sexta-feira, 14 de junho de 2019

Aprenda a identificar a necessidade de rega da sua suculenta

Acho que é a maior dúvida de quem está começando. Como, quando e a quantidade de água a usar na rega das suculentas. Vamos esmiuçar este assunto aqui e verá que não é nem um bicho de 7 cabeças!

Deixando claro desde já que aqui falo sobre a minha experiência e tipo de cultivo para meu clima e para plantas que ficam no tempo ok? Para planta em estufa e sombrite não tenho como falar pois não vivencio esse tipo de cultivo.

E também não tenho intenção de impor o que digo aqui e sim dar uma clareada pra quem tem dúvidas.

Uma das minhas bacias de barro a sol pleno



Tem-se falado muito por aí sobre esse assunto e vejo tanta groselha sendo dita, que resolvi fazer um post inteiro só sobre esse assunto. E olha que é tão simples que não precisa de tanta chorumela e mimimi. 

Fico abismada de pessoas do meio da jardinagem ditas letradas e até blogueiros e youtubers "famosos" falarem tanta "baboseira". Admiro o estudo que essas pessoas têm, mas a vivência na prática traz muito mais sabedoria do que só teorias.

Em 7 anos de cultivo dessas plantas, aprendi a observar, e isso é essencial. Não dá pra seguir uma bula. Claro que pra quem está perdido, começando, procurando informações, não há nada demais seguir uma dica. Mas é essencial aprender sobre sua planta antes de aplicar a tal dica.


Outra das minhas bacias à sol pleno

Primeiro precisamos entender que suculentas são plantas de deserto, onde de dia faz muito calor e de noite, frio. Também são climas extremamente secos e com poucas chuvas, além de preferirem terrenos de altitude. Nosso país, que tem tamanho continental, apresenta características muito variadas de clima. A adaptação dessas plantas difere muito e mesmo que "botanicamente" falando, por exemplo, a maioria das suculentas entre em dormência no outono/inverno, na minha experiência, isso não se aplica à minha região.

Eu moro em Uberaba/MG, que fica no Triângulo Mineiro, região de cerrado, extremamente quente. Aqui, no outono/inverno passamos por uma longa estiagem, ou seja, falta de chuvas e a umidade do ar chega a bater os 15%. As chuvas só começam em outubro. Mesmo nessa época os dias são de sol muito intenso. O ar está mais fresco na sombra, mas no sol é como se fosse verão. A noite dá uma esfriadinha e só.


Uma parte da minha casa às 13:00

Na foto acima acho que dá pra perceber o quão forte está o sol no horário das 13:00. Essa foto foi tirada hoje no dia de postagem desse post 14/06/2019. E ainda com umidade hoje batendo 40%, como mostra abaixo (e olha a temperatura):


E olha só. No Sul, essa época chove praticamente todo dia e esfria muito. Tem muitas amigas que cultivam belíssimos vasos por lá no tempo, elas tomam chuva o tempo todo e não fungam, não melam, ficam lindas. Algumas tem até canteiro no chão. É tudo questão de adaptação. Aí me vem a pessoa e me fala que tem que regar com seringa, não pode molhar a folha, que no inverno tem que diminuir drasticamente a rega porquê elas entram em dormência. Então nesses locais ninguém poderia ter plantas no tempo?

Abaixo fotos da amiga Vanessa Ijaille, que mora em Curitiba:



Seu jardim é lindo e as plantas estão sempre saudáveis, apesar de toda a chuva dessa época:






Aproveitem e entrem no seu grupo do Facebook Dona Suculenta onde encontrarão várias dicas de cultivo! Ela também dá cursos e vende lindas plantas!

Voltando ao assunto, vamos deixar de frescura e deixar as plantas se adaptarem ao tempo. Elas ficam  mais felizes, robustas e saudáveis. Na natureza é assim. Depois de uma chuva, dá pra ver a diferença nelas. Quem tem plantas, sabe o que estou falando. Aliás, todas as plantas depois que recebem água da chuva viram outras e algumas moribundas chegam a reviver. Veja este post que escrevi sobre porquê a água da chuva é melhor que da mangueira e entenda  porquê.

