filhotinho,e estava com muitos cuidados principalmente com sol e regas, acredito que por ser filhote vai ser mais fácil a adaptação.gratidão por compartilhar suas experiências.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes materiales muy buena esta pagina!!! Saludos desde Montevideo Uruguay! a todos los hermanos de Brasil un hermoso Pais! Ojalá termine pronto la epidemia de covit 19 por favor cuidensen mucho a usar mascarilla y a seguir todo el protocolo de higiene y desinfeccion de cada coda que se compra y se consume ,antes de ingresar al hogar retirar los calzados y desinfestar cada cosa en agua alcohool 90 % y limpiar cada bolsa o alimento con legia (Hipoclorito)por favor tomar todas las precauciones para convatir la pandemia!!! Dios bendiga a Brasil y a Toda Su gente maravillosa!abrazo, Juan.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!