terça-feira, 28 de junho de 2022

Como cultivar suculentas ao tempo em época de chuvas

 Olá pessoal, quanto tempo!

Há tempos quero compartilhar algumas dicas com vocês, relativo ao cultivo de suculentas em época chuvosa.

Aqui na minha cidade, Uberaba, Minas Gerais (região do Triângulo Mineiro), que é uma região de cerrado, as chuvas começam no final de Outubro, se estendendo até mais ou menos meio de Março, podendo ter alguma chuva sazonal até meados de Maio. Então, sobrevêm uma estiagem que dura de Maio até começo de Outubro. Aqui o Outono e o Inverno são extremamente secos, chegando a umidade relativa do ar em torno de 10% e não faz muito frio. O sol é bem forte, e com a seca, as plantas sofrem bastante, tendo que aguar dia sim dia não e dependendo da planta, todos os dias, isso incluindo as suculentas. Quem me segue no Instagram (clica pra seguir) já sabe dessa correria e também como as plantas ficam lindas e amam uma rega abundante nessa época. 


Uma das minhas bacias que ficam ao tempo


Minhas plantas ficam ao tempo. Eu sempre disse aqui que gosto desse tipo de cultivo. Não sou adepta de usar sombrites, nem estufas e muito menos tenho viveiro para propagar as mudas de venda (clica aqui pra ir na minha lojinha no Facebook). Até porque me falta espaço para isso. O sombrite eu até tenho guardado para casos extremos. Quando na época de seca o sol judia demais, eu jogo um sombrite em cima de algumas plantas, mas é só.


Echeveria joy que fica no sol e chuva


Tenho grandes canteiros na frente de casa com plantas diversas e no quintal plantas frutíferas e outras de grande porte, convivendo com as bancadas de suculentas, então pra mim não comporta fazer uma estrutura para sombrite ou estufa. Eu prezo pelo cultivo o mais natural possível e também para manter a harmonia do "paisagismo", vamos dizer assim, do meu jardim.


Vida real! Bagunça dos canteiros da frente, e vasos de suculentas convivendo juntas rs. Estou arrumando esses canteiros aos poucos


Pouquinho da vida real do quintal! Frutífeiras e bancadas de suculentas convivendo em harmonia


Outro ângulo do quintal


Não estou julgando quem tem a sua coleção dentro de viveiros e estufas e muito menos quem cultiva assim as mudas de venda! Muito pelo contrário, isso facilita demais a vida do jardineiro! Mas aqui pra mim que trabalho com baixo custo e falta de espaço, é o que funciona melhor, apesar de ter mais trabalho e ter que agüentar as suculentas ficarem mais feinhas na época chuvosa. Mas a natureza é assim, são ciclos que passamos durante o ano e que se renova. É tudo questão de ter paciência, saber esperar e respeitar o tempo da planta.

Pois bem, chega de falação e vamos ao que interessa né? Foi necessário esse preâmbulo para vocês entenderem como funcionam as coisas por aqui, principalmente para você que está chegando agora no blog!


SUCULENTAS AO TEMPO


Bom, primeiro devo dizer que qualquer planta que seja cultivada ao sol e à chuva, é mais resistente que as cultivadas muito protegidas. Qualquer jardineiro mais experiente sabe que quando se compra uma planta de floricultura, ela deve ser adaptada ao tempo aos poucos, pra não queimar e até morrer.


Algumas plantas que comprei na floricultura, mas ainda não replantei. Já estão adaptadas ao tempo


Pessoas que estão iniciando no mundo das suculentas ficam muito cautelosas com suas plantas, com medo de perder, medo de queimar, medo de matar a planta afogada, medo de melar, fungar, etc, etc, etc.

Esse medo é natural, até que você pegue segurança, mas devo te avisar que perder e matar uma planta é comum, faz parte do aprendizado. Eu que já tenho uma década quase de cultivo, até hoje me vejo fazendo caquinha por aqui, perdendo plantas caríssimas e raras. Fico triste mas não me desespero. Parto pra próxima e assim vou evoluindo e sempre aprendendo mais.

Hoje em dia, com a disseminação de conteúdo indiscriminado, da facilidade de acessar qualquer coisa pela internet, pessoas incautas acabam ficando perdidas e entrando num desencontro de informações. Não quero dizer com isso que sou a dona da verdade, que tenho todas as respostas, que aqui tudo que está escrito é o correto. Apenas quero passar pra vocês a minha experiência, o meu tipo de cultivo, pro meu clima. Cabe à você adaptar o seu cultivo ao seu clima e observar a sua planta. Um jardim não é extático, podemos mudar de lugar quando acharmos melhor, mesmo sendo uma planta no chão já bem estabelecida.


COMO PROCEDER COM A CHUVARADA


O que fazer para as plantas sofrerem o menos possível?