O Brasil não é o habitat natural delas, de acordo com cada clima elas vão se adaptar e reagir de uma forma. Se eu for suspender rega nessa época, aqui elas vão virar carvão em 4 dias!

Dito isso, vamos ao que interessa!


1. Com que frequência devo regar minha suculenta?


Echeveria Margareth Ripping

Preste atenção na terra deste vaso. Eu reguei ontem e hoje já está tão seco que até "desgrudou" das paredes do vaso. A planta está túrgida e linda porque comprei há pouco e lá onde ela estava, foi bem regada. Falta de rega deixa a planta murcha, sem brilho e enrugada. O ideal é regar sempre que o substrato estiver seco. Ainda mais em vaso de barro que seca bem mais rápido.

Eu não estou usando pedrinhas ou qualquer cobertura no vaso pois minhas plantas estão em período de adaptação, pois me mudei de casa há 6 meses e daqui uns meses farei dois grandes canteiros no chão e quero por a maioria delas lá. Somente as mais chatinhas ficarão em vaso, então não estou gastando muito com isso.

Mas é bom ter uma cobertura de pedras, pois além de proteger a planta da terra que espirra do vaso, também não deixa as folhas debaixo encostarem na terra úmida e melarem mais depressa. Também ajuda a manter umidade no vaso, se você tem costume de regar pouco ou não tem tempo. Além do quê, dá um charme a mais no vaso!

Vejam estas fotos da amiga Márcia, de Uberlândia, uma cidade aqui perto e que tem o mesmo clima que o meu:



Dá pra ver que estão meio "enrustidas" vamos assim dizer, as folhas finas e o miolo mais fechadinho, evitando perder água.




É assim que elas ficam quando estão meio desidratadas. No caso das plantas mostradas, foi porque foram decapitadas à pouco tempo e ainda estão enraizando. Mas dá pra mostrar como elas ficam sem água.

Aproveitem e acessem a página de vendas dela no facebook Suculentas Triângulo!

Como eu disse, meu clima é bastante seco nessa época, então chego a regar dia sim e dia não. O vaso mostrado no começo desse item está em sol pleno, naquele pedaço que mostrei de sol bem forte. Pega todo o sol da manhã e da tarde. Então a dica é observar. A rega depende muito do tipo de substrato, tipo de vaso, quantidade de sol que pega por dia. Aprenda a observar suas plantas e ver as suas necessidades.

Não tem uma frequência certa. E nada de seringa e conta-gotas, por favor! Aqui vai na mangueirada mesmo!


2. Mas suculentas não gostam de água. Como você rega quase todos os dias?


Echeveria afterglow

Vamos já acabar com esse mito. Toda planta gosta de água. Isso não existe. A água é essencial para carregar os nutrientes do substrato para as raízes. No caso das suculentas, o fato é que elas toleram mais tempo sem água. Podem até sobreviver muitos meses sem, mas não quer dizer que vão ficar sempre saudáveis e bonitas. 

Elas armazenam mais água nas folhas, e por isso as chamamos de "gordinhas". Para que elas estejam sempre lindas, gordinhas, brilhantes, é preciso regas regulares. Veja a echeveria acima. Comprei tem um mês e ainda está se adaptando. Percebam que ela está opaca e veio murcha. Estou regando todos os dias até ficar bem firme. E como está em vaso de barro, não tenho medo de melar ou apodrecer, pois com a umidade do ar muito baixa, no outro dia já está totalmente seco.

Abaixo fotos noturnas depois que fiz a rega:





Percebam que a terra está bem encharcada e as plantas com as folhas ainda com água. Agora vejam no dia seguinte, com sol a pino do meio dia, as plantas já secas com solo ainda úmido:




Não estão lindas e felizes?




