terça-feira, 30 de abril de 2019

Como cultivar gazânias

Parece uma margarida, mas essa lindeza se chama Gazânia e vamos aprender um pouco sobre seu cultivo! Vou passar minha experiência com ela em vaso e no chão!


Gazânia do meu jardim!




Primeiramente preciso me desculpar pelo sumiço! Me mudei de casa há 4 meses e até por tudo em ordem, a gente fica meio louca! Ainda mais com o tanto de plantas em vasos que eu tinha, trazer tudo, arrumar, plantar... Sim, porque agora eu tenho um quintal grande de terra e ainda espaço nas laterais da casa e canteiros na frente. Plantei 90% no chão e ainda vou fazer um canteiro enorme de suculentas também no chão! Aos poucos vou mostrando pra vocês por aqui e também passando a experiência de como elas estão se comportando!

Não deixe de me seguir no instagram @camilabatalhone pois lá posto todos os dias e assim você fica por dentro do que tem de novo no jardim e acompanha o desenvolvimento das minhas plantas!

Agora vamos falar das gazânias...


Gazânias do meu jardim!

Já há alguns anos eu cultivei por várias vezes em vaso, sem sucesso. Mas o problema acho que era comigo mesmo. Eu tendo sempre a molhar mais as plantas do que de menos, mesmo sabendo que algumas não aguentam tanta água rs. É que aqui na minha cidade, Uberaba, Minas Gerais, o clima é bem quente e passa por uma estiagem brava nos meses de outono/inverno, com a umidade relativa do ar batendo nos 15%. Quem me acompanha sabe que já falei bastante sobre isso aqui no blog e até por isso, deixo claro que as dicas que dou são experiências do meu tipo de clima, então a melhor maneira de saber como cultivar no seu clima é fazer experiências e observar. 

Gazânias do meu jardim. Como não amar?

Por isso tendo a molhar mais, por conta do calor excessivo e da secura, quando não está em época de chuvas. Mas no caso das gazânias, notei que em vaso ela reage mal a esse excesso. As minhas sempre definhavam por conta de fungos. Cheguei a cultivar várias vezes, depois parei. Pode ser que elas aguentassem melhor se a drenagem do vaso estivesse mais grossa, quem sabe? Ou pegassem mais horas de sol, ou até se tivesse plantado em vaso de barro, onde o substrato seca mais depressa. Não posso afirmar sobre isso pois não testei, mas penso que daria certo sim.


Gazânia do meu jardim

Seu nome científico é Gazania rigens, e é uma herbácea com origem na África do Sul. Pertence à família das Astaráceas, sendo planta de sol pleno e de ciclo perene, ou seja, não morre como as anuais, depois de completarem seu ciclo vegetativo, geralmente depois da floração. É considerada uma planta bem rústica, e ótima para formar bordaduras e fazer forrações.

Li em alguns artigos que ela precisaria de uma sombra de uma árvore próxima pra não ser queimada, mas aqui na minha casa, estando plantada no chão, fica em sol pleno, recebendo praticamente o sol do dia todo. E essa incidência de sol é que se adequou bem ao meu tipo de cultivo, pois se eu molhar demais, ou elas receberem muita chuva, estando plantadas no chão, a água não se acumulará nas raízes.


Como estão minhas gazânias no chão

Comprei as mudas daquelas baratinhas que vem plantadas em saquinhos pretos vendidas em floriculturas. Resolvi fazer essa bordadura em volta de um pé de figo e elas já cresceram bem e a tendência é se juntarem umas nas outras formando uma bela forração.

Nas primeiras semanas de plantio, elas sofreram um pouco como toda planta vindo de viveiros onde recebem pouca incidência solar, mas se adaptaram bem. Plantei na época de chuvas, então isso ajudou bastante. Ela tolera ficar mais dias sem regas, diferentes de outras plantas floríferas. Contudo, nesse caso, como estavam em sol pleno e ainda sem enraizar, quando as chuvas pararam, tive que regar todos os dias até que estivessem bem pegas, ou seja, já com as raízes estabelecidas no solo.


Gazânia do meu jardim. Floridas todos os dias!


Dizem que a cada 2 anos se deve renovar os canteiros, retirando as mudas e repartindo, fazendo outras mudas, afofando o solo e acrescentando um pouco de substrato novo. Assim pode-se fazer mudas pela repartição da planta ou também pelas sementes, que se colhe depois das flores terem secado bem. Não tenho experiência com a germinação delas, então não posso dizer qual a taxa, se germinam rápido, etc.

Muita gente me pergunta se são plantas de sol. Gente, toda planta florífera precisa de um mínimo de sol para florir. É importante também uma adubação rica em fósforo de vez em quando.

Aqui elas já chegaram com flores, mas nunca pararam de florir. O solo do quintal é bem pobre, eu nem misturei um substrato bom na cova, plantei direto. Mas há um mês adubei com NPK 4-14-8, o que acho ajudou na consistência da floração. Geralmente elas abrem com sol a pino e no decorrer do dia se fecham.

Mais um pouco das minhas lindas:





Conclusão da minha experiência:

- Se cultivar em vasos, que sejam muito bem drenados, de preferência em vasos de barro, e que tomem um mínimo de 4 horas de sol diários;
- No chão toleram mais o encharcamento e também um solo mais seco.


Ficou alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários ou no inbox da nossa página no facebook!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, eu não tenho uma época fixa aqui não, replanto quando estão feias. O meu clima é quente mesmo no inverno, então acho que em um clima frio no inverno, deve-se deixar para transplantar na primavera.

      Abraços

      Excluir
  2. Parabens. Estao lindas. Estou fazendo uns canteiros de Gazanias aqui na minha casa na Regiao dos Lagos. Sao realnente maravilhosas e dao muita cor e vida ao jardim.

    ResponderExcluir
  3. Tentei deixar outra msg mas nao consegui. Realmente são lindas e dão muita cor e vida ao jardim. As minhas acabei de plantar e tambem estão com flores. Vou fazer alguns canteiros aqui.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!