segunda-feira, 9 de julho de 2018

Como diferenciar nematóides de Nódulos de bactérias fixadoras de nitrogênio e qual produto usar para combate

Aqui no blog já tenho um post bem completo sobre nematóides, então se você não sabe do que se trata, ou se quer saber mais sobre o assunto, indico que o leia primeiro, clicando aqui. Portanto não vou me deter no que é e o que causa, etc., e sim falar sobre outros nódulos nas raízes que podem ser confundidos com nematóides. Falarei também sobre um produto para jardinagem amadora indicado para prevenção, que encontrei em uma floricultura por aqui e pode ser também comprado na internet.


Fonte da foto




Decidi fazer um post sobre esse assunto porque outro dia me deparei com um fato intrigante. Quem cultiva suculentas sabe o quanto os nematóides são uma praga constante no jardim. Se ainda não deparou com eles, um dia ainda vai. Quando instalada, a única saída é cortar a parte afetada fora e trocar todo o substrato e desinfetando o vaso. No post que falei lá no começo tem tudo explicadinho, se não foi lá, sugiro que dê uma olhada.


Fonte da foto
Nematóides em cenoura

Há quem diga que devemos incinerar todo o substrato, inclusive a planta afetada, pois toda ela já estará contaminada. No caso das suculentas, discordo. Por experiência própria, 90% mais ou menos das plantas que tive afetadas consegui salvar com a decaptação. As que tiveram reincidência, presumo que foi devido à um descuido meu quanto a desinfecção do vaso e a posterior utilização de areia de construção, coisa que não costumava usar e queria testar. Depois de ver que todos os vasos em que utilizei areia também estavam infectados, descobri que essa praga danada é encontrada com maior facilidade em solos arenosos.

Outro fator para contaminação é que se um vaso está infectado e o do lado não, ele pode se infectar pela água das regas que escorre por baixo. Os nematóides nadam e ocupam o outro recipiente. Isso no caso de o vaso estar numa bancada, por exemplo, e a água se acumular.



Acima temos uma planta minha que estava infestada. Além da planta não se desenvolver, as raízes tomadas de "bolinhas" ficam "embatumadas",  uma coisa grossa que não se consegue soltar. Desconfiei que estava com nematóide porque ela estava até bonita, mas não crescia, vejam:



Quem diria que esta belezura estava com nematóide? Tem de ter olhos de ver. Não basta ser um jardineiro experiente, tem que ter sensibilidade de observação. Como sempre digo: nada na jardinagem tem uma regra fixa, uma bula de receitas. Tem que experimentar e observar.


Vejam a diferença das raízes desta outra planta. Estão saudáveis, soltas, bem desenvolvidas.


Pois bem, eu tive uma séria infestação aqui depois que usei um certo esterco de gado curtido que comprei na floricultura. Não era de marca confiável, acho que até mesmo era de produção amadora. Custei a trocar todo o substrato de todos os vasos que tinha usado esse esterco. Quando finalmente me vi livre, ainda hoje me deparo com alguns vasos infestados, em que usei areia de construção. Portanto, confie muito nesse tipo de produto que for comprar, de marcas de qualidade. Mesmo assim depois desse fato nunca mais usei esterco, e areia agora também não mais.

Como dito no primeiro post, os nematóides são organismos que não são visto à olho nu, portanto você só vê que a planta está infestada quando ela pára de se desenvolver. Quando tira do vaso e vê as raízes cheias de batatinhas, é "batata": lá estão os nódulos onde os bichos se reproduzem.


Raízes com nódulos, que encontrei na planta citada acima

Como dizia ali acima, esses dias me deparei com um fato intrigante: fui retirar uma suculenta de uma bacia onde existiam outras 3 plantas, e ela estava cheia de batatinhas nas raízes. O que me enfureceu foi que o substrato era novo, devia ter uns 2 meses. Me intrigou o fato de que a planta se desenvolvia muito bem, as raízes estavam muito bem desenvolvidas e pasmem: as demais plantas do vaso NÃO tinham batatinhas nas raízes. Fiquei matutando nisso, pois eram pras outras estarem afetadas também. Me lembrei das tais bactérias fixadoras de nitrogênio, que também desenvolvem esses nódulos. Pena não ter tirado foto na hora destas raízes.