Falando sobre o substrato: eu gosto de usar o Carolina Soil misturado com substrato Flor da Terral. No plantio e replante coloco NPK 10-10-10 e farinha de osso que ajuda no enraizamento por conta da concentração mais alta de fosfato nesse adubo. O Carolina tem vermiculita, que dá aeração a mais ao solo e também retém mais umidade. Acredito que se eu usasse areia em vez de Carolina, teria que regar todos os dias, pois ficaria mais seco ainda. Aqui funciona pra mim assim, mas tem várias misturas que podem ser usadas, assunto pra outro post.


3. Minha suculenta está murcha mesmo regando constantemente, o que está acontecendo?


Minha bacia maravilhosa com suculentas bem gordinhas

Se você rega constantemente a planta e mesmo assim ela está feia e enrugada, pode ser apodrecimento da raiz. Pode não perceber, pois o apodrecimento aconteceu de dentro pra fora.  É bom checar a raiz e fazer uma decapitação. Aqui quando decapito, já enfio logo na terra e rego, pois assim como a estaca de uma muda de planta comum precisa ficar na água pra não murchar, acho que a suculenta se recupera mais depressa, pois ela também vai puxar a água pelo caule cortado. Tem gente que deixa a estaca fora da terra até sair raiz, mas a planta fica muito debilitada e seca, demora pra voltar ao normal, eu não gosto. Mas cada um faz o que dá certo e tem segurança. Aqui gosto assim, sem firulas.


4. Mas foi dito que no outono/inverno não se deve fazer mudas, pois elas estão em dormência e vão custar muito a enraizar. Também dizem que tem que suspender as regas drasticamente por causa da dormência.


Plantas decapitadas no começo do outono e plantadas direto nessa bacia, em pleno desenvolvimento

Eu acredito que a dormência aconteça em climas frios, no seu habitat natural, o que não é o caso daqui, mesmo sendo outono e também no inverno. As minhas plantas se desenvolvem muito bem e faço mudas em todas as épocas do ano. Essa bacia recém plantada é uma mostra disso. O único cuidado é não expor as plantas recém decapitadas ao sol forte, pois elas vão gastar mais energia tentando se manter hidratadas do que gastar energia para emitir raízes. Elas até enraízam, mas vão ficar bem feias e com aspecto seco.





Os vasos acima foram todos plantados com plantas decapitadas há um mês e como o sol está muito forte neste local e não tenho outro pra por, uma parte do dia eu cubro com esse sombrite. Mas é só até elas estarem bem fortes e em desenvolvimento. Depois vou tirar para que se adaptem a esse micro clima.

As regas dessas bacias faço de dois em dois dias, até encher e escorrer por baixo. Assim elas ficam sempre gordinhas. Como podem ver, elas não melam pois o vaso de barro ajuda a secar mais depressa, a não acumular água e também mantém o substrato com uma temperatura em que não cozinha a planta. Por isso uma boa drenagem do vaso também é muito importante.



5. Qual o melhor horário para regar as suculentas?

Há quem diga que no começo da manhã é bom. O que funciona pra mim é sempre no final da tarde, porque se regar de manhãzinha, às 8 o sol já está a pino, e elas podem queimar e cozinhar. Então vai muito do seu clima, tipo de vaso, etc. Mas no final da tarde não tem erro, pois até o outro dia já deu tempo de secar as folhas e o substrato não estar muito molhado.

Aqui mais uma foto noturna depois da rega das Echeverias Crispate Beauty:




As folhas estão bem molhadas. Abaixo, no dia seguinte, plenas e felizes e em sol pleno do meio-dia:





6. Qual o melhor? Vaso de barro ou de plástico?


Echeveria Baron Bold

Como puderam ver, tenho muitas bacias de barro e de cimento. É o que eu prefiro. Mas também tenho muitas cuias de plástico e muitas mudas em vasinho de violeta. Vejam na foto acima que o substrato está esturricado mesmo no vaso de plástico, que retém mais umidade. Essas cuias planto as minhas gigantes que estou cultivando pra um canteiro no chão (assunto pra um próximo post) e as do vasinhos são mudas que faço pra venda.




