terça-feira, 21 de abril de 2015

Como cuidar de uma rosa-do-deserto (Adenium obesum)

Pra quem não conhece, se trata desta belezinha aqui:


Fonte

Sobre a planta

Nome Científico: Adenium obesum
Sinonímia: Adenium coetaneum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Lírio-impala, Adenium
Família: Apocinaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: Perene

"A Rosa do Deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante. Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Alcança de 1 a 3 metros de altura se deixada crescer livremente. Apresenta folhas dispostas em espiral e agrupadas nas pontas dos ramos. Elas são inteiras, coriáceas, simples, de forma elíptica a espatulada, verdes e com nervura central de cor creme. Raríssimas variedades apresentam variegações, com folhas creme, salpicadas de verde."

Abaixo fotos da adenium em seu habitat natural. Fonte: Pinterest






"Florações podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira."

Variedade das flores da adenium. Fonte: Pinterest






"As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degrades do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quádruplas e quíntuplas."

Variedade de cores e formas através de cruzamentos. Fonte: Pinterest






"Essa espécie ainda permite enxertia, o que é bastante interessante para se produzir em uma mesma planta flores de cores diferentes."

Planta enxertada* com várias cores em uma mesma planta. Fonte: Pinterest




*O que é uma planta enxertada?


"A enxertia é um método muito curioso de propagação vegetativa de plantas, sendo muito utilizada na produção de mudas de frutíferas, para a fruticultura. A técnica consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, base) e o porta-enxerto (cavalo, topo)." Fonte


Tem várias adeniuns e deseja tentar um enxerto? Nesse vídeo ensina como.

"Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Para obter um aspecto engrossado e florações intensas, a utilização de um fertilizante de boa qualidade é fundamental. Ela não é muito exigente em nitrogênio, portanto uma fórmula específica de floração, que contenha mais fósforo é indicada."

Essa parte é muito importante. Para que a planta fique bonita é necessário um replante pelo menos uma vez ao ano. A raíz que é chamada de caudex, cresce muito pra dentro do solo, e para que fique bonita, desenterramos e subimos um pouco a cada replante. Vejam só esses caudex maravilhosos. Fonte: Pinterest







Cultivo:

"Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo perfeitamente drenado, neutro, arenoso, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos esparsos e regulares. Não tolera o frio abaixo de 10ºC ou encharcamento. Apesar dessas exigências em drenagem não é bom deixá-la muito tempo sem regas. Em países de clima temperado e frio ela se torna semi-decídua e deve ser conduzida em estufas aquecidas no inverno. Ainda que tolere meia-sombra, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno. Dicas de plantio aqui.

"Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta, e luvas, pois sua seiva é altamente tóxica. Multiplica-se por sementes e estacas, porém o caule (caudex) grosso só se origina de sementes."

Outra parte importante no cultivo da adenium são as podas de formação para que fique bonita. Veja alguns vídeos ensinando como fazer a poda de forma correta aqui, aqui e aqui.

Gosta de bonsai? Aqui tudo o que você precisa saber sobre como fazer. Olha que lindo fica. Fotos Google Images






Plantando sementes de adenium

São muito fáceis de germinar e na internet se acha fácil pra vender, é só procurar lá no pai Google. Abaixo alguns links ensinando como fazer:

http://www.planterosadodeserto.com.br/como-plantar-e-germinar-sementes-de-adenium-obesum-rosa-do-deserto/

http://amoadenium.blogspot.com.br/2012/08/vamos-semear-adenium-rosa-do-deserto.html

http://pt.wikihow.com/Plantar-Sementes-de-Rosa-do-Deserto

http://adeniumdobrasil.blogspot.com.br/2015/01/plantar-semente-adenium.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...