1-) Não fique mudando sua planta de lugar


É dica de vó, que as plantas não gostam que as tiremos do lugar onde elas já estão acostumadas. Isso tem fundamento. Primeiro porque ela já se habituou à quantidade de sol que pega ali, tanto quanto a de chuva e também se ela convive com outras plantas por perto. Se está no chão, principalmente, essa última frase se aplica por conta de que já é provado cientificamente que algumas plantas tem uma maior interação com as outras pelas raízes, quando plantadas perto, ajudando-as entre si; a que precisa de mais nutriente que outra, divide o que tem "de sobra" e até "avisam" sobre pragas e ajudam nesse combate.


Bacia enorme e pesada que não dá pra ficar mudando de lugar, nem se eu quisesse, rs


No caso das suculentas isso é extremamente importante, pois se começa a chover e você a coloca num coberto, depois abre sol e coloca no sol e assim sucessivamente, ela nunca vai se adaptar à local nenhum. Nem na chuva, nem no sol, nem no coberto. Aqui vamos falar exclusivamente de suculentas ao tempo, que é como eu cultivo e tenho experiência.

Quando você compra uma planta que já está adaptada a todo tipo de condição (chuva e sol), o ideal é continuar assim. Se você pega uma planta dessa e põe num coberto, ela pode fungar, melar, vai perder a cor e até estiolar (crescer e perder a forma em busca de luz). Se você quer adaptar uma planta rústica ao cultivo em sombrite ou viveiro, precisa fazer isso aos poucos. Não pode ser uma mudança brusca.

Já recebi reclamação de planta que a pessoa comprou comigo que logo que chegou lá começou a dar fungos. E o que ela estava fazendo? Tirando e colocando em uma varanda de acordo com a chuva. Aqui as minhas continuavam no mesmo lugar, inclusive da mesma espécie da que a pessoa comprou, e estavam perfeitas, pegando a mesma chuva que as dela.


Produção de plantas ao tempo


Só mude a planta de lugar se esta estiver numa condição extrema: queimando ou melando. E mesmo assim, não tire totalmente daquela condição. Vai colocando em um local intermediário de sol e chuva.

O que acontece aqui é que na época da estiagem, ou seja, 6 meses sem chuva, quando começa o aguaceiro, elas sofrem demais. Levam uns 2 meses até se adequarem a ficarem sempre encharcadas. E a mesma coisa quando vem a seca e o sol esturricante. Levam um tempo até acostumarem. Mas acostumam. E eu não tiro do lugar. A não ser no caso que mencionei acima.


2-) Mantenha o fungicida e fertilização em dia


Folhas manchadas de fungicida


Dica básica. Seja chuva, seja seca, mantenha as plantas sempre em dia com aplicação de fungicida, seja sistêmico ou não (sobre isso e outros, farei outro post) e fertilização. Confesso que a fertilização aqui deixa a desejar, mas é importante, principalmente para as plantas em vaso, que tenham nutrientes suficientes para combater as pragas. Sim, assim como nós, que precisamos de vitaminas para manter o sistema imunológico funcionando, as plantas também precisam. Alguns componentes específicos atuam nesse processo, mas é assunto pra outro post.

Sobre fertilizante, use o que tenha menos nitrogênio possível. Esse componente faz a suculenta estiolar, ficar mais verde e também ajuda na proliferação de cochonilhas. Além do que, se elas pegam chuva, já têm nitrogênio suficiente, pois esta é fonte dessa substância.

E o fungicida, não adianta aplicar depois que já fungou, então a prevenção é a melhor saída.

Para saber sobre o nitrogênio que vem da chuva, clica aqui pra ler o post!


3-) Substrato bem drenado


Substrato bem drenado. No momento estou usando substrato Bioplant Floreiras + perlita


Utilize um substrato o mais leve possível, aquele que você fecha na mão e ele não "embola". Pode usar perlita, vermiculita, casca de arroz carbonizada, casca de pinus, pedrisco, carvão triturado e muitos outros componentes que forem mais fáceis de vocês acharem na sua cidade. No próximo post vou falar o que estou usando atualmente no meu cultivo!

Faça drenagem em vasos mais profundos, seja com pedras ou argila expandida! Não utilize manta de bidim ou tnt no fundo, elas demoram mais a secar e consequentemente as raízes também!


4-) Tipo de vaso


Se as suas suculentas e cactos ficam ao tempo, é melhor optar por vasos de barro ou cimento, que secam mais rápido, principalmente se forem vasos profundos. Claro que pode usar de plástico, aí tem que caprichar na drenagem e no substrato!


Vaso de plástico

Vaso de barro

Vaso de amianto

Vaso de cimento


5-) Não deixe a planta "funda" no vaso


ERRADO


Sempre quando for plantar, não deixe espaço entre a borda do vaso e a base da planta. Quanto mais funda ela ficar, mais água vai acumular. Se ela estiver bem alta, quando chover a água vai cair pra fora logo, assim como nas regas. Pode utilizar também pedriscos pra cobrir a terra, e assim evitar o contato das folhas baixas com o substrato molhado e também ajuda nessa drenagem "às avessas".