Nesse local que bate um pouco de sol e faz um pouco de sombra, coloco as plantas recém chegadas e as mais sensíveis ao sol muito forte. As cuias e essas, tenho regado de 3 em 3 dias e mesmo assim estão sofridas e quando rego o substrato já está esturricado. O problema dos vasos de plástico é que se a terra ficar muito molhada por muito tempo e estiver no sol pleno, elas cozinham. Isso já não acontece com o de barro pois ele mantém uma boa temperatura, mesmo estando nas mesmas condições das plantas dos vasos de plástico.

Então se tem pouco tempo para regar, o ideal será o de plástico, que deixará o substrato mais úmido por mais tempo.

O vaso abaixo foi regado no dia anterior a esta foto, e o solo está bem úmido, no vaso de plástico.




Já o vaso de barro abaixo que foi regado junto com o de cima e  já está com a terra totalmente seca.




7. Mas eu reguei e as folhas debaixo melaram. Deixei de regar com frequência por isso.

Gente, isso é frescura. É normal melar uma folhinha ou outra, até porque as folhas debaixo secam com o tempo e é o ciclo de renovação da planta. Não precisa ter medo por isso. Em uma adaptação, vai acontecer de queimar e melar algumas folhas sim, mas faz parte. Se não quiser que não queime nunca, faça uma estufa. Respeito quem coleciona assim, eu não gosto. Prefiro integrar as plantas no paisagismo, com vasos, bacias e até canteiros no chão.



8. Minha suculenta está queimada depois que reguei. Coloquei na sombra e ela está feia, o que eu faço?




Se vocês perceberem bem, essas duas estão com algumas queimaduras. Isso é normal em uma adaptação e não tem que levar pra sombra. Se ficar tirando do sol e levando pra sombra ela vai queimar sempre, vai estiolar, vai ficar feia e deformada. Aqui eu deixo queimarem um pouquinho sim, depois de uma semana estão ótimas. Coloco em um local onde pegam só sol da manhã e depois coloco em sol pleno. Se por acaso eu perceber que a planta está sempre sofrida, aí sim vejo um local com sol mais ameno e deixo sempre lá.


9. Minha planta está fungando, será que reguei demais?

Como eu disse, a rega depende muito do clima. Aqui eu rego muito e nessa época elas não fungam. Mas se regar muito em época de umidade, com certeza vão fungar. E ainda mais se ficarem na chuva muito tempo. É imprescindível usar fungicida nas suculentas. Nessa época do ano eu quase não uso porque pela seca não precisa. Fico até dois meses sem. Mas na época de chuvas pode ser que aplico até uma vez na semana.

Pode usar Sulfato de cobre, famoso "Cupro Dimmy", que só protege por fora ou um fungicida sistêmico como o Cercobin, que é o que eu uso. O sulfato de cobre pra ter eficácia, a aplicação tem que ser mais constante do que com o sistêmico. O Cercobin só pode ser comprado em casas agrícolas e com assinatura de um agrônomo.

10. Não pode molhar as folhas




Quando leio isso, meu olho até revira. Veja essa bacia e me diga se tem cara que recebe água nas folhas? Simmm, e muita! Então na natureza ela viveria como quando chovesse??? Como disse mil vezes, aqui rego de mangueirada, e vão bem, obrigada. E aliás, como regar 500 vasos de seringa ou regador? Tempo perdido.

As branquinhas que tem pruína (cera que recobre as folhas de algumas suculentas) como a Cante, Caly, Lauii - de igual modo rego sim as folhas e elas não perdem a pruína por isso.


Mais algumas coisas que queria mostrar pra vocês com relação à rega:


Vejam o caule dessa Rosa-do-deserto. Percebe nessa perninha da esquerda umas "rugas"? É falta de água. E olha que estou regando bem como as outras.