Ciclo do Nitrogênio no solo
Fonte da foto

*Importante um adendo: os nematóides não infectam todos os tipos de plantas. Somente as leguminosas como cenouras, batatas e também grãos como soja e feijão. Por outro lado, o uso de leguminosas em um solo pobre pode ser utilizado para incrementar bactérias benéficas captadoras de nitrogênio. Um artigo interessante sobre o assunto, em português de Portugal pode ser lido aqui.

Voltando: quem é jardineiro sabe que o nitrogênio é fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer planta. Ele é encontrado em materiais orgânicos como húmus de minhoca, esterco de ave ou gado curtidos, torta de mamona, entre outros. E como explicado na imagem acima, a fixação do nitrogênio é feita por vários tipos de microrganismos existentes no solo.

Mas, e agora? Seria mesmo nódulo de bactéria? Como saber? Como diferenciar? São perguntas com respostas imprecisas. Como já tive muito desse problema por aqui, fiz como faço com todas as outras plantas: cortei fora as raízes, troquei o substrato, lavei o vaso com sabão (era vaso de barro, no vaso de plástico, acho que passar água sanitária é uma boa). Inclusive as outras plantas que estavam nessa bacia e não haviam sido "infectadas", não a olho nu pelo menos, eu cortei fora também e replantei decapitadas.

Por uma feliz sorte, a amiga Renata Alves, que conheci em um dos grupos de Suculentas, me mandou fotos de alguns nódulos que encontrou em um vaso seu. Como as plantas do dito vaso estavam bonitas e se desenvolvendo bem, pedi para que cortasse ao meio para ver a cor.

Os artigos sobre o assunto dizem que para saber se são nódulos de bactérias ou nematóides é só cortar com uma faca; se o miolo do nódulo for rosado, é benéfico. Nunca fiz esse teste aqui; o medo é tanto que já vou logo passando a faca nessas raízes, no meio do talo da suculenta!

E vejam que incrível foi o resultado:



 

Totalmente rosa! Até o formato da batatinha se difere das raízes dos meus que mostrei mais acima. A cor já é rosa por fora, enquanto os meus são bege.



Vejam como até o formato das raízes são diferentes. Não são "engruvinhadas" como as das minhas que postei.


Nesta foto, também da Renata, dá pra ver os nódulos já na superfície do vaso. Pode ser que tenha nematóide junto, mas se tem bactéria benéfica, ela não deixa o nematóide se desenvolver.

Agora vamos ver a diferença com as fotos de corte dos nódulos das minhas plantas:


Vejam a diferença na cor! Este é cinzento!

Outro

Outro. Todos cinzentos.

Como as raízes com nematóides ficam estranhas, compactadas.

E como resolver?

Há um tempo eu usei um produto biológico em que era composto por diversos microrganismos benéficos ao solo,  em que se usava na rega a cada 15 dias, depois uma vez ao mês. Esse produto era produzido por um professor de uma Universidade do Sul. Em escala industrial, é produzido também esse tipo de produto, mas em pó, rende bem mais e é vendido a grandes produtores e etc. mas são extremamente caros e para acesso amador, impossível.

Por esses dias, fui à floricultura comprar adubo quando me deparei com este produto:


Fonte da foto

OBS: Não é jabá


O que é? "É um complexo probiótico bioativador, com funções Namaticida, Fungicida, Bactericida, Larvicida de Solo, Antibiótico e Fixador de Nitrogênio."

