quarta-feira, 24 de junho de 2015

Perguntas mais freqüentes

Oi pessoal, andei sumida, estou meio sem assunto, espero agora voltar com tudo! Bom, reparei que muitas pessoas tem as mesmas dúvidas, então resolvi compilar as mais freqüentes em um post só, até porque para a maioria das perguntas tenho algumas respostas em algumas matérias já publicadas. Vamos lá.

Fonte




1-) Como fazer minha semente X germinar?


Fonte

Muitos me escrevem perguntando de sementes específicas, e é muito difícil ter uma regra pra cada semente. Como sou uma simples jardineira e curiosa, eu faço muitos testes e observo. Então eu recomendo dar uma lida no post Como plantar sementes e Tudo o que você precisa saber a cerca de sementes.

2-) Quanto de sol uma mudinha recém germinada pode tomar? E quanto de água?


Fonte

Vide pergunta 1.

3-) Minha planta está secando ou tem folhas amarelas. O que pode ser?


Fonte

Existem vários fatores. Como o Brasil é um país de proporções continentais, fica difícil dar um diagnóstico preciso sobre o que é, mesmo vendo foto. Pode ser o clima, muito sol, falta de "vitaminas" ou pragas. Sobre esse assunto fiz um post bem legal que você pode acessar clicando aqui. Uma praga meio desconhecida são os ácaros, saiba mais aqui

4-) Vi um bichinho x na minha planta. Será que é praga?


Fonte

Com o tempo, observei que muitos insetos simplesmente vivem ali nas plantas sem causar dano nenhum. Acho importante ter um equilíbrio entre os animais do jardim, principalmente quando se tem muitas plantas, tanto em vasos quanto no chão. Não gosto de usar indiscriminadamente venenos, tanto naturais quanto químicos. Só utilizo em último recurso. Então se você tem equilíbrio tanto de predadores quanto de presas, não se corre o risco de ter uma super-infestação ou de o animal ficar resistente ao inseticida. Nunca mate uma lagartixa, rãs, sapos, passarinhos (nem preciso falar né?), lagartos, entre outros, eles são importantes para o equilíbrio do ambiente. Até mesmo acabar com todas as lagartas que comem nossas lindas plantinhas é ruim, pois as borboletas e mariposas, nas quais elas se transformaram, são essenciais na polinização de flores e perpetuação de espécies, mas isso é outra história. Então saiba mais sobre os insetos benéficos para seu jardim clicando aqui.

5-) Gostaria de fazer troca de sementes com você.


Fonte

Eu tenho uma página no blog com uma antiga lista de sementes na qual fiz muitas trocas, tenho até que reformular essa página. Hoje em dia não faço mais trocas, só se for algo muito interessante, rs. No auge da empolgação de plantar sementes fiquei com mutas mudinhas e perdi também muita coisa, por falta de espaço. Então se você quer plantar muitas espécies por sementes, faça um planejamento de espaço, com local arejado, que bata o sol necessário e tudo o mais. Fiz muitas trocas legais até internacionais por grupos no Facebook. Então se você quer fazer trocas, dá uma procurada nesses grupos que tem muitos, além de trocar você faz ótimas amizades e fica por dentro das dicas do pessoal!

6-) Queria um passo-a-passo pra montar mini-jardins.


Fonte

Mea culpa. Prometi, prometi e não fiz. Mas não tem muito segredo não gente. Prometo que ainda faço. Veja alguns dos meus mini-jardins aquiaqui e aqui. Gosto muito também dos posts da Bruna do blog Os Saberes do Jardim no qual cito muito nos meus posts pois ela tem matérias excelentes, faz muitos testes e fotografa muitos passo-a-passo! Dá uma olhadinha aqui e aqui. E no blog Meu Jardim é assim tem muitosssssss mini-jardins e acho que passo-a-passo também, então deem uma navegada por lá!

7-) Onde você compra essas pedrinhas coloridas?


Fonte

A pessoa se referiu a pedrinhas nos meus vasos desse post. As coloridas grandes são cristais de quartzo e comprei saquinhos em uma loja pra artesanato aqui da minha cidade. Por que de artesanato? Elas são usadas para fazer mandalas, então você acha de várias cores e tamanhos. Algumas outras que usei são pedras de fazer bijouteria, então em lojas de material pra montagem de biju você encontra uns fios de pedras de todos os tamanhos e cores também. Essas são mais caras pois são lapidadas e furadas. Agora uma achatada e furtacor desse post que citei, foi em loja de 1,99.

8-) Plantei semente de tal coisa e até hoje não germinou. O que pode ter dado errado?


Fonte

Vários fatores. A semente não estava viável, erros no plantio (ver pergunta 1) e a semente demora mesmo pra germinar. Denovo reforço pra ir na resposta da pergunta 1 e dar uma lida na minha matéria de como plantar sementes. A gente fica ansiosa mesmo pra ver a germinação, mas acontece que muitas sementes demoram meses pra germinar, então tem que ter paciência. Isso acontece com as sementes de frutíferas. E sementes de cactos e suculentas costumam germinar em poucos dias, mas o crescimento é muitooooooooo lento. Quando digo mito, é levar um ano pra planta ter 2 cm.

9-) Plantei tal planta por estaca, mas não deu certo, O que pode ter dado errado?


Fonte

Fiz 3 matérias bem detalhadas sobre propagação de plantas. Para ler acesse aquiaquiaqui.

10-) Qual substrato você usa nos seus vasos?


Fonte

Esse é um assunto controverso e até polêmico, rs. Até hoje ainda não cheguei a um resultado definitivo, ainda faço muitos testes. No caso de plantas ornamentais comuns não tem erro: terra vegetal, humus de minhoca ou esterco bonivo está de bom tamanho. Para cactos e suculentas é que o bicho pega. Então leia esse post sobre substratos que fiz aqui.

11-) Como adubar minha planta x?


Fonte

Também é um assunto extenso no qual fiz um post que você pode acessar aqui

12-) Como propagar suculentas e cactos?


Fonte

Também já fiz um post sobre esse assunto, acesse aqui

13-) Comprei um cacto e/ou suculenta e não sei como cuidar: mais sol, menos sol, mais água, menos água?


Fonte

Olha, isso é muito particular. Apesar das pessoas dizerem que são plantas fáceis de cuidar, pra mim são das mais dificeis. Estou me especializando nesse quesito já tem uns 3 anos e vivo perdendo plantas até hoje. Tem que observar muito e testar. Pois depende muito do clima da sua cidade, do substrato que você está usando, enfim. Fiz um post sobre mitos desses plantinhas, acesse aqui.

14-) Onde você compra suas suculentas?


Fonte

Aqui na minha cidade não tenho muita opção, então compro mais pela internet. Fiz um post sobre quais sites recomendo, geralmente são perfis do facebook. Pessoas que comprei e aprovei. Veja aqui.

15-) Quando passar a mudinha da sementeira para o local definitivo?


Fonte

Certas plantas o ideal e até obrigatório é que você semeie direto no local definitivo, como cenouras e outras hortaliças tuberosas. No caso se outras plantas, o ideal é que ela esteja bastante enraízada e a mudinha com o caule bem firme. Retire todo o torrão com cuidado e plante-o todo no local definitivo, cuidando o máximo para não danificar as raizes. Regue todos os dias e mantenha em local com sol fraco ou com sombrite, até que a muda "pegue". Você percebe isso quando ela fica aprumadinha e começa a emitir novos brotos.

16-) Você poderia identificar tal plantinha pra mim?


Fonte

Recebo muitas dúvidas nesse sentido, e mesmo vendo foto as vezes é difícil. Como já disse, não sou bióloga nem botânica ou coisa do gênero e aprendi pouco do que sei na curiosidade mesmo. Saía na rua fotografando as plantas e quando chegava em casa ia folhear um livro da minha mãe que é tipo um catálogo com algumas plantas (sobre livros de jardinagem leia aqui) e vendo se achava foto com nome e descrição, e assim aprendi muito sobre plantas em geral. É sempre bom a gente saber o nome científico pra poder pesquisar na internet sobre ela, do que gosta e etc. Então se você tem a foto e não tem a mínima idéia do que seja, não dá nem pra procurar no google, tem alguns sites que podem ajudar. Uma dica é digitar a característica da planta no Google Images algo do tipo: "planta roxa", "flor comprida" e outros adjetivos que você veja na planta, já achei muita coisa assim quando não sabia por onde começar. Um site muito bom é o Jardineiro.net.

17-) Se eu te mandar foto das minhas suculentas, você identifica pra mim?


Fonte

Como disse na pergunta acima, mesmo a gente tendo uma coleção grande é difícil identificar pois hoje em dia a quantidade de híbridos (leia sobre o que são plantas híbridas aqui) é enorme e as diferenças são minímas entre as plantas. Existem ótimos sites com listas enormes de identificação de suculentas e cactos. Veja abaixo:

--> Guia de cultivo - Infelizmente está em inglês, mas é muito bom pra quem entende e tiver paciência de dar uma lida

Esta lista abaixo retirei dos arquivos de um grupo que faço parte no facebook:

http://www.cactuseros.com/GenerosEspeciesIdentificadas/E.html
http://davesgarden.com/guides/articles/view/996/#b


--> Grapptopytum e pachyveria:


--> Guia ilustrativo com detalhes da planta: caule, folhas e flores:http://www.plantillustrations.org/taxa.php?id_taxon=3501&lay_out=0&hd=0&group=1


Esse post claro, não tem fim, vou continuar anotando as perguntas mais frequentes... me mandem dúvidas pelo email (camila.batalhone@gmail.com), no facebook (Camila Oriente Batalhone) ou nos coments dos posts mesmo!

3 comentários:

  1. Adorei! E achei ótima a idéia de fazer um post com essas dúvidas mais freqüentes. Essas que você colocou realmente são as mais comuns.
    Beijos Floridos

    ResponderExcluir
  2. Pois, a minha dúvida nao é germinar, isso até já consigo fácil, o problema é passar das duas folhinhas, OMG...e estava com quatro sementeiras de Maracuja que foram até as tres folhinhas e agora estão tombando, nem acredito, e isso depois de ter plantando umas cem sementes e só vingarem essas...to começando a achar que essas sementes de envelope é inviável em vasos, ou é lenda urbana, kkkk Vou reler sua resposta UM!!! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Serä que esta na altura de semear a semente de sebolo, e das coves galegas , agradesia esta enformaçao , obrigados

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!