Veja como está saudável as folhas e flores, mas o caule pede mais água, apesar de olhando assim parecer bem gordinho. E está, mas pelos pequenos detalhes a gente percebe. Por isso no jardim temos que estar sempre de olho nos mínimos detalhes.




Foto "panorâmica" das bacias lindas que mostrei ao longo do post. Vejam o sol bruto que pegam até umas 14:00 h.




Olha que lindas as Crispate beauty (estão com falhas na pruína porque chegaram à pouco pelos Correios:




Essa foi outra que veio pro mercado já com frescura. "Ai que não pode molhar as folhas", "Ai que não pode pegar muito sol" mimimimi.... fiz até um post só sobre ela, pra saber mais clique aqui.

As minhas estão no sol pleno sim e são regadas com mangueira sim. E vão bem, obrigada. O único cuidado é colocar pedrinhas embaixo dela pra não ter contato com a terra molhada pra não melar as folhas debaixo. Mas nem isso eu faço, rs.




Olha essas lindas acima. A terra chega a ficar esbranquiçada de tanto que seca. Isso já de um dia pro outro da rega. As debaixo também.




Essa agave, mesmo sendo uma planta muito resistente à falta de água está sofrendo com o sol e a seca. Chega a se fechar toda e percebam que as folhas estão meio "chupadas".




Então, vamos fazer um resumão do que aprendemos hoje?

- Pode molhar as folhas sim;
- Suculentas gostam de água sim;
- As regas não devem ser suspensas no inverno. Observe a sua planta.
- Suculentas devem receber pelo menos 4 horas de sol diárias. A quantidade de sol também vai estabelecer a quantidade de água.
- Nada de seringa e conta-gotas, seja generoso na rega!
- Na dúvida, regue sempre que o substrato estiver totalmente seco;
- Aplique fungicida nas épocas mais úmidas em sua região;
- Vasos de barro e cimento requerem mais quantidade de água e frequência de regas;
- Observe, teste, erre, aprenda;
- Enfim, tudo depende: do tipo de solo, do tipo de vaso, do tipo de clima; da quantidade de sol diária.


Já conhece a nossa loja? Clique na imagem abaixo, e veja nossas plantas disponíveis no álbum de vendas do Facebook!



17 comentários:

  1. Adoro seu blog. Ótimo post! Me sinto mais confiante e com menos medo de errar com minhas suculentas quando venho aqui :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado de alguma forma! Qualquer dúvida estamos aqui!
      Bjos!

      Excluir
  2. Olá, eu tenho uma dúvida e acho que você poderia me ajudar com ela: o cacto em um ambiente sem circulação de ar pode ser infectado por pragas, a famosa cochonilhas, a estufa de garrafa pet branca, pode de alguma forma prejudicar o cacto por falta de circulação de ar ou muito pelo contrário, a estufa ajuda a evitar essas pragas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não indico deixar cacto em estufa pet, ele pode melar com maior frequência e também ajuda na proliferação de fungos. Nem mesmo pra suculentas eu indicaria essa forma de cultivo/propagação. O ideal pra toda planta é ficar ao ar livre e tomar bastante sol! O que evita praga é exatamente uma boa quantidade de sol e adubação eficaz. Esses dois fatores deixam o "sistema imunológico" na planta mais forte, assim como nos humanos as vitaminas são essenciais pra combater as doenças, nas plantas não é diferente! Espero ter sanado a sua dúvida!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá! Achei ótimo o post! Bem completo e com fotos maravilhosas!

    ResponderExcluir
  4. Sabe que essa semana acabei vendo um desses vídeos com essas instruções ridículas de planta que dorme, que quem dorme não come e blábláblá. Me dá alguns tipos de ruim quando escuto e vejo isso. Até escrevi a respeito também. Mas alguns estão tão alienados que não adianta a gente falar. Nem do país continental, nem dos climas e ambientes diferentes. Seu texto ficou ótimo. Claro, direto e objetivo. O conhecimento por si só não supera a experiência vivida na prática diária. Vou compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É assim mesmo, agora surgiram um monte de gente que mal chegou e já quer sentar na janelinha! Mas a prática diz tudo e essas pessoas vão ver com o tempo que não é bem assim!
      Abraços!