Descrição do produto:
"O uso de probióticos no processo de fertilização do solo aumenta a produtividade.
Produto ecologicamente correto. Não agride o meio-ambiente e não esgota o solo. Atóxico, não patogênico, não poluente, não invasivo, não cancerígeno, não residual.
Bioativador: este produto contém principio ativo (agentes orgânicos), isento de substâncias agrotóxicas, capaz de atuar, direta ou indiretamente sobre todo ou parte dos cultivares, elevando sua produtividade, sem ter em conta seu valor hormonal ou estimulante."
Composição:

BACILLUS SUBTILIS: usado em controle de NEMATÓIDES em geral, não são patogêncios, são grampositivos, saprófitos, grande vantagem é a inexistência de tempo de carência, podendo aplicar até a colheita. Baixa toxidez (permite entrar na área tratada 4 horas após aplicação).

BACILLUS THURINGIENSIS: utilizado para controle microbiano de pragas, elimina larvas de mosquitos, pernilongos, etc. Produz uma proteína que ao ser ingerida pelas larvas causam sua morte. Não é patogênica para outras espécies.

RHIZOBIUM: trata-se do gênero das NITROSSOMAS, que convertem amônia NH3 (resultante do processo de decomposição) em NITRITO que é convertido em NITRATOabsorvida pelas plantas permite uma maior produtividade desta, que fica mais exuberante, forte e saudável.

SACCHAROMYCES CEREVISIAE: trata-se de uma levedura (fungo)com potencial para controlar as doenças das plantas, pois apresenta capacidade de sintetizar COMPOSTOS ANTIBIÓTICOS, habilidade de competição por espaços e nutrientes. O composto LMX possui em sua fórmula grande concentração desta levedura.

TRICHODERMA SPP: preventivo contra fungos, previne a murcha das plantas jovens, a podridão dos frutos, lesões das folhas e caules, promove o desenvolvimento das raízes e parte aérea das plantas.

A grande vantagem é a inexistência de tempo de carência, podendo aplicar até a colheita.

Modo de uso: Cada 25 gotas = 1 ml
Vasos e canteiros: 1 ml por litro de água a cada 15 dias
Hortifruti: 10 ml para 20 litros em 200m2 (antes do plantio e 15 dias após), com reforços de 45 em 45 dias
Agricultura em geral: 330 ml por Ha (antes do plantio e 15 dias após), com reforços quadrimensais.

Informações retiradas deste site, onde também pode ser comprado.


Ainda não usei, mas esta semana vou começar a aplicação. Achei excelente toda a composição e acho que vai dar um up aqui no cultivo. Também aplicarei nos meus canteiros e plantas ornamentais.

É interessante frisar, como já disse em outros posts aqui do blog, o uso constante de água clorada nas plantas enfraquece o solo, pois mata toda essa diversidade de microrganismos. Por isso na época de chuvas as plantas ficam mais bonitas, pois além de não ter o cloro, existem outros minerais que são melhor absorvidos por conta das cargas elétricas dos raios e trovões. Sobre esse assunto temos um post muito interessante: Porque a água da chuva é melhor que a da torneira

Quem vive como eu em local onde há uma estiagem muito prolongada e precisa viver da mangueira,  a aplicação desse tipo de produto ajuda bastante. Vamos ver no que dá!


























7 comentários:

  1. Muito bom Camila.Parabéns pela dedicação e esforço. Obrigada por partilhar suas experiências.Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, sobre o esterco tem uma marca chamada Terral, que diz na embalagem que é esterilizado, tornando-se isento de pragas e ervas daninhas. Não usei, mas pretendo. Eu parei com esterco de curral também em vasos e não uso em suculentas para evitar nematóides vir junto. Pode ser que esse Industrializado não tenha esse problema de nematóides.

    Marcos - Uberaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu utilizo a terra adubada desta marca, até confio. Mas ainda não animei usar esterco. Prefiro NPK e outros adubos como os da Forth, acho que rendem mais.
      Abraços

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ele é meio difícil mesmo de achar, mas se procurar em sites na internet é mais fácil!
      Abraços!

      Excluir
  4. Vc já ouviu falar em colocar aquele remédio Albendazol que compra na farmácia que serve para nematóides intestinais? vi um vídeo no Youtube da "Sandra brito ideias mirabolantes" e segundo ela deu muito certo sem precisa tirar a planta do vaso.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, em breve responderei! Volte sempre!