CORRETO


6-) Manter a limpeza do vaso


Precisando fazer uma limpeza de folhas mortas urgente nesse vaso


Quando deixamos as folhas secas se acumularem na base da planta, estamos ajudando a criar um habitat para cochonilhas, lesmas, caracóis, lagartas e outros. Assim como os matinhos também podem atrair muitos outros insetos como vaquinhas, besouros e grilos devoradores de folhas. Mantenha em dia essa limpeza, além de ficar mais bonita a planta, evitamos que as folhas velhas abafem a terra, criando ambiente também para os fungos!


Só Jesus na causa! Aqui tem muito vaso assim, estou nessa tarefa aos poucos!


7-) Deixar o local arejado


Se seus vasos ficam em uma bancada com tábuas ou outro material parecido, o ideal é deixar um bom espaço entre os vasos para que o ar circule mais, facilitando a secagem. Assim como a distância entre essas tábuas, para que não acumule água da chuva sobre ela. O ideal é ter um local onde o fundo dos vasos fique mais arejado, como bancadas de treliça ou até de telha eternit com preenchimento de brita nos sulcos, para evitar acumulo de água.


Bancada de tábuas. Agora na época de estio por aqui, posso aproveitar bem o espaço e deixá-las todas coladas umas às outras. Mas na época de chuvas deixo espaço de 3 dedos entre os vasos


Eu gosto de utilizar esses caixotes como bancada. Além de ser um reaproveitamento de material que seria jogado fora pelos supermercados, eles arejam as raízes por terem as tábuas espaçadas


8-) Máximo de luminosidade possível


Suculentas saudáveis tomam de 4 a 6 horas mínimas de sol diariamente. Salvo aquelas que aguentam sol indireto e até um sombreado, como Haworthias e Gastérias. Além de secar mais rapidamente o solo, elas ficam com as folhas mais firmes e resistentes, um colorido mais bonito e criam um sistema "imunológico" mais eficiente. Além de manterem o formato das folhas mais bonito e no caso das plantas de rosetas, ficam mais compactas e harmoniosas.


Mauna Loa que toma mais de 6 horas de sol por dia


9-) Evite fazer mudas


Dizem que as suculentas entram em dormência no outono/inverno e que não se deve nem regar, nem adubar, nem fazer mudas nessa época. Pra nós no Brasil isso não se aplica, e expliquei isso detalhadamente nesse post. Então não vou entrar muito em detalhes, peço que leiam o post sobre o assunto para entenderem melhor! Aqui agora no Inverno eu faço mudas normalmente e elas enraízam que é uma beleza, e como é época de seca, é a melhor época pra mim pra mudas! Então vai do clima da sua região!

Mas, é lógico, na época de chuva a chance da muda melar, mesmo em um ambiente controlado, é grande.


Planta enraizando bem no inverno, fora da época de chuvas


10-) Tenha paciência


Essa máxima vale para todo tipo de planta não é mesmo? Porque cada uma tem seu tempo de crescer e florescer; de cair as folhas e renascer. Com as suculentas no tempo não é diferente. Elas vão ficar mais judiadas, mas cultivar no tempo é assim, tem que ter resignação e ir cuidando do jeito que dá. Aqui é desse jeito. Quando chega enfim a época da estiagem, começo a saga dos replantes e vem a fase mais bonita aqui pro meu cultivo.


Kalanchoe tomentosa replantada recentemente


Não adianta arrancar os cabelos porque na chuva elas estão ficando "feias". Se não tem como cultivar em local coberto, o jeito é ir salvando o que dá e mantendo as outras o mais a salvo possível com a prevenção, fazendo todas as dicas dos itens anteriores. Assim quando chegar o aguaceiro, a porcentagem de perdas será menor. Por isso a frase "é melhor prevenir do que remediar" é eterna.


11-) Não coloque uma planta de pote 11 em um vaso maior


Planta grande, pote 14. Pequena atrás no pote 11


E por último e não menos importante, quando for trocar sua planta de vaso, sempre vá aumentando gradativamente. Pois se pegar uma planta no pote 11, aquele de violeta, mesmo bem enraizado, e tacar em um vaso 21 (essa numeração é referente ao diâmetro em centímetros da boca do vaso), quando chover em cima, por não estar toda enraizada nesse tanto de terra, a água vai se acumular, facilitando o apodrecimento das raízes. Se ao contrário a troca for de vaso 11 pro 14, terá menos terra solta e secará mais rápido. Assim que ela se enraizar no pote 14, quando você perceber que as raízes estão saindo pelo fundo do vaso, já é hora de pensar em um vaso um pouco maior.

Echeveria cansu no pote 14, linda, mas já precisando passar pra um vaso maior. Veja porque na foto abaixo


Raiz saindo pelo fundo, sinal pra passar pra um vaso maior


Quer comprar lindas suculentas? Acesse a página do Facebook da nossa lojinha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!