      Excluir
  5. Tenho aprendido muito com a leitura do seu blog!
    Linguagem clara e objetiva - sem "rodeiozinhos"😆
    Gostei 🤩

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Primeira página que vejo tanta informação detalhada. Comecei recentemente a cultivar suculentas e ainda tenho muitas dúvidas, inclusive já perdi algumas de tão murchas que ficaram. Dizem tanto para não regarmos com frequência que sempre fico com medo de exagerar Hehe. Moro em apartamento e o problema maior que enfrento acredito ser a falta de sol direto. 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado do blog! Realmente há muitos mitos em torno do cultivo das suculentas. Temos que perder o medo e ver o que realmente nossas plantas querem, dependendo do nosso clima e etc. Realmente a falta de sol é um empecilho ao cultivo, elas precisam de pelo menos 4 horas de sol direto para ficarem fortes e bonitas!
      Abraços

      Excluir
  7. Camila, adoro seu blog, devido seu estilo de cultivo e maneira direta e objetiva das explicações! E super sincera! Você comentou sobre a pruína. Afinal, a planta repõe a pruína perdida, ou não? A minha crispate repõe, já minha lauii, não. Eu olho para ela e ela já mancha. Obrigada e parabéns! Acho que já li todos os textos sobre suculentas umas cinco vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz que o blog lhe ajude no cultivo, meu intuito é esse, sempre passar a minha experiência sincera e encorajar as pessoas a ousar mais no cultivo!
      Sobre a pruína, sua pergunta é interessante, sabe que nunca reparei? E acho que por esse motivo, ela repõe sim, pois nunca me peguei olhando alguma que estava manchada e ficou sempre daquele jeito!
      Abraços

      Excluir
  8. Nossa eu tenho maior dificuldade em acertar na rega das minhas suculentas e seu post vai me ajudar bastante. Aqui em Vitória ES é bem quente e alguns vasos secam todo dia. Eu continuo regando só uma vez na semana por medo de fungar e morrer. Minhas suculentas estão crescendo muito devagar e algumas tem manchas nas folhas. Aumentar a frequencia das regas já. Tenho muita dificuldade de diferenciar as manchas de falta dagua das manchas de fungos. Faz um post com fotos pra gente!!! Vou ter q cuidar uma a uma pq em algumas eu adicionei carvão triturado no substrato e noto que demora bem mais pra secar. Uso na maioria só carolina soil. Acha que preciso adubar com que frequencia? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!
      Vamos em partes:
      Como sua região é quente e você diz que elas secam todos os dias, uma vez na semana não é suficiente. Aqui, na época de estiagem, eu rego de 2 em 2 dias, de mangueira, até transbordar por baixo do vaso. A umidade do ar chega a 15%, então se não regam elas desidratam demais e queimam.
      O caso de fungar é normal e comum, temos que aplicar antifungico de 15 em 15 dias pra evitar isso. Compre sulfato de cobre. A quantidade de sol também ajuda nesse quesito e o carvão no substrato também ajuda.
      As manchas devem ser fungos ou queimaduras, tanto por muito sol como falta de água. É que elas tendo menos água nas folhas se queimam com mais facilidade. As manchas de queimaduras são marrons e tem cara de queimado mesmo. Já o de fungo deixa a folha mais mole no local e depois se alastra. Alguns fungos também é notório porque parece um bolor.
      Eu não gosto de usar só Carolina no substrato pois seca muito mais rápido aqui na minha região e não adiciona nenhum nutriente a planta. Eu misturo Terral Solo que é uma terra preta adubada com esterco curtido ao Carolina. Uma parte de Terral pra meia parte de Carolina.
      Eu adubo com adubo foliar a cada 15 dias ou uma vez ao mês, aí vai do seu gosto!
      Espero ter ajudado, abraços!

      Excluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!