segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Porque as suculentas mudam de cor?

Já repararam que algumas suculentas tem cores estonteantes?


Echeveria black prince


Mas a mesma suculenta com uma cor forte pode aparecer verde e esmaecida:


Outra Black prince que pega menos sol

É fato que quanto mais sol elas pegam, mais cor adquirem. Algumas mesmo pegando mais sol são mais verdes mesmo, outras só aparecem cor nas pontas.


Echeveria pink frills. Esta já é meio rosada de nascença, mas ao sol a cor fica mais bonita e as bordinhas mais rosadas

Mas porque isso acontece? É um tipo de stress causado na planta pelos raios ultravioletas ou também pelo frio. Quando a planta é privada também de água e nutrientes, ela pode mudar de cor, como a Crassula capitella campfire:


Fonte

Aqui a mesma suculenta mais verde. Ela costuma ficar mais vermelha no frio, em locais quentes mesmo pegando muito sol não fica com esse vermelho tão intenso, como é o meu caso.


Fonte

Como sabemos, as plantas são verdes pois contém o pigmento clorofila, na qual é utilizado na fotossíntese. Mas algumas plantas tem a coloração naturalmente diferente sem ter passado por algum tipo de stress. Por exemplo os carotenóides, o famoso caroteno, que temos na cenoura e outras plantas com a coloração avermelhada/alaranjada.

"Os carotenóides são pigmentos acessórios. Eles absorvem luz em faixas um pouco diferentes das faixas das clorofilas. A presença desses pigmentos acessórios faz com que muitas folhas tenham cores diferentes do verde. Embora tenham clorofila, a presença desses outros pigmentos em grandes quantidades mascara a sua presença e deixa as folhas com outras cores (arroxeadas, alaranjadas, amarelas, etc.). Muitas folhas mudam de cor, no inverno, pela diminuição na quantidade de clorofila. Como a quantidade dos outros pigmentos não se altera tão significativamente, as suas cores passam a ser vistas, tornando as folhas geralmente amareladas." 
(Fonte)
Tem gente que gosta de fazer stress hídrico e de adubo nas suculentas para que elas exibam mais as cores. Eu particularmente não gosto, morro de dó, rs. Mas deixar elas tomarem muito sol não tem problema.


Este senecio ficou pintadinho quando o sol  mudou de lado e está pegando mais neste local

A echeveria gibbiflora carunculata mais avermelhada pelo sol

Esta que me fugiu o nome rs na sombra fica quase que toda verde

Essa no inverno, onde faz muito frio mesmo, coisa que não faz aqui, fica bemmm linda, toda contornada de vinho

Graptoveria debbie. Na sombra fica mais azul, no sol fica esse roxinho lindo

Sobre as condições de baixa temperatura, porque a mudança de cor:
"Uma das características das plantas árticas e alpinas é a presença de pigmentos, como a antocianina (vermelho a púrpura) na epiderme e até‚ no mesófilo. O efeito combinado destes pigmentos e da clorofila podem produzir um púrpura bem escuro até o preto, absorvendo assim mais calor, sendo que cerca de 4°C mais quente que uma folha verde, oferecendo assim, uma proteção à própria clorofila, sensível às baixas temperaturas. Além de proteger dos raios ultravioletas, comuns nestas regiões."
(Fonte


Essa no sol pleno fica só com a bordas bemmm vermelhas, no sol só uma parte do dia fica verde

Esse aeonium fica mais roxo no inverno

Stress por falta de adubação:
"Além da luz, água e gás carbônico, as plantas precisam se alimentar com minerais, casos de nitrogênio, cálcio, magnésio, ferro e zinco, entre outros. Quando lhe faltam esses nutrientes, ocorrem certas desordens fisiológicas, a exemplo da desestabilização da clorofila (componente responsável por captar a luz do Sol para a realização da fotossíntese)." 
(Fonte)

Esta kalanchoe é famosa pela mudança de cor nas suas folhas. Quanto mais ou ou mais frio, mais vermelha ela fica, linda!

E echeveria nodulosa em sol pleno fica com as marcas nas folhas mais fortes

Esse aeonium no inverno fica mais claro e com as bordas vermelhas

A kalanchoe marmorata no sol pleno também fica com a marcação